ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delaqua, Hugo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2592
Resumo: RESUMO   O trauma torácico é uma das principais lesões nos pacientes atendidos nos prontos-socorros, presente em até 30% dos casos e representando cerca de 20% das mortes decorrentes de traumatismos, de tórax podem ser assistidos adequadamente apenas com suporte ventilatório, analgesia e drenagem de tórax. O trabalho teve como objetivo analisar o perfil de um paciente vítima de trauma torácico com necessidade de toracotomia associada a anestesia peridural. O presente relato de caso refere-se a um paciente internado aos cuidados da Cirurgia Torácica associado ao procedimento cirúrgico juntamente com a Equipe de Anestesistas do Hospital Norte do Paraná - HONPAR, no mês de outubro/2017. Paciente E.R.M, 36 anos, classificado como grau 2 pelos critérios de ASA, por tabagismo. Deu entrada no Pronto Socorro do HONPAR no dia 10/09/2017, após queda de aproximadamente 2 metros de altura (SIC), retornou ao Pronto Socorro, com queixa de dor intensa no local que piora durante o movimento, febre que iniciou após o primeiro dia de fratura, dispnéia de moderada intensidade. Inapetência e emagrecimento. Foi realizado novo raio-x de tórax derrame pleural e indicado drenagem de tórax. Paciente encaminhado para toracotomia de urgência. Esta modalidade anestésica utilizada com mais frequência em cirurgias torácicas e por muito tempo foi considerada a melhor opção para controle da dor. Além de analgesia eficaz, o bloqueio peridural alto atenua a resposta ao estresse cirúrgico e promove a manutenção favorável da homeostase com melhores desfecho. Como as complicações são de baixa incidência e de difícil quantificação, o perfil de segurança da anestesia peridural ainda não foi completamente elucidado. Dessa forma, a indicação do bloqueio peridural deve ser individualizada, até que mais estudos sejam realizados.   Palavras-Chaves: trauma de tórax, toracotomia, anestesia peridural.
id UNINGA-1_968a08ad97ce4c1e1b30c1a2ebf44af2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2592
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASOtrauma de tórax, toracotomia, anestesia periduralTraumatologiaRESUMO   O trauma torácico é uma das principais lesões nos pacientes atendidos nos prontos-socorros, presente em até 30% dos casos e representando cerca de 20% das mortes decorrentes de traumatismos, de tórax podem ser assistidos adequadamente apenas com suporte ventilatório, analgesia e drenagem de tórax. O trabalho teve como objetivo analisar o perfil de um paciente vítima de trauma torácico com necessidade de toracotomia associada a anestesia peridural. O presente relato de caso refere-se a um paciente internado aos cuidados da Cirurgia Torácica associado ao procedimento cirúrgico juntamente com a Equipe de Anestesistas do Hospital Norte do Paraná - HONPAR, no mês de outubro/2017. Paciente E.R.M, 36 anos, classificado como grau 2 pelos critérios de ASA, por tabagismo. Deu entrada no Pronto Socorro do HONPAR no dia 10/09/2017, após queda de aproximadamente 2 metros de altura (SIC), retornou ao Pronto Socorro, com queixa de dor intensa no local que piora durante o movimento, febre que iniciou após o primeiro dia de fratura, dispnéia de moderada intensidade. Inapetência e emagrecimento. Foi realizado novo raio-x de tórax derrame pleural e indicado drenagem de tórax. Paciente encaminhado para toracotomia de urgência. Esta modalidade anestésica utilizada com mais frequência em cirurgias torácicas e por muito tempo foi considerada a melhor opção para controle da dor. Além de analgesia eficaz, o bloqueio peridural alto atenua a resposta ao estresse cirúrgico e promove a manutenção favorável da homeostase com melhores desfecho. Como as complicações são de baixa incidência e de difícil quantificação, o perfil de segurança da anestesia peridural ainda não foi completamente elucidado. Dessa forma, a indicação do bloqueio peridural deve ser individualizada, até que mais estudos sejam realizados.   