NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Rodrigo Felipe de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Nayara Kelly Almeida, Almeida, Manuella Santos Carneiro, Dias da Silva, Marco Antonio, Pereira, Andresa Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783
Resumo: O conhecimento de anatomia humana é fundamental para a prática odontológica, entretanto é necessário verificar se os alunos, principalmente ingressantes, são cientes deste valor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade XXX, sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. Verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que o conhecimento de anatomia é necessário. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional.
id UNINGA-1_18684bedcd1414e48ade86fae2217bec
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2783
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?OdontologiaProcedimentos clinicosEducação em odontologiaAnatomiaO conhecimento de anatomia humana é fundamental para a prática odontológica, entretanto é necessário verificar se os alunos, principalmente ingressantes, são cientes deste valor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade XXX, sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. Verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que o conhecimento de anatomia é necessário. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional.Editora Uningá2019-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/278310.46311/2318-0579.56.eUJ2783Revista Uningá; Vol. 56 No. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-100Revista Uningá; v. 56 n. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-1002318-057910.46311/ru.v56iS3reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783/192910.46311/ru.v56iS3.2783.g1929Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Rodrigo Felipe de SouzaGomes, Nayara Kelly AlmeidaAlmeida, Manuella Santos CarneiroDias da Silva, Marco AntonioPereira, Andresa Costa2019-03-28T22:50:56Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2783Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-28T22:50:56Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
title NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
spellingShingle NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
Bastos, Rodrigo Felipe de Souza
Odontologia
Procedimentos clinicos
Educação em odontologia
Anatomia
title_short NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
title_full NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
title_fullStr NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
title_full_unstemmed NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
title_sort NA PERCEPÇÃO DO ALUNO, A DISCIPLINA DE ANATOMIA É IMPORTANTE PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA?
author Bastos, Rodrigo Felipe de Souza
author_facet Bastos, Rodrigo Felipe de Souza
Gomes, Nayara Kelly Almeida
Almeida, Manuella Santos Carneiro
Dias da Silva, Marco Antonio
Pereira, Andresa Costa
author_role author
author2 Gomes, Nayara Kelly Almeida
Almeida, Manuella Santos Carneiro
Dias da Silva, Marco Antonio
Pereira, Andresa Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Rodrigo Felipe de Souza
Gomes, Nayara Kelly Almeida
Almeida, Manuella Santos Carneiro
Dias da Silva, Marco Antonio
Pereira, Andresa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Procedimentos clinicos
Educação em odontologia
Anatomia
topic Odontologia
Procedimentos clinicos
Educação em odontologia
Anatomia
description O conhecimento de anatomia humana é fundamental para a prática odontológica, entretanto é necessário verificar se os alunos, principalmente ingressantes, são cientes deste valor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade XXX, sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. Verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que o conhecimento de anatomia é necessário. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783
10.46311/2318-0579.56.eUJ2783
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ2783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2783/1929
10.46311/ru.v56iS3.2783.g1929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-100
Revista Uningá; v. 56 n. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 92-100
2318-0579
10.46311/ru.v56iS3
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042165510045696