USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPOLADOR, GABRIELA FAVERO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: NISHIYAMA, SHEILA ALEXANDRA BELINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1276
Resumo: A enfermagem é arte de cuidar e tem como papel a prevençãoe promoção a saúde. Sendo assim é preciso ver opaciente como um todo, focando no estado geral do mesmo.Com esta revisão procurou-se ilustrar o efeito imunomoduladorda vitamina D e o seu potencial papel no desenvolvimentona esclerose múltipla e respectivo contributo terapêutico.A esclerose múltipla (EM) é uma doença idiopática,caracterizada pela ocorrência de múltiplos focos dedesmielinização do sistema nervoso central, tornando-auma das causas mais comuns de incapacidade em adultosjovens. Os sintomas podem ser confundidos com os de outrasdoenças do sistema nervoso central, dificultando o seudiagnóstico. Os tratamentos oferecidos atualmente buscamreduzir a atividade inflamatória e os surtos causados peladoença que podem deixar sequelas. A interação da vitaminaD com o sistema imunológico vem sendo alvo de umnúmero crescente de publicações nos últimos anos. É reconhecidoseu papel na homeostase do organismo, além dosefeitos imunomoduladores. Estudos recentes têm relacionadoà vitamina D ao tratamento