DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Terezinha Luciana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Casali, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4
Resumo: O envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo.
id UNINGA-1_89e5fe6cab54282c9984ce59fad43993
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/4
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINOenvelhecimentovalorização do idosorelações intergeracionaisO envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo.Editora Uningá2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/410.46311/2318-0579.54.eUJ4Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v54i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/4/44910.46311/ru.v54i1.4.g449Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Terezinha LucianaCasali, Rodrigo2019-10-07T20:46:36Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/4Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T20:46:36Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
title DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
spellingShingle DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
Lopes, Terezinha Luciana
envelhecimento
valorização do idoso
relações intergeracionais
title_short DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
title_full DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
title_fullStr DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
title_full_unstemmed DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
title_sort DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
author Lopes, Terezinha Luciana
author_facet Lopes, Terezinha Luciana
Casali, Rodrigo
author_role author
author2 Casali, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Terezinha Luciana
Casali, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv envelhecimento
valorização do idoso
relações intergeracionais
topic envelhecimento
valorização do idoso
relações intergeracionais
description O envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4
10.46311/2318-0579.54.eUJ4
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.54.eUJ4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4/449
10.46311/ru.v54i1.4.g449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v54i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042159419916288