DEMOCRATIZAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: O GESTOR ESCOLAR E O ENSINO DE QUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Alves, Rahyan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1665
Resumo: A educação brasileira perpassa por um processo de modificação em sua estrutura e funcionamento enquanto metodologias e propostas curriculares, estando os métodos e ferramentas de mediação do processo de ensino tradicional, paulatinamente, marginalizando do âmbito escolar e incluindo, vagarosamente, formas e ações para a promoção de um ensino crítico, autônomo, libertário, em uma vertente socializadora compartilhada. E no cenário de enormes desafios e possibilidades que a escola abrange, destaca-se o gestor educacional, sendo este fundamental para a implantação, articulação e mobilização de ações focalizadas numa educação compromissada com a nova realidade sociopolítica vivenciada. Todavia, inúmeros desafios persistem para com este profissional, sendo mais que necessário atentar o seu ofício para obtermos um produtivo processo na educação pautada nos preceitos da qualidade e democratização. Assim, o presente artigo denota-se como relevante, uma vez que tem como objetivo demonstrar o papel do gestor educacional para o sucesso da escola em um plano de alianças repletas de encontros e desencontros. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo, baseou-se em levantamento bibliográfico. Pensar na educação em um espaço político solidário é refletir, principalmente, o papel do gestor em suas parcerias, atos, idealizações, vislumbrando o sucesso de uma escola e de todos os atores que tecem a rede do saber.
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