AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL, MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA, SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO, FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343
Resumo: Para promover hábitos e atitudes de vida saudável entre acomunidade é necessário construir conhecimentos pormeio de programas de educação em saúde e a escola é umimportante espaço para o desenvolvimento destas atividades.Ao se implementar um programa de educação emsaúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processode como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estruturapara futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,investigamos a opinião dos professores que presenciarame participaram de atividades educativas sobre parasitosesintestinais realizadas numa Escola Municipal deEnsino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratara perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cincoprofessores que participaram das atividades educativassobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foisubmetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daEERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostramque o programa educativo foi elaborado e implementadode forma adequada e surtiu um efeito positivosobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos.
id UNINGA-1_2b7463ea4d7953a201f15ddbcc28eea0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1343
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSORPara promover hábitos e atitudes de vida saudável entre acomunidade é necessário construir conhecimentos pormeio de programas de educação em saúde e a escola é umimportante espaço para o desenvolvimento destas atividades.Ao se implementar um programa de educação emsaúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processode como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estruturapara futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,investigamos a opinião dos professores que presenciarame participaram de atividades educativas sobre parasitosesintestinais realizadas numa Escola Municipal deEnsino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratara perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cincoprofessores que participaram das atividades educativassobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foisubmetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daEERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostramque o programa educativo foi elaborado e implementadode forma adequada e surtiu um efeito positivosobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos.Editora Uningá2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/134310.46311/2318-0579.51.eUJ1343Revista Uningá; Vol. 51 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 51 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v51i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343/96110.46311/ru.v51i1.1343.g961Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUESDE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GILMORERO, JUCELI ANDRADE PAIVASCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADOFERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI2019-10-04T22:04:26Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1343Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T22:04:26Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
title AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
spellingShingle AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES
title_short AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
title_full AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
title_fullStr AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
title_sort AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS IMPLEMENTADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR PELO OLHAR DO PROFESSOR
author BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES
author_facet BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES
DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL
MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA
SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO
FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI
author_role author
author2 DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL
MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA
SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO
FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGAGNOLLO, GABRIELA RODRIGUES
DE TOLEDO, PÂMELA CAROLINE GIL
MORERO, JUCELI ANDRADE PAIVA
SCARPINI, NEIRE APARECIDA MACHADO
FERREIRA, BEATRIZ ROSSETTI
description Para promover hábitos e atitudes de vida saudável entre acomunidade é necessário construir conhecimentos pormeio de programas de educação em saúde e a escola é umimportante espaço para o desenvolvimento destas atividades.Ao se implementar um programa de educação emsaúde, é preciso avaliar sua eficácia bem como o processode como isso é conseguido, a fim de oferecer uma estruturapara futuras atividades de educação em saúde. Dessa forma,investigamos a opinião dos professores que presenciarame participaram de atividades educativas sobre parasitosesintestinais realizadas numa Escola Municipal deEnsino Fundamental do município de Ribeirão Preto-SP.Pesquisa qualitativa e descritiva, onde se procurou retratara perspectiva dos sujeitos de pesquisa. Estes eram cincoprofessores que participaram das atividades educativassobre verminoses intestinais com os alunos da 1ª a 4ª série,ocorridas no 1° semestre de 2011. Para a coleta de dados,foi elaborado um roteiro semi-estruturado. O projeto foisubmetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa daEERP-USP, Protocolo: nº1347/2011. Os resultados mostramque o programa educativo foi elaborado e implementadode forma adequada e surtiu um efeito positivosobre a mudança de hábitos de higiene nos alunos envolvidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343
10.46311/2318-0579.51.eUJ1343
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.51.eUJ1343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1343/961
10.46311/ru.v51i1.1343.g961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 51 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 51 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v51i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163773603840