Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1062 |
Resumo: | Nos últimos anos, as crianças com dificuldades escolares deixaram de serum problema apenas da área da educação e passaram a ser queixa freqüente da área desaúde. Desatenção, baixo rendimento escolar e comportamento agitado dos escolares éum desafio para os educadores, que muitas vezes não sabem lidar com a situação e tãopouco qual é a causa de tal comportamento. Através de levantamento bibliográfico oque se constatou é que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) éum dos diagnósticos mais comuns na fase escolar. Há uma estimativa de que 5,5 a 8,5%das crianças em idade escolar sofram do Transtorno de Déficit de Atenção comhiperatividade, mais de 30% das crianças que possuem inquietude associada àdesatenção e à impulsividade sendo classificadas como TDAH. Alguns autores relatamque, tem sido preocupante a emissão de diagnósticos de TDAH realizados porprofissionais não médicos. Isso ocorre devido à falsa crença que o diagnóstico pode serrealizado apenas com o uso de escalas respondidas por pais e professores. Um estudosobre programas educativos para educadores sobre TDAH se justifica frente a estecenário de tantas dúvidas a cerca do diagnóstico e tratamento do TDAH entre oseducadores. O objetivo deste estudo foi levantar, por meio de revisão da literatura,programas educativos para educadores sobre o diagnóstico de TDAH, necessidade eefetividade atual. Com base nos resultado conclui-se que há necessidade atual deProgramas Educativos sobre TDAH para educadores em todas as instancias da esfera dasaúde e educação e estes programas poderá ser importante na transformação do futurodas crianças com TDAH. |
id |
UNINGA-1_98670ebee70c9ff1a3e746c9d68bf8a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1062 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atualNos últimos anos, as crianças com dificuldades escolares deixaram de serum problema apenas da área da educação e passaram a ser queixa freqüente da área desaúde. Desatenção, baixo rendimento escolar e comportamento agitado dos escolares éum desafio para os educadores, que muitas vezes não sabem lidar com a situação e tãopouco qual é a causa de tal comportamento. Através de levantamento bibliográfico oque se constatou é que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) éum dos diagnósticos mais comuns na fase escolar. Há uma estimativa de que 5,5 a 8,5%das crianças em idade escolar sofram do Transtorno de Déficit de Atenção comhiperatividade, mais de 30% das crianças que possuem inquietude associada àdesatenção e à impulsividade sendo classificadas como TDAH. Alguns autores relatamque, tem sido preocupante a emissão de diagnósticos de TDAH realizados porprofissionais não médicos. Isso ocorre devido à falsa crença que o diagnóstico pode serrealizado apenas com o uso de escalas respondidas por pais e professores. Um estudosobre programas educativos para educadores sobre TDAH se justifica frente a estecenário de tantas dúvidas a cerca do diagnóstico e tratamento do TDAH entre oseducadores. O objetivo deste estudo foi levantar, por meio de revisão da literatura,programas educativos para educadores sobre o diagnóstico de TDAH, necessidade eefetividade atual. Com base nos resultado conclui-se que há necessidade atual deProgramas Educativos sobre TDAH para educadores em todas as instancias da esfera dasaúde e educação e estes programas poderá ser importante na transformação do futurodas crianças com TDAH.Editora Uningá2012-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/106210.46311/2318-0579.33.eUJ1062Revista Uningá; Vol. 33 No. 1 (2012): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 33 n. 1 (2012): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v33i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1062/69210.46311/ru.v33i1.1062.g692Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBRITO, NILZA MARTINS RAVAZOLIROMANHOLI, RENATA MARIA ZANARDO2019-10-04T14:33:13Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1062Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T14:33:13Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
title |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
spellingShingle |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual BRITO, NILZA MARTINS RAVAZOLI |
title_short |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
title_full |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
title_fullStr |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
title_full_unstemmed |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
title_sort |
Programa educativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para educadores: uma necessidade atual |
author |
BRITO, NILZA MARTINS RAVAZOLI |
author_facet |
BRITO, NILZA MARTINS RAVAZOLI ROMANHOLI, RENATA MARIA ZANARDO |
author_role |
author |
author2 |
ROMANHOLI, RENATA MARIA ZANARDO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, NILZA MARTINS RAVAZOLI ROMANHOLI, RENATA MARIA ZANARDO |
description |
Nos últimos anos, as crianças com dificuldades escolares deixaram de serum problema apenas da área da educação e passaram a ser queixa freqüente da área desaúde. Desatenção, baixo rendimento escolar e comportamento agitado dos escolares éum desafio para os educadores, que muitas vezes não sabem lidar com a situação e tãopouco qual é a causa de tal comportamento. Através de levantamento bibliográfico oque se constatou é que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) éum dos diagnósticos mais comuns na fase escolar. Há uma estimativa de que 5,5 a 8,5%das crianças em idade escolar sofram do Transtorno de Déficit de Atenção comhiperatividade, mais de 30% das crianças que possuem inquietude associada àdesatenção e à impulsividade sendo classificadas como TDAH. Alguns autores relatamque, tem sido preocupante a emissão de diagnósticos de TDAH realizados porprofissionais não médicos. Isso ocorre devido à falsa crença que o diagnóstico pode serrealizado apenas com o uso de escalas respondidas por pais e professores. Um estudosobre programas educativos para educadores sobre TDAH se justifica frente a estecenário de tantas dúvidas a cerca do diagnóstico e tratamento do TDAH entre oseducadores. O objetivo deste estudo foi levantar, por meio de revisão da literatura,programas educativos para educadores sobre o diagnóstico de TDAH, necessidade eefetividade atual. Com base nos resultado conclui-se que há necessidade atual deProgramas Educativos sobre TDAH para educadores em todas as instancias da esfera dasaúde e educação e estes programas poderá ser importante na transformação do futurodas crianças com TDAH. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1062 10.46311/2318-0579.33.eUJ1062 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1062 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.33.eUJ1062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1062/692 10.46311/ru.v33i1.1062.g692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 33 No. 1 (2012): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 33 n. 1 (2012): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v33i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042162648481792 |