Palavras-Chaves: trauma de tórax, toracotomia, anestesia peridural.Editora Uningá2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/259210.46311/2318-0579.55.eUJ2592Revista Uningá; Vol. 55 No. S2 (2018): Revista UNINGÁ Edição Especial Medicina 2; 1-9Revista Uningá; v. 55 n. S2 (2018): Revista UNINGÁ Edição Especial Medicina 2; 1-92318-057910.46311/ru.v55iS2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2592/175510.46311/ru.v55iS2.2592.g1755Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDelaqua, HugoLopes, Fernanda2019-10-07T22:07:29Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2592Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T22:07:29Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
title ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
spellingShingle ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
Delaqua, Hugo
trauma de tórax, toracotomia, anestesia peridural
Traumatologia
title_short ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
title_full ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
title_fullStr ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
title_full_unstemmed ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
title_sort ANESTESIA PERIDURAL EM CIRURGIA TORÁCICA, PÓS HEMOTÓRAX TRAUMÁTICO: UM RELATO DE CASO
author Delaqua, Hugo
author_facet Delaqua, Hugo
Lopes, Fernanda
author_role author
author2 Lopes, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delaqua, Hugo
Lopes, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv trauma de tórax, toracotomia, anestesia peridural
Traumatologia
topic trauma de tórax, toracotomia, anestesia peridural
Traumatologia
description RESUMO   O trauma torácico é uma das principais lesões nos pacientes atendidos nos prontos-socorros, presente em até 30% dos casos e representando cerca de 20% das mortes decorrentes de traumatismos, de tórax podem ser assistidos adequadamente apenas com suporte ventilatório, analgesia e drenagem de tórax. O trabalho teve como objetivo analisar o perfil de um paciente vítima de trauma torácico com necessidade de toracotomia associada a anestesia peridural. O presente relato de caso refere-se a um paciente internado aos cuidados da Cirurgia Torácica associado ao procedimento cirúrgico juntamente com a Equipe de Anestesistas do Hospital Norte do Paraná - HONPAR, no mês de outubro/2017. Paciente E.R.M, 36 anos, classificado como grau 2 pelos critérios de ASA, por tabagismo. Deu entrada no Pronto Socorro do HONPAR no dia 10/09/2017, após queda de aproximadamente 2 metros de altura (SIC), retornou ao Pronto Socorro, com queixa de dor intensa no local que piora durante o movimento, febre que iniciou após o primeiro dia de fratura, dispnéia de moderada intensidade. Inapetência e emagrecimento. Foi realizado novo raio-x de tórax derrame pleural e indicado drenagem de tórax. Paciente encaminhado para toracotomia de urgência. Esta modalidade anestésica utilizada com mais frequência em cirurgias torácicas e por muito tempo foi considerada a melhor opção para controle da dor. Além de analgesia eficaz, o bloqueio peridural alto atenua a resposta ao estresse cirúrgico e promove a manutenção favorável da homeostase com melhores desfecho. Como as complicações são de baixa incidência e de difícil quantificação, o perfil de segurança da anestesia peridural ainda não foi completamente elucidado. Dessa forma, a indicação do bloqueio peridural deve ser individualizada, até que mais estudos sejam realizados.   Palavras-Chaves: trauma de tórax, toracotomia, anestesia peridural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2592
10.46311/2318-0579.55.eUJ2592
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2592
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.55.eUJ2592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2592/1755
10.46311/ru.v55iS2.2592.g1755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 55 No. S2 (2018): Revista UNINGÁ Edição Especial Medicina 2; 1-9
Revista Uningá; v. 55 n. S2 (2018): Revista UNINGÁ Edição Especial Medicina 2; 1-9
2318-0579
10.46311/ru.v55iS2
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042165371633664