MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde Grande (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708 |
Resumo: | O ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação e a relação dos solos que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica. |
id |
UNIMONTES5_ae2ad2a331d859e86f9ae11ee355f2ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/2708 |
network_acronym_str |
UNIMONTES5 |
network_name_str |
Revista Verde Grande (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIAEducação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagemO ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação e a relação dos solos que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica.Editora Unimontes2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/270810.46551/rvg2675239520201124131Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 2 n. 01 (2020): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 124-1312675-2395reponame:Revista Verde Grande (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708/2806Copyright (c) 2020 Pedro Henrique Fonseca Veloso, Júlia Maria Viana Santana, Flávia Núbia Oliveira Miranda D’angelis , Guilherme Araújo Lacerda, Ana Paula Venuto Moura https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Veloso, Pedro HenriqueViana Santana, Júlia Maria Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia Araújo Lacerda, Guilherme Venuto Moura , Ana Paula 2023-07-21T15:44:19Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/2708Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrandePUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/oairevista.verdegrande@unimontes.br2675-23951808-6764opendoar:2023-07-21T15:44:19Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
title |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
spellingShingle |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA Fonseca Veloso, Pedro Henrique Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem |
title_short |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
title_full |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
title_fullStr |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
title_sort |
MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA |
author |
Fonseca Veloso, Pedro Henrique |
author_facet |
Fonseca Veloso, Pedro Henrique Viana Santana, Júlia Maria Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia Araújo Lacerda, Guilherme Venuto Moura , Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Viana Santana, Júlia Maria Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia Araújo Lacerda, Guilherme Venuto Moura , Ana Paula |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Veloso, Pedro Henrique Viana Santana, Júlia Maria Oliveira Miranda D’angelis , Flávia Núbia Araújo Lacerda, Guilherme Venuto Moura , Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem |
description |
O ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação e a relação dos solos que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708 10.46551/rvg2675239520201124131 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708 |
identifier_str_mv |
10.46551/rvg2675239520201124131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/2708/2806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 2 n. 01 (2020): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 124-131 2675-2395 reponame:Revista Verde Grande (Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Revista Verde Grande (Online) |
collection |
Revista Verde Grande (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.verdegrande@unimontes.br |
_version_ |
1797041969902387200 |