AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343 |
Resumo: | Para promover hábitos e atitudes de vida saudável entre acomunidade é necessário construir conhecimentos pormeio de programas de educação em saúde e a escola é umimportante espaço para o desenvolvimento destas atividades.Ao se implementar um programa de educação emsaúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processode como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estruturapara futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,investigamos a opinião dos professores que presenciarame participaram de atividades educativas sobre parasitosesintestinais realizadas numa Escola Municipal deEnsino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratara perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cincoprofessores que participaram das atividades educativassobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foisubmetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daEERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostramque o programa educativo foi elaborado e implementadode forma adequada e surtiu um efeito positivosobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos. |
id |
UNINGA-1_2b7463ea4d7953a201f15ddbcc28eea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1343 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSORPara promover hábitos e atitudes de vida saudável entre acomunidade é necessário construir conhecimentos pormeio de programas de educação em saúde e a escola é umimportante espaço para o desenvolvimento destas atividades.Ao se implementar um programa de educação emsaúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processode como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estruturapara futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,investigamos a opinião dos professores que presenciarame participaram de atividades educativas sobre parasitosesintestinais realizadas numa Escola Municipal deEnsino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratara perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cincoprofessores que participaram das atividades educativassobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foisubmetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daEERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostramque o programa educativo foi elaborado e implementadode forma adequada e surtiu um efeito positivosobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos.Editora Uningá2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/134310.46311/2318-0579.51.eUJ1343Revista Uningá; Vol. 51 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 51 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v51i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343/96110.46311/ru.v51i1.1343.g961Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUESDE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GILMORERO, JUCELI ANDRADE PAIVASCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADOFERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI2019-10-04T22:04:26Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1343Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T22:04:26Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
title |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES |
title_short |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
title_full |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR |
author |
BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES |
author_facet |
BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI |
author_role |
author |
author2 |
DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI |
description |
Para promover hábitos e atitudes de vida saudável entre acomunidade é necessário construir conhecimentos pormeio de programas de educação em saúde e a escola é umimportante espaço para o desenvolvimento destas atividades.Ao se implementar um programa de educação emsaúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processode como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estruturapara futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,investigamos a opinião dos professores que presenciarame participaram de atividades educativas sobre parasitosesintestinais realizadas numa Escola Municipal deEnsino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratara perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cincoprofessores que participaram das atividades educativassobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foisubmetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daEERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostramque o programa educativo foi elaborado e implementadode forma adequada e surtiu um efeito positivosobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343 10.46311/2318-0579.51.eUJ1343 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.51.eUJ1343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343/961 10.46311/ru.v51i1.1343.g961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 51 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 51 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v51i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042163773603840 |