NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POLEGATO, GABRIELA SOUSA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PEREIRA, KEY FABIANO SOUZA, TOMAZINHO, LUIZ FERNANDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1187
Resumo: Este trabalho teve a proposta de investigar uma nova técnicade tratamento de dentes permanentes com rizogêneseincompleta, (revascularização pulpar) e enumerar as suasprincipais vantagens em relação as técnicas conhecidas deapicificação. Existem diferentes protocolos clínicos descritospor meio de casos clínicos, os quais em sua maioria realizama desinfecção prévia do canal através de irrigantescom ação antimicrobiana e medicações intracanais deCa(OH)2 ou feitas a partir de antibióticos. Após a desinfecção,a região apical é mecanicamente irritada para iniciarum sangramento no interior do canal e produzir um coáguloque deve preencher o espaço do canal até a junçãocemento esmalte. Sobre esse coágulo é realizado o selamentocom MTA e ionômero ou resina composta sobre os mesmos.Resultados clínicos por longos períodos ainda nãoestão disponíveis para esse tratamento. É possível que ocanal possa ser calcificado, a estética possa ser comprometidae em casos da necessidade de retentores intracanais, arevascularização não é o tratamento de escolha. No entanto,a revascularização pulpar pode ser considerada alternativapromissora para tratamento de dentes imaturos necrosados,pois muitas vantagens foram encontradas em relação atécnica de apicificação com Ca(OH)2 e MTA, destacando-seo desenvolvimento radicular.
id UNINGA-1_92e4ac5bae46dea4795ee67b089a027f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1187
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURAEste trabalho teve a proposta de investigar uma nova técnicade tratamento de dentes permanentes com rizogêneseincompleta, (revascularização pulpar) e enumerar as suasprincipais vantagens em relação as técnicas conhecidas deapicificação. Existem diferentes protocolos clínicos descritospor meio de casos clínicos, os quais em sua maioria realizama desinfecção prévia do canal através de irrigantescom ação antimicrobiana e medicações intracanais deCa(OH)2 ou feitas a partir de antibióticos. Após a desinfecção,a região apical é mecanicamente irritada para iniciarum sangramento no interior do canal e produzir um coáguloque deve preencher o espaço do canal até a junçãocemento esmalte. Sobre esse coágulo é realizado o selamentocom MTA e ionômero ou resina composta sobre os mesmos.Resultados clínicos por longos períodos ainda nãoestão disponíveis para esse tratamento. É possível que ocanal possa ser calcificado, a estética possa ser comprometidae em casos da necessidade de retentores intracanais, arevascularização não é o tratamento de escolha. No entanto,a revascularização pulpar pode ser considerada alternativapromissora para tratamento de dentes imaturos necrosados,pois muitas vantagens foram encontradas em relação atécnica de apicificação com Ca(OH)2 e MTA, destacando-seo desenvolvimento radicular.Editora Uningá2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/118710.46311/2318-0579.42.eUJ1187Revista Uningá; Vol. 42 No. 1 (2014): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 42 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v42i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1187/80910.46311/ru.v42i1.1187.g809Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessPOLEGATO, GABRIELA SOUSAPEREIRA, KEY FABIANO SOUZATOMAZINHO, LUIZ FERNANDO2019-10-04T16:05:46Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1187Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T16:05:46Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
title NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
POLEGATO, GABRIELA SOUSA
title_short NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
title_full NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
title_sort NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA DENTES IMATUROS COM PERIODONTITE APICAL – REVISÃO DE LITERATURA
author POLEGATO, GABRIELA SOUSA
author_facet POLEGATO, GABRIELA SOUSA
PEREIRA, KEY FABIANO SOUZA
TOMAZINHO, LUIZ FERNANDO
author_role author
author2 PEREIRA, KEY FABIANO SOUZA
TOMAZINHO, LUIZ FERNANDO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv POLEGATO, GABRIELA SOUSA
PEREIRA, KEY FABIANO SOUZA
TOMAZINHO, LUIZ FERNANDO
description Este trabalho teve a proposta de investigar uma nova técnicade tratamento de dentes permanentes com rizogêneseincompleta, (revascularização pulpar) e enumerar as suasprincipais vantagens em relação as técnicas conhecidas deapicificação. Existem diferentes protocolos clínicos descritospor meio de casos clínicos, os quais em sua maioria realizama desinfecção prévia do canal através de irrigantescom ação antimicrobiana e medicações intracanais deCa(OH)2 ou feitas a partir de antibióticos. Após a desinfecção,a região apical é mecanicamente irritada para iniciarum sangramento no interior do canal e produzir um coáguloque deve preencher o espaço do canal até a junçãocemento esmalte. Sobre esse coágulo é realizado o selamentocom MTA e ionômero ou resina composta sobre os mesmos.Resultados clínicos por longos períodos ainda nãoestão disponíveis para esse tratamento. É possível que ocanal possa ser calcificado, a estética possa ser comprometidae em casos da necessidade de retentores intracanais, arevascularização não é o tratamento de escolha. No entanto,a revascularização pulpar pode ser considerada alternativapromissora para tratamento de dentes imaturos necrosados,pois muitas vantagens foram encontradas em relação atécnica de apicificação com Ca(OH)2 e MTA, destacando-seo desenvolvimento radicular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1187
10.46311/2318-0579.42.eUJ1187
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1187
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.42.eUJ1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1187/809
10.46311/ru.v42i1.1187.g809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 42 No. 1 (2014): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 42 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v42i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163144458240