NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783 |
Resumo: | O conhecimento de anatomia humana é fundamental para a prática odontológica, entretanto é necessário verificar se os alunos, principalmente ingressantes, são cientes deste valor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade XXX, sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. Verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que o conhecimento de anatomia é necessário. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional. |
id |
UNINGA-1_18684bedcd1414e48ade86fae2217bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/2783 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?OdontologiaProcedimentos clinicosEducação em odontologiaAnatomiaO conhecimento de anatomia humana é fundamental para a prática odontológica, entretanto é necessário verificar se os alunos, principalmente ingressantes, são cientes deste valor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade XXX, sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. Verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que o conhecimento de anatomia é necessário. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional.Editora Uningá2019-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/278310.46311/2318-0579.56.eUJ2783Revista Uningá; Vol. 56 No. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-100Revista Uningá; v. 56 n. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-1002318-057910.46311/ru.v56iS3reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783/192910.46311/ru.v56iS3.2783.g1929Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Rodrigo Felipe de SouzaGomes, Nayara Kelly AlmeidaAlmeida, Manuella Santos CarneiroDias da Silva, Marco AntonioPereira, Andresa Costa2019-03-28T22:50:56Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2783Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-28T22:50:56Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
title |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
spellingShingle |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? Bastos, Rodrigo Felipe de Souza Odontologia Procedimentos clinicos Educação em odontologia Anatomia |
title_short |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
title_full |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
title_fullStr |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
title_full_unstemmed |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
title_sort |
NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA? |
author |
Bastos, Rodrigo Felipe de Souza |
author_facet |
Bastos, Rodrigo Felipe de Souza Gomes, Nayara Kelly Almeida Almeida, Manuella Santos Carneiro Dias da Silva, Marco Antonio Pereira, Andresa Costa |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Nayara Kelly Almeida Almeida, Manuella Santos Carneiro Dias da Silva, Marco Antonio Pereira, Andresa Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Rodrigo Felipe de Souza Gomes, Nayara Kelly Almeida Almeida, Manuella Santos Carneiro Dias da Silva, Marco Antonio Pereira, Andresa Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia Procedimentos clinicos Educação em odontologia Anatomia |
topic |
Odontologia Procedimentos clinicos Educação em odontologia Anatomia |
description |
O conhecimento de anatomia humana é fundamental para a prática odontológica, entretanto é necessário verificar se os alunos, principalmente ingressantes, são cientes deste valor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade XXX, sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. Verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que o conhecimento de anatomia é necessário. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783 10.46311/2318-0579.56.eUJ2783 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.56.eUJ2783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783/1929 10.46311/ru.v56iS3.2783.g1929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 56 No. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-100 Revista Uningá; v. 56 n. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-100 2318-0579 10.46311/ru.v56iS3 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042165510045696 |