O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/850 |
Resumo: | Sabendo-se da importância das técnicas de metodologiaspedagógicas ativas como estratégia de ensino reflexivo apresenta-se estetrabalho com o objetivo de descrever a vivência do ensino em SaúdeColetiva do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitáriode Araraquara – UNIARA. Neste estudo, será apresentada a proposta quenorteou o trabalho da disciplina durante o ano de 2005 com a participaçãode 24 alunos matriculados no terceiro e quarto semestres bem como osrelatos dos mesmos. Ao final do processo os alunos responderam a umquestionário. Dentre as principais dificuldades deste tipo de metodologiaapontadas pelos alunos está o foco centrado no aluno, a dificuldade emresolver problemas, a incapacidade de ouvir, o método de avaliação,apresentação de relatórios e o trabalho em grupo. A proposta foiconsiderada excelente por 22 alunos. Pode-se notar ao final do processoque esta experiência, abriu espaço para a construção de um novo conceitode Odontologia tanto para os alunos quanto para a comunidade o que temimpulsionado iniciativas entusiasmadas elaboradas pela equipe detrabalho. |
id |
UNINGA-1_0b90f5d7c1036436b9840dd92e989d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/850 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de práticaSabendo-se da importância das técnicas de metodologiaspedagógicas ativas como estratégia de ensino reflexivo apresenta-se estetrabalho com o objetivo de descrever a vivência do ensino em SaúdeColetiva do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitáriode Araraquara – UNIARA. Neste estudo, será apresentada a proposta quenorteou o trabalho da disciplina durante o ano de 2005 com a participaçãode 24 alunos matriculados no terceiro e quarto semestres bem como osrelatos dos mesmos. Ao final do processo os alunos responderam a umquestionário. Dentre as principais dificuldades deste tipo de metodologiaapontadas pelos alunos está o foco centrado no aluno, a dificuldade emresolver problemas, a incapacidade de ouvir, o método de avaliação,apresentação de relatórios e o trabalho em grupo. A proposta foiconsiderada excelente por 22 alunos. Pode-se notar ao final do processoque esta experiência, abriu espaço para a construção de um novo conceitode Odontologia tanto para os alunos quanto para a comunidade o que temimpulsionado iniciativas entusiasmadas elaboradas pela equipe detrabalho.Editora Uningá2009-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/85010.46311/2318-0579.22.eUJ850Revista Uningá; Vol. 22 No. 1 (2009): Revista UningáRevista Uningá; v. 22 n. 1 (2009): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v22i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/850/51010.46311/ru.v22i1.850.g510Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI2019-10-01T20:56:23Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/850Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:56:23Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
title |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
spellingShingle |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
title_short |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
title_full |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
title_fullStr |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
title_full_unstemmed |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
title_sort |
O ensino da saúde coletiva na odontologia: relato de prática |
author |
CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
author_facet |
CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
description |
Sabendo-se da importância das técnicas de metodologiaspedagógicas ativas como estratégia de ensino reflexivo apresenta-se estetrabalho com o objetivo de descrever a vivência do ensino em SaúdeColetiva do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitáriode Araraquara – UNIARA. Neste estudo, será apresentada a proposta quenorteou o trabalho da disciplina durante o ano de 2005 com a participaçãode 24 alunos matriculados no terceiro e quarto semestres bem como osrelatos dos mesmos. Ao final do processo os alunos responderam a umquestionário. Dentre as principais dificuldades deste tipo de metodologiaapontadas pelos alunos está o foco centrado no aluno, a dificuldade emresolver problemas, a incapacidade de ouvir, o método de avaliação,apresentação de relatórios e o trabalho em grupo. A proposta foiconsiderada excelente por 22 alunos. Pode-se notar ao final do processoque esta experiência, abriu espaço para a construção de um novo conceitode Odontologia tanto para os alunos quanto para a comunidade o que temimpulsionado iniciativas entusiasmadas elaboradas pela equipe detrabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/850 10.46311/2318-0579.22.eUJ850 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/850 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.22.eUJ850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/850/510 10.46311/ru.v22i1.850.g510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 22 No. 1 (2009): Revista Uningá Revista Uningá; v. 22 n. 1 (2009): Revista Uningá 2318-0579 10.46311/ru.v22i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042161624023040 |