A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dandaro, Fernando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872
Resumo: A preocupação com o meio ambiente, Educação Ambiental e Gestão Sustentável está presente e deve ser incorporado nas atividades e ações da sociedade. Nas últimas décadas surgiram muitas discussões, conferências e políticas voltadas para essas questões, em especial, o surgimento de leis promovendo a implantação da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos currículos escolares, tanto na educação básica, como no ensino superior. Porém, necessita-se de que tais questões sejam abordadas de forma estratégica e interdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da aplicação de um Projeto Interdisciplinar na formação do Bacharel em Administração, sob o prisma da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo com aplicação de um questionário, sendo esta de caráter descritivo, obtendo respectivamente dados secundários e primários para uma análise quali-quantitativa. O questionário foi aplicado em 40 (quarenta) egressos do curso de Bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior de Sertãozinho-SP, sendo 20 (vinte) egressos do ano de 2015, quando não existia o Projeto Interdisciplinar na proposta pedagógica e 20 (vinte) egressos do ano de 2016, sendo que estes tiveram uma formação pautada em um Projeto Interdisciplinar voltado para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Como resultado verificou-se que os Projetos Interdisciplinares contribuem para o ensino aprendizagem, para a integração das disciplinas, promovendo uma formação com competências e habilidades necessárias para que o Administrador possa atuar de forma satisfatória no mercado. Portanto, com a pesquisa 100% dos egressos de 2016 que se formaram a partir de projeto interdisciplinares ficaram satisfatórios com a formação recebida e 90% deles julgam estar preparados completamente sobre as questões que envolvem Educação Ambiental e Gestão Sustentável.
id UNIMONTES3_f93e2f95c0f1fca3f8594309ab08577b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1872
network_acronym_str UNIMONTES3
network_name_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINARA preocupação com o meio ambiente, Educação Ambiental e Gestão Sustentável está presente e deve ser incorporado nas atividades e ações da sociedade. Nas últimas décadas surgiram muitas discussões, conferências e políticas voltadas para essas questões, em especial, o surgimento de leis promovendo a implantação da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos currículos escolares, tanto na educação básica, como no ensino superior. Porém, necessita-se de que tais questões sejam abordadas de forma estratégica e interdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da aplicação de um Projeto Interdisciplinar na formação do Bacharel em Administração, sob o prisma da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo com aplicação de um questionário, sendo esta de caráter descritivo, obtendo respectivamente dados secundários e primários para uma análise quali-quantitativa. O questionário foi aplicado em 40 (quarenta) egressos do curso de Bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior de Sertãozinho-SP, sendo 20 (vinte) egressos do ano de 2015, quando não existia o Projeto Interdisciplinar na proposta pedagógica e 20 (vinte) egressos do ano de 2016, sendo que estes tiveram uma formação pautada em um Projeto Interdisciplinar voltado para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Como resultado verificou-se que os Projetos Interdisciplinares contribuem para o ensino aprendizagem, para a integração das disciplinas, promovendo uma formação com competências e habilidades necessárias para que o Administrador possa atuar de forma satisfatória no mercado. Portanto, com a pesquisa 100% dos egressos de 2016 que se formaram a partir de projeto interdisciplinares ficaram satisfatórios com a formação recebida e 90% deles julgam estar preparados completamente sobre as questões que envolvem Educação Ambiental e Gestão Sustentável.Editora Unimontes2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872Revista Desenvolvimento Social; v. 21 n. 1 (2017); 85-1032179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872/2000Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDandaro, Fernando 2020-04-14T17:22:40Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1872Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-04-14T17:22:40Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
title A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
spellingShingle A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
Dandaro, Fernando
title_short A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
title_full A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
title_fullStr A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
title_sort A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
author Dandaro, Fernando
author_facet Dandaro, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dandaro, Fernando
description A preocupação com o meio ambiente, Educação Ambiental e Gestão Sustentável está presente e deve ser incorporado nas atividades e ações da sociedade. Nas últimas décadas surgiram muitas discussões, conferências e políticas voltadas para essas questões, em especial, o surgimento de leis promovendo a implantação da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos currículos escolares, tanto na educação básica, como no ensino superior. Porém, necessita-se de que tais questões sejam abordadas de forma estratégica e interdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da aplicação de um Projeto Interdisciplinar na formação do Bacharel em Administração, sob o prisma da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo com aplicação de um questionário, sendo esta de caráter descritivo, obtendo respectivamente dados secundários e primários para uma análise quali-quantitativa. O questionário foi aplicado em 40 (quarenta) egressos do curso de Bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior de Sertãozinho-SP, sendo 20 (vinte) egressos do ano de 2015, quando não existia o Projeto Interdisciplinar na proposta pedagógica e 20 (vinte) egressos do ano de 2016, sendo que estes tiveram uma formação pautada em um Projeto Interdisciplinar voltado para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Como resultado verificou-se que os Projetos Interdisciplinares contribuem para o ensino aprendizagem, para a integração das disciplinas, promovendo uma formação com competências e habilidades necessárias para que o Administrador possa atuar de forma satisfatória no mercado. Portanto, com a pesquisa 100% dos egressos de 2016 que se formaram a partir de projeto interdisciplinares ficaram satisfatórios com a formação recebida e 90% deles julgam estar preparados completamente sobre as questões que envolvem Educação Ambiental e Gestão Sustentável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1872/2000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social; v. 21 n. 1 (2017); 85-103
2179-6807
1982-8608
reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
collection Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.desenvolvimento@unimontes.br
_version_ 1797053914503184384