O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE CAMARGO, ALISON PEREIRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE, DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS, BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER, MORIMOTO, RAFAEL JUN, MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233
Resumo: Há áreas da medicina em que os profissionais frequentementelidam com pacientes terminais, tendo esses umamaior aproximação com o processo de morrer, porém estesmesmos profissionais apresentam grande dificuldade paratratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em seabordar os processos de morte e morrer durante a formaçãomédica. Diante disso, é oportuno levantar a questão decomo o modelo de educação médica contribui no preparodos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Estepresente estudo trata-se de uma revisão da literatura, como objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscasnas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores educação médica, morte, medicinapaliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-se que a formação médica pouco contribui na preparaçãodos estudantes para lidarem com situações que envolvamo enfrentamento do processo de morte. Entre asdisciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologiae os cuidados paliativos, há uma escassa abordagemde discussões acerca da morte e do morrer, que mesmoquando presentes apresentam a temática de forma superficiale teórica, pouco se valendo no contexto da prática médica
id UNINGA-1_8264ca582c4c189e4c54f295a9a37883
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1233
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃOHá áreas da medicina em que os profissionais frequentementelidam com pacientes terminais, tendo esses umamaior aproximação com o processo de morrer, porém estesmesmos profissionais apresentam grande dificuldade paratratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em seabordar os processos de morte e morrer durante a formaçãomédica. Diante disso, é oportuno levantar a questão decomo o modelo de educação médica contribui no preparodos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Estepresente estudo trata-se de uma revisão da literatura, como objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscasnas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores educação médica, morte, medicinapaliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-se que a formação médica pouco contribui na preparaçãodos estudantes para lidarem com situações que envolvamo enfrentamento do processo de morte. Entre asdisciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologiae os cuidados paliativos, há uma escassa abordagemde discussões acerca da morte e do morrer, que mesmoquando presentes apresentam a temática de forma superficiale teórica, pouco se valendo no contexto da prática médicaEditora Uningá2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/123310.46311/2318-0579.45.eUJ1233Revista Uningá; Vol. 45 No. 1 (2015): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 45 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v45i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233/85510.46311/ru.v45i1.1233.g855Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CAMARGO, ALISON PEREIRANUNES, LETICIA MARCELA FAUNEDOS REIS, VICTOR KENED RAMOSBRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFERMORIMOTO, RAFAEL JUNMORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA2019-10-04T16:45:06Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1233Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T16:45:06Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
title O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
spellingShingle O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
DE CAMARGO, ALISON PEREIRA
title_short O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
title_full O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
title_fullStr O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
title_full_unstemmed O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
title_sort O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
author DE CAMARGO, ALISON PEREIRA
author_facet DE CAMARGO, ALISON PEREIRA
NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE
DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS
BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER
MORIMOTO, RAFAEL JUN
MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA
author_role author
author2 NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE
DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS
BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER
MORIMOTO, RAFAEL JUN
MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE CAMARGO, ALISON PEREIRA
NUNES, LETICIA MARCELA FAUNE
DOS REIS, VICTOR KENED RAMOS
BRESCHILIARE, MARIA FERNANDA PIFFER
MORIMOTO, RAFAEL JUN
MORAES, WEBER ALEXANDRE SOBREIRA
description Há áreas da medicina em que os profissionais frequentementelidam com pacientes terminais, tendo esses umamaior aproximação com o processo de morrer, porém estesmesmos profissionais apresentam grande dificuldade paratratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em seabordar os processos de morte e morrer durante a formaçãomédica. Diante disso, é oportuno levantar a questão decomo o modelo de educação médica contribui no preparodos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Estepresente estudo trata-se de uma revisão da literatura, como objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscasnas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores educação médica, morte, medicinapaliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-se que a formação médica pouco contribui na preparaçãodos estudantes para lidarem com situações que envolvamo enfrentamento do processo de morte. Entre asdisciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologiae os cuidados paliativos, há uma escassa abordagemde discussões acerca da morte e do morrer, que mesmoquando presentes apresentam a temática de forma superficiale teórica, pouco se valendo no contexto da prática médica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233
10.46311/2318-0579.45.eUJ1233
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.45.eUJ1233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1233/855
10.46311/ru.v45i1.1233.g855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 45 No. 1 (2015): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 45 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v45i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163272384512