O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233 |
Resumo: | Há áreas da medicina em que os profissionais frequentementelidam com pacientes terminais, tendo esses umamaior aproximação com o processo de morrer, porém estesmesmos profissionais apresentam grande dificuldade paratratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em seabordar os processos de morte e morrer durante a formaçãomédica. Diante disso, é oportuno levantar a questão decomo o modelo de educação médica contribui no preparodos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Estepresente estudo trata-se de uma revisão da literatura, como objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscasnas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores educação médica, morte, medicinapaliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-se que a formação médica pouco contribui na preparaçãodos estudantes para lidarem com situações que envolvamo enfrentamento do processo de morte. Entre asdisciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologiae os cuidados paliativos, há uma escassa abordagemde discussões acerca da morte e do morrer, que mesmoquando presentes apresentam a temática de forma superficiale teórica, pouco se valendo no contexto da prática médica |
id |
UNINGA-1_8264ca582c4c189e4c54f295a9a37883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1233 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃOHá áreas da medicina em que os profissionais frequentementelidam com pacientes terminais, tendo esses umamaior aproximação com o processo de morrer, porém estesmesmos profissionais apresentam grande dificuldade paratratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em seabordar os processos de morte e morrer durante a formaçãomédica. Diante disso, é oportuno levantar a questão decomo o modelo de educação médica contribui no preparodos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Estepresente estudo trata-se de uma revisão da literatura, como objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscasnas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores educação médica, morte, medicinapaliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-se que a formação médica pouco contribui na preparaçãodos estudantes para lidarem com situações que envolvamo enfrentamento do processo de morte. Entre asdisciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologiae os cuidados paliativos, há uma escassa abordagemde discussões acerca da morte e do morrer, que mesmoquando presentes apresentam a temática de forma superficiale teórica, pouco se valendo no contexto da prática médicaEditora Uningá2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/123310.46311/2318-0579.45.eUJ1233Revista Uningá; Vol. 45 No. 1 (2015): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 45 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v45i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233/85510.46311/ru.v45i1.1233.g855Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CAMARGO, ALISON PEREIRANUNES, LETICIA MARCELA FAUNEDOS REIS, VICTOR KENED RAMOSBRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFERMORIMOTO, RAFAEL JUNMORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA2019-10-04T16:45:06Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1233Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T16:45:06Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
title |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
spellingShingle |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO DE CAMARGO, ALISON PEREIRA |
title_short |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
title_full |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
title_fullStr |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
title_sort |
O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO |
author |
DE CAMARGO, ALISON PEREIRA |
author_facet |
DE CAMARGO, ALISON PEREIRA NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER MORIMOTO, RAFAEL JUN MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA |
author_role |
author |
author2 |
NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER MORIMOTO, RAFAEL JUN MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE CAMARGO, ALISON PEREIRA NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER MORIMOTO, RAFAEL JUN MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA |
description |
Há áreas da medicina em que os profissionais frequentementelidam com pacientes terminais, tendo esses umamaior aproximação com o processo de morrer, porém estesmesmos profissionais apresentam grande dificuldade paratratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em seabordar os processos de morte e morrer durante a formaçãomédica. Diante disso, é oportuno levantar a questão decomo o modelo de educação médica contribui no preparodos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Estepresente estudo trata-se de uma revisão da literatura, como objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscasnas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores educação médica, morte, medicinapaliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-se que a formação médica pouco contribui na preparaçãodos estudantes para lidarem com situações que envolvamo enfrentamento do processo de morte. Entre asdisciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologiae os cuidados paliativos, há uma escassa abordagemde discussões acerca da morte e do morrer, que mesmoquando presentes apresentam a temática de forma superficiale teórica, pouco se valendo no contexto da prática médica |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233 10.46311/2318-0579.45.eUJ1233 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.45.eUJ1233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233/855 10.46311/ru.v45i1.1233.g855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 45 No. 1 (2015): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 45 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v45i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042163272384512 |