TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE: SEGREGAÇÃO URBANA, CULTURA E PRODUÇÃO DA POBREZA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS CIDADES BRASILEIRAS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1525 |
Resumo: | A situação social econômica e cultural da população afrodescendente tem sido tratada como um denominador comum da pobreza das áreas periféricas das cidades brasileiras. No entanto, entendemos que trata-se de um problema de caráter específico e que merece considerações sociais, históricas e urbanas específicas. As relações sociais contidas na rede de relações envolvendo a população afrodescendente e eurodescendente brasileira fazem parte de um capítulo da história brasileira inserido na dominação ocidental e na produção do racismo brasileiro. Racismo definido no campo das relações históricas como um sistema de dominação e de desqualificação social da população afrodescendente e não o racismo definido como sistema de ódio entre as raças. Diríamos como um racismo sem raça e de representações sociais de dominação com processos de desqualificações que são multifocais, abrangendo a cultura, a população, o espaço urbano e todas as relações institucionais e sociais desta população.Focalizamos as relações de produção da pobreza da população afrodescendente partindo da história do pós-abolição, da produção social da desqualificação para o trabalho capitalista e da constituição de espaços urbanos dependentes de políticas públicas de segregação espacial.Não estamos interessados apenas na produção da pobreza isolada do protagonismo social e das lutas e conquistas destas populações. Trabalhamos a partir da realidade vivida por esta população, com enfoque histórico, das constatações da ocupação de espaços urbanos e das transformações das cidades brasileiras, principalmente em Salvador e Recife. Neste sentido procuramos compreender a produção da cultura como a força das identidades e dos sentidos que esta cultura tem nas relações sociais da sociedade local e nacional.Tratamos o enfoque teórico com base na afrodescendência e na produção de territórios de maioria afrodescendente, tendo como base a dinâmica da produção do espaço urbano e da história sociológica. |
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