Da instituição total à incompletude institucional: tecendo redes: From total institution to institutional incompleteness: weaving networks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garutti, Selson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cássia da Silva Oliveira, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentos (Montes Claros. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1132
Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa teórica e bibliográfica que tem como objetivo a proposição da educação como fator fundamental para a reinserção social dos apenados. Versa sobre as discussões do processo educacional constituído no interior do sistema penitenciário e sobre a função da educação na reinserção social dos apenados. As análises foram feitas sob a perspectiva dialética (MARX, 1993; 2005; 2011) e o procedimento metodológico conforme proposto por Costa (2002; 2006a). Concluiu-se com a proposição da inversão da lógica da “Instituição Total” para a lógica da “Incompletude Institucional”.
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