OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, FLÁVIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SOARES, JULIANA CORRÊA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1396
Resumo: Introdução: Os maus hábitos no alinhamento da postura geram diversas manifestações patológicas, entre elas está a hipercifose, a qual possui principal característica o aumento da convexidade anterior da coluna vertebral. A fisioterapia convencional e o RPG (reeducação postural global) podem contribuir, reduzindo os danos causados por esta deformidade e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com hipercifose. Com aparecimento cada vez mais precoce desta patologia, faz com que os fisioterapeutas ampliem seus conhecimentos e busquem novas técnicas, como o método Pilates para inovar no tratamento e benefí- cios dos pacientes. Objetivo: Avaliar os benefícios do mé- todo Pilates em indivíduos com hipercifose na coluna torá- cica. Metodologia: Pesquisa realizada através de uma revisão de literatura, os estudos foram indexados no período de 2002 à 2016 nas bases eletrônicas de dados Scielo, portal periódicos CAPES, MEDLINE e LILACS. Os termos utilizados para a busca dos artigos foram: pilates, alterações posturais e hipercifose. Resultados: Este estudo nos mostra que o método Pilates pode ser utilizado como alternativa eficiente para o fisioterapeuta na reabilitação, visto que o método apresenta benefícios variados para os pacientes com hipercifose, quando aplicado de acordo com seus princípios. Segundo diversos estudos e autores diversificados, os resultados do método Pilates no que compete aos benefícios para a hipercifose e para as alterações posturais no geral têm sido satisfatórios. Conclusão: O método Pilates trouxe benefícios variados para os pacientes com hipercifose, mesmo com muita carência de estudos sobre o método e seus benefícios em relação à hipercifose, sendo necessária maior ênfase em pesquisas na área.
id UNINGA-1_1aeb231a3c03a824f2f3d6c4828089df
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1396
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSEIntrodução: Os maus hábitos no alinhamento da postura geram diversas manifestações patológicas, entre elas está a hipercifose, a qual possui principal característica o aumento da convexidade anterior da coluna vertebral. A fisioterapia convencional e o RPG (reeducação postural global) podem contribuir, reduzindo os danos causados por esta deformidade e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com hipercifose. Com aparecimento cada vez mais precoce desta patologia, faz com que os fisioterapeutas ampliem seus conhecimentos e busquem novas técnicas, como o método Pilates para inovar no tratamento e benefí- cios dos pacientes. Objetivo: Avaliar os benefícios do mé- todo Pilates em indivíduos com hipercifose na coluna torá- cica. Metodologia: Pesquisa realizada através de uma revisão de literatura, os estudos foram indexados no período de 2002 à 2016 nas bases eletrônicas de dados Scielo, portal periódicos CAPES, MEDLINE e LILACS. Os termos utilizados para a busca dos artigos foram: pilates, alterações posturais e hipercifose. Resultados: Este estudo nos mostra que o método Pilates pode ser utilizado como alternativa eficiente para o fisioterapeuta na reabilitação, visto que o método apresenta benefícios variados para os pacientes com hipercifose, quando aplicado de acordo com seus princípios. Segundo diversos estudos e autores diversificados, os resultados do método Pilates no que compete aos benefícios para a hipercifose e para as alterações posturais no geral têm sido satisfatórios. Conclusão: O método Pilates trouxe benefícios variados para os pacientes com hipercifose, mesmo com muita carência de estudos sobre o método e seus benefícios em relação à hipercifose, sendo necessária maior ênfase em pesquisas na área.Editora Uningá2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/139610.46311/2318-0579.52.eUJ1396Revista Uningá; Vol. 52 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 52 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v52i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1396/101210.46311/ru.v52i1.1396.g1012Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMOREIRA, FLÁVIASOARES, JULIANA CORRÊA2019-10-04T22:53:40Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1396Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T22:53:40Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
title OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
spellingShingle OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
MOREIRA, FLÁVIA
title_short OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
title_full OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
title_fullStr OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
title_full_unstemmed OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
title_sort OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM HIPERCIFOSE
author MOREIRA, FLÁVIA
author_facet MOREIRA, FLÁVIA
SOARES, JULIANA CORRÊA
author_role author
author2 SOARES, JULIANA CORRÊA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, FLÁVIA
SOARES, JULIANA CORRÊA
description Introdução: Os maus hábitos no alinhamento da postura geram diversas manifestações patológicas, entre elas está a hipercifose, a qual possui principal característica o aumento da convexidade anterior da coluna vertebral. A fisioterapia convencional e o RPG (reeducação postural global) podem contribuir, reduzindo os danos causados por esta deformidade e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com hipercifose. Com aparecimento cada vez mais precoce desta patologia, faz com que os fisioterapeutas ampliem seus conhecimentos e busquem novas técnicas, como o método Pilates para inovar no tratamento e benefí- cios dos pacientes. Objetivo: Avaliar os benefícios do mé- todo Pilates em indivíduos com hipercifose na coluna torá- cica. Metodologia: Pesquisa realizada através de uma revisão de literatura, os estudos foram indexados no período de 2002 à 2016 nas bases eletrônicas de dados Scielo, portal periódicos CAPES, MEDLINE e LILACS. Os termos utilizados para a busca dos artigos foram: pilates, alterações posturais e hipercifose. Resultados: Este estudo nos mostra que o método Pilates pode ser utilizado como alternativa eficiente para o fisioterapeuta na reabilitação, visto que o método apresenta benefícios variados para os pacientes com hipercifose, quando aplicado de acordo com seus princípios. Segundo diversos estudos e autores diversificados, os resultados do método Pilates no que compete aos benefícios para a hipercifose e para as alterações posturais no geral têm sido satisfatórios. Conclusão: O método Pilates trouxe benefícios variados para os pacientes com hipercifose, mesmo com muita carência de estudos sobre o método e seus benefícios em relação à hipercifose, sendo necessária maior ênfase em pesquisas na área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1396
10.46311/2318-0579.52.eUJ1396
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1396
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.52.eUJ1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1396/1012
10.46311/ru.v52i1.1396.g1012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 52 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 52 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v52i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042164223442944