A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872 |
Resumo: | A preocupação com o meio ambiente, Educação Ambiental e Gestão Sustentável está presente e deve ser incorporado nas atividades e ações da sociedade. Nas últimas décadas surgiram muitas discussões, conferências e políticas voltadas para essas questões, em especial, o surgimento de leis promovendo a implantação da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos currículos escolares, tanto na educação básica, como no ensino superior. Porém, necessita-se de que tais questões sejam abordadas de forma estratégica e interdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da aplicação de um Projeto Interdisciplinar na formação do Bacharel em Administração, sob o prisma da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo com aplicação de um questionário, sendo esta de caráter descritivo, obtendo respectivamente dados secundários e primários para uma análise quali-quantitativa. O questionário foi aplicado em 40 (quarenta) egressos do curso de Bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior de Sertãozinho-SP, sendo 20 (vinte) egressos do ano de 2015, quando não existia o Projeto Interdisciplinar na proposta pedagógica e 20 (vinte) egressos do ano de 2016, sendo que estes tiveram uma formação pautada em um Projeto Interdisciplinar voltado para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Como resultado verificou-se que os Projetos Interdisciplinares contribuem para o ensino aprendizagem, para a integração das disciplinas, promovendo uma formação com competências e habilidades necessárias para que o Administrador possa atuar de forma satisfatória no mercado. Portanto, com a pesquisa 100% dos egressos de 2016 que se formaram a partir de projeto interdisciplinares ficaram satisfatórios com a formação recebida e 90% deles julgam estar preparados completamente sobre as questões que envolvem Educação Ambiental e Gestão Sustentável. |
id |
UNIMONTES3_f93e2f95c0f1fca3f8594309ab08577b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1872 |
network_acronym_str |
UNIMONTES3 |
network_name_str |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINARA preocupação com o meio ambiente, Educação Ambiental e Gestão Sustentável está presente e deve ser incorporado nas atividades e ações da sociedade. Nas últimas décadas surgiram muitas discussões, conferências e políticas voltadas para essas questões, em especial, o surgimento de leis promovendo a implantação da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos currículos escolares, tanto na educação básica, como no ensino superior. Porém, necessita-se de que tais questões sejam abordadas de forma estratégica e interdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da aplicação de um Projeto Interdisciplinar na formação do Bacharel em Administração, sob o prisma da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo com aplicação de um questionário, sendo esta de caráter descritivo, obtendo respectivamente dados secundários e primários para uma análise quali-quantitativa. O questionário foi aplicado em 40 (quarenta) egressos do curso de Bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior de Sertãozinho-SP, sendo 20 (vinte) egressos do ano de 2015, quando não existia o Projeto Interdisciplinar na proposta pedagógica e 20 (vinte) egressos do ano de 2016, sendo que estes tiveram uma formação pautada em um Projeto Interdisciplinar voltado para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Como resultado verificou-se que os Projetos Interdisciplinares contribuem para o ensino aprendizagem, para a integração das disciplinas, promovendo uma formação com competências e habilidades necessárias para que o Administrador possa atuar de forma satisfatória no mercado. Portanto, com a pesquisa 100% dos egressos de 2016 que se formaram a partir de projeto interdisciplinares ficaram satisfatórios com a formação recebida e 90% deles julgam estar preparados completamente sobre as questões que envolvem Educação Ambiental e Gestão Sustentável.Editora Unimontes2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872Revista Desenvolvimento Social; v. 21 n. 1 (2017); 85-1032179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872/2000Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDandaro, Fernando 2020-04-14T17:22:40Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1872Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-04-14T17:22:40Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
title |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR Dandaro, Fernando |
title_short |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
title_full |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
author |
Dandaro, Fernando |
author_facet |
Dandaro, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dandaro, Fernando |
description |
A preocupação com o meio ambiente, Educação Ambiental e Gestão Sustentável está presente e deve ser incorporado nas atividades e ações da sociedade. Nas últimas décadas surgiram muitas discussões, conferências e políticas voltadas para essas questões, em especial, o surgimento de leis promovendo a implantação da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos currículos escolares, tanto na educação básica, como no ensino superior. Porém, necessita-se de que tais questões sejam abordadas de forma estratégica e interdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da aplicação de um Projeto Interdisciplinar na formação do Bacharel em Administração, sob o prisma da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo com aplicação de um questionário, sendo esta de caráter descritivo, obtendo respectivamente dados secundários e primários para uma análise quali-quantitativa. O questionário foi aplicado em 40 (quarenta) egressos do curso de Bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior de Sertãozinho-SP, sendo 20 (vinte) egressos do ano de 2015, quando não existia o Projeto Interdisciplinar na proposta pedagógica e 20 (vinte) egressos do ano de 2016, sendo que estes tiveram uma formação pautada em um Projeto Interdisciplinar voltado para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Como resultado verificou-se que os Projetos Interdisciplinares contribuem para o ensino aprendizagem, para a integração das disciplinas, promovendo uma formação com competências e habilidades necessárias para que o Administrador possa atuar de forma satisfatória no mercado. Portanto, com a pesquisa 100% dos egressos de 2016 que se formaram a partir de projeto interdisciplinares ficaram satisfatórios com a formação recebida e 90% deles julgam estar preparados completamente sobre as questões que envolvem Educação Ambiental e Gestão Sustentável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872/2000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Social; v. 21 n. 1 (2017); 85-103 2179-6807 1982-8608 reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
collection |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.desenvolvimento@unimontes.br |
_version_ |
1797053914503184384 |