Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, NILZA MARTINS RAVAZOLI
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: ROMANHOLI, RENATA MARIA ZANARDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1062
Resumo: Nos últimos anos, as crianças com dificuldades escolares deixaram de serum problema apenas da área da educação e passaram a ser queixa freqüente da área desaúde. Desatenção, baixo rendimento escolar e comportamento agitado dos escolares éum desafio para os educadores, que muitas vezes não sabem lidar com a situação e tãopouco qual é a causa de tal comportamento. Através de levantamento bibliográfico oque se constatou é que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) éum dos diagnósticos mais comuns na fase escolar. Há uma estimativa de que 5,5 a 8,5%das crianças em idade escolar sofram do Transtorno de Déficit de Atenção comhiperatividade, mais de 30% das crianças que possuem inquietude associada àdesatenção e à impulsividade sendo classificadas como TDAH. Alguns autores relatamque, tem sido preocupante a emissão de diagnósticos de TDAH realizados porprofissionais não médicos. Isso ocorre devido à falsa crença que o diagnóstico pode serrealizado apenas com o uso de escalas respondidas por pais e professores. Um estudosobre programas educativos para educadores sobre TDAH se justifica frente a estecenário de tantas dúvidas a cerca do diagnóstico e tratamento do TDAH entre oseducadores. O objetivo deste estudo foi levantar, por meio de revisão da literatura,programas educativos para educadores sobre o diagnóstico de TDAH, necessidade eefetividade atual. Com base nos resultado conclui-se que há necessidade atual deProgramas Educativos sobre TDAH para educadores em todas as instancias da esfera dasaúde e educação e estes programas poderá ser importante na transformação do futurodas crianças com TDAH.
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