Mulheres trançadeiras; o universo feminino dos penteados afro-brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1754 |
Resumo: | Este artigo realiza uma abordagem acerca dos penteados afro-brasileiros como práticas femininas e manifestação de identidades e simbologias ligadas ao universo cultural africano, de modo que partes dos valores relacionados à produção dos penteados nigerianos atravessaram o atlântico no contexto da diáspora e resguardaram e resignificaram no centro histórico de Salvador-BA, alguns dos seus referenciais simbólicos, gerando renda e fortalecendo a cultura local. Nesta perspectiva esta abordagem tem como objetivo discutir a condição feminina das trançadeiras, refletindo sobre a influência dessa identidade na experiência da cultura simbólica afro como elemento fundamental de sua sobrevivência, afirmação social e etno-cultural. O campo para a construção as referidas inferências é o Centro Histórico de Salvador, devido as fortes raízes africanas dinamizadas e preservadas na Bahia, bem como o quadro da diversidade de trançadeiras que se encontram nas ruas deste bairro, o tornando o principal centro de produção dos penteados afros da cidade. |
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Mulheres trançadeiras; o universo feminino dos penteados afro-brasileirosEste artigo realiza uma abordagem acerca dos penteados afro-brasileiros como práticas femininas e manifestação de identidades e simbologias ligadas ao universo cultural africano, de modo que partes dos valores relacionados à produção dos penteados nigerianos atravessaram o atlântico no contexto da diáspora e resguardaram e resignificaram no centro histórico de Salvador-BA, alguns dos seus referenciais simbólicos, gerando renda e fortalecendo a cultura local. Nesta perspectiva esta abordagem tem como objetivo discutir a condição feminina das trançadeiras, refletindo sobre a influência dessa identidade na experiência da cultura simbólica afro como elemento fundamental de sua sobrevivência, afirmação social e etno-cultural. O campo para a construção as referidas inferências é o Centro Histórico de Salvador, devido as fortes raízes africanas dinamizadas e preservadas na Bahia, bem como o quadro da diversidade de trançadeiras que se encontram nas ruas deste bairro, o tornando o principal centro de produção dos penteados afros da cidade.Editora Unimontes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1754Revista Desenvolvimento Social; v. 1 n. 9 (2013)2179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESCopyright (c) 2013 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso da Silva, Ciranilia 2020-04-07T20:04:33Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1754Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-04-07T20:04:33Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
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