A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pottker, Caroline Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34
Resumo: Resumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD.
id UNINGA-1_deadbccabf7f10689687000619308f23
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/34
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWNResumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD.Editora Uningá2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/3410.46311/2318-0579.55.eUJ34Revista Uningá; Vol. 55 No. 2 (2018): Revista Uningá; 129-140Revista Uningá; v. 55 n. 2 (2018): Revista Uningá; 129-1402318-057910.46311/ru.v55i2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/34/169010.46311/ru.v55i2.34.g1690Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca dePottker, Caroline Andrea2019-10-07T21:45:11Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/34Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T21:45:11Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de
title_short A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_full A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
author Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de
author_facet Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de
Pottker, Caroline Andrea
author_role author
author2 Pottker, Caroline Andrea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de
Pottker, Caroline Andrea
description Resumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34
10.46311/2318-0579.55.eUJ34
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.55.eUJ34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34/1690
10.46311/ru.v55i2.34.g1690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 55 No. 2 (2018): Revista Uningá; 129-140
Revista Uningá; v. 55 n. 2 (2018): Revista Uningá; 129-140
2318-0579
10.46311/ru.v55i2
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042159454519296