DEMOCRATIZAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: O GESTOR ESCOLAR E O ENSINO DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1665 |
Resumo: | A educação brasileira perpassa por um processo de modificação em sua estrutura e funcionamento enquanto metodologias e propostas curriculares, estando os métodos e ferramentas de mediação do processo de ensino tradicional, paulatinamente, marginalizando do âmbito escolar e incluindo, vagarosamente, formas e ações para a promoção de um ensino crítico, autônomo, libertário, em uma vertente socializadora compartilhada. E no cenário de enormes desafios e possibilidades que a escola abrange, destaca-se o gestor educacional, sendo este fundamental para a implantação, articulação e mobilização de ações focalizadas numa educação compromissada com a nova realidade sociopolítica vivenciada. Todavia, inúmeros desafios persistem para com este profissional, sendo mais que necessário atentar o seu ofício para obtermos um produtivo processo na educação pautada nos preceitos da qualidade e democratização. Assim, o presente artigo denota-se como relevante, uma vez que tem como objetivo demonstrar o papel do gestor educacional para o sucesso da escola em um plano de alianças repletas de encontros e desencontros. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo, baseou-se em levantamento bibliográfico. Pensar na educação em um espaço político solidário é refletir, principalmente, o papel do gestor em suas parcerias, atos, idealizações, vislumbrando o sucesso de uma escola e de todos os atores que tecem a rede do saber. |
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DEMOCRATIZAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: O GESTOR ESCOLAR E O ENSINO DE QUALIDADEA educação brasileira perpassa por um processo de modificação em sua estrutura e funcionamento enquanto metodologias e propostas curriculares, estando os métodos e ferramentas de mediação do processo de ensino tradicional, paulatinamente, marginalizando do âmbito escolar e incluindo, vagarosamente, formas e ações para a promoção de um ensino crítico, autônomo, libertário, em uma vertente socializadora compartilhada. E no cenário de enormes desafios e possibilidades que a escola abrange, destaca-se o gestor educacional, sendo este fundamental para a implantação, articulação e mobilização de ações focalizadas numa educação compromissada com a nova realidade sociopolítica vivenciada. Todavia, inúmeros desafios persistem para com este profissional, sendo mais que necessário atentar o seu ofício para obtermos um produtivo processo na educação pautada nos preceitos da qualidade e democratização. Assim, o presente artigo denota-se como relevante, uma vez que tem como objetivo demonstrar o papel do gestor educacional para o sucesso da escola em um plano de alianças repletas de encontros e desencontros. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo, baseou-se em levantamento bibliográfico. Pensar na educação em um espaço político solidário é refletir, principalmente, o papel do gestor em suas parcerias, atos, idealizações, vislumbrando o sucesso de uma escola e de todos os atores que tecem a rede do saber.Editora Unimontes2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1665Revista Desenvolvimento Social; v. 1 n. 7 (2012)2179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESCopyright (c) 2012 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Alves, Rahyan 2020-03-31T13:02:27Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1665Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-03-31T13:02:27Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
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