DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4 |
Resumo: | O envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo. |
id |
UNINGA-1_89e5fe6cab54282c9984ce59fad43993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/4 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINOenvelhecimentovalorização do idosorelações intergeracionaisO envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo.Editora Uningá2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/410.46311/2318-0579.54.eUJ4Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v54i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/4/44910.46311/ru.v54i1.4.g449Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Terezinha LucianaCasali, Rodrigo2019-10-07T20:46:36Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/4Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T20:46:36Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
title |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
spellingShingle |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO Lopes, Terezinha Luciana envelhecimento valorização do idoso relações intergeracionais |
title_short |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
title_full |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
title_fullStr |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
title_sort |
DISCUSSÃO DO TEMA IDOSO E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO |
author |
Lopes, Terezinha Luciana |
author_facet |
Lopes, Terezinha Luciana Casali, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Casali, Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Terezinha Luciana Casali, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
envelhecimento valorização do idoso relações intergeracionais |
topic |
envelhecimento valorização do idoso relações intergeracionais |
description |
O envelhecimento populacional, atualmente, é um grande desafio para todo mundo, porque afeta tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento e os do Terceiro Mundo. O objetivo deste trabalho é mostrar a bibliografia sobre a importância em se discutir com a nova geração sobre o processo de envelhecimento e a valorização do idoso nas escolas públicas e privadas nos diversos níveis de ensino.Na metodologia foi realizada uma revisão da literatura, envolvendo referências teóricas nos sites científicos e governamentais buscando os artigos sobre a inclusão escolar e os métodos pedagógicos utilizados nas escolas para se discutir sobre o envelhecimento com os jovens. Nos estudos revisados foi observado que os jovens ainda enxergam o envelhecimento como aspecto negativo. No entanto, apesar de os idosos ainda serem vistos com mitos e preconceitos, está emergindo outro conceito de se viver a velhice, mais positivo e inclusivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4 10.46311/2318-0579.54.eUJ4 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.54.eUJ4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/4/449 10.46311/ru.v54i1.4.g449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v54i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042159419916288 |