POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUES
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MENEGUIN, SILMARA, MARIN, MARIA JOSÉ SANCHES, MAZZETTO, FERNANDA MOERBECK CARDOSO, DE PAULA, TAMIRES CORRÊA, CONDE, CARLA REGIANE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1326
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das descrições de um grupo de tutores, em um fórum sobre o eixo temático educacional. Teve como questão norteadora: como operar os limites e potencialidades de metodologias de aprendizagem. Utilizou-se como metodologia de análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Desvelaram-se como limites: alunos habituados com a abordagem centrada no professor e professor e alunos educados para o conformismo. Emergiram como potencialidades: acepção originária de método e metodologia, docência criativa e crítica, aprendizagem significativa, projeto político pedagógico, teorizando a prática e praticando a teoria. Os elementos potencializadores das metodologias ativas podem superar os seus próprios limites e diminuir as tensões geradas no processo.
id UNINGA-1_16c0f7febc3d23c592e93d81f4ef2b5c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1326
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEMO objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das descrições de um grupo de tutores, em um fórum sobre o eixo temático educacional. Teve como questão norteadora: como operar os limites e potencialidades de metodologias de aprendizagem. Utilizou-se como metodologia de análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Desvelaram-se como limites: alunos habituados com a abordagem centrada no professor e professor e alunos educados para o conformismo. Emergiram como potencialidades: acepção originária de método e metodologia, docência criativa e crítica, aprendizagem significativa, projeto político pedagógico, teorizando a prática e praticando a teoria. Os elementos potencializadores das metodologias ativas podem superar os seus próprios limites e diminuir as tensões geradas no processo.Editora Uningá2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/132610.46311/2318-0579.50.eUJ1326Revista Uningá; Vol. 50 No. 1 (2016): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 50 n. 1 (2016): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v50i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1326/94410.46311/ru.v50i1.1326.g944Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUESMENEGUIN, SILMARAMARIN, MARIA JOSÉ SANCHESMAZZETTO, FERNANDA MOERBECK CARDOSODE PAULA, TAMIRES CORRÊACONDE, CARLA REGIANE2019-10-04T19:50:12Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1326Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T19:50:12Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
title POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
FERREIRA, MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUES
title_short POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
title_full POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
title_sort POTENCIALIDADES, LIMITES E TENSÕES DAS DIFERENTES METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
author FERREIRA, MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUES
author_facet FERREIRA, MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUES
MENEGUIN, SILMARA
MARIN, MARIA JOSÉ SANCHES
MAZZETTO, FERNANDA MOERBECK CARDOSO
DE PAULA, TAMIRES CORRÊA
CONDE, CARLA REGIANE
author_role author
author2 MENEGUIN, SILMARA
MARIN, MARIA JOSÉ SANCHES
MAZZETTO, FERNANDA MOERBECK CARDOSO
DE PAULA, TAMIRES CORRÊA
CONDE, CARLA REGIANE
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, MARIA DE LOURDES DA SILVA MARQUES
MENEGUIN, SILMARA
MARIN, MARIA JOSÉ SANCHES
MAZZETTO, FERNANDA MOERBECK CARDOSO
DE PAULA, TAMIRES CORRÊA
CONDE, CARLA REGIANE
description O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das descrições de um grupo de tutores, em um fórum sobre o eixo temático educacional. Teve como questão norteadora: como operar os limites e potencialidades de metodologias de aprendizagem. Utilizou-se como metodologia de análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Desvelaram-se como limites: alunos habituados com a abordagem centrada no professor e professor e alunos educados para o conformismo. Emergiram como potencialidades: acepção originária de método e metodologia, docência criativa e crítica, aprendizagem significativa, projeto político pedagógico, teorizando a prática e praticando a teoria. Os elementos potencializadores das metodologias ativas podem superar os seus próprios limites e diminuir as tensões geradas no processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1326
10.46311/2318-0579.50.eUJ1326
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1326
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.50.eUJ1326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1326/944
10.46311/ru.v50i1.1326.g944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 50 No. 1 (2016): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 50 n. 1 (2016): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v50i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163745292288