A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34 |
Resumo: | Resumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD. |
id |
UNINGA-1_deadbccabf7f10689687000619308f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/34 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWNResumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD.Editora Uningá2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/3410.46311/2318-0579.55.eUJ34Revista Uningá; Vol. 55 No. 2 (2018): Revista Uningá; 129-140Revista Uningá; v. 55 n. 2 (2018): Revista Uningá; 129-1402318-057910.46311/ru.v55i2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/34/169010.46311/ru.v55i2.34.g1690Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca dePottker, Caroline Andrea2019-10-07T21:45:11Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/34Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T21:45:11Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
title |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de |
title_short |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_full |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
title_sort |
A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN |
author |
Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de |
author_facet |
Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de Pottker, Caroline Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Pottker, Caroline Andrea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Piedade, Janiele Cristina Fonseca de Pottker, Caroline Andrea |
description |
Resumo: Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá e tem como objetivo apresentar a importância da educação psicomotora para o desenvolvimento psicomotor da criança com síndrome de down. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores, de artigos a partir de 2005, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação. A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, que acarreta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da psicomotricidade e do desenvolvimento social e cognitivo. Quanto a psicomotricidade, a criança com Síndrome de Down tem dificuldade de organização espaço temporal, equilíbrio, coordenação motora fina e coordenação dinâmica global. Diante disto, é importante a realização da educação psicomotora, que pode propiciar o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Constatamos que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão interligados e estes, relacionados à evolução da criança com SD. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34 10.46311/2318-0579.55.eUJ34 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.55.eUJ34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/34/1690 10.46311/ru.v55i2.34.g1690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 55 No. 2 (2018): Revista Uningá; 129-140 Revista Uningá; v. 55 n. 2 (2018): Revista Uningá; 129-140 2318-0579 10.46311/ru.v55i2 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042159454519296 |