MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Veloso, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana Santana, Júlia Maria, Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia, Araújo Lacerda, Guilherme, Venuto Moura , Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde Grande (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708
Resumo: O ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação  e a relação dos solos  que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica.
id UNIMONTES5_ae2ad2a331d859e86f9ae11ee355f2ed
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/2708
network_acronym_str UNIMONTES5
network_name_str Revista Verde Grande (Online)
repository_id_str
spelling MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIAEducação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagemO ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação  e a relação dos solos  que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica.Editora Unimontes2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/270810.46551/rvg2675239520201124131Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 2 n. 01 (2020): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 124-1312675-2395reponame:Revista Verde Grande (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708/2806Copyright (c) 2020 Pedro Henrique Fonseca Veloso, Júlia Maria Viana Santana, Flávia Núbia Oliveira Miranda D’angelis , Guilherme Araújo Lacerda, Ana Paula Venuto Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Veloso, Pedro HenriqueViana Santana, Júlia Maria Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia Araújo Lacerda, Guilherme Venuto Moura , Ana Paula 2023-07-21T15:44:19Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/2708Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrandePUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/oairevista.verdegrande@unimontes.br2675-23951808-6764opendoar:2023-07-21T15:44:19Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
title MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
spellingShingle MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
Fonseca Veloso, Pedro Henrique
Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem
title_short MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
title_full MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
title_fullStr MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
title_full_unstemmed MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
title_sort MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
author Fonseca Veloso, Pedro Henrique
author_facet Fonseca Veloso, Pedro Henrique
Viana Santana, Júlia Maria
Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia
Araújo Lacerda, Guilherme
Venuto Moura , Ana Paula
author_role author
author2 Viana Santana, Júlia Maria
Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia
Araújo Lacerda, Guilherme
Venuto Moura , Ana Paula
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Veloso, Pedro Henrique
Viana Santana, Júlia Maria
Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia
Araújo Lacerda, Guilherme
Venuto Moura , Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem
topic Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem
description O ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação  e a relação dos solos  que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708
10.46551/rvg2675239520201124131
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708
identifier_str_mv 10.46551/rvg2675239520201124131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708/2806
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 2 n. 01 (2020): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 124-131
2675-2395
reponame:Revista Verde Grande (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Verde Grande (Online)
collection Revista Verde Grande (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.verdegrande@unimontes.br
_version_ 1797041969902387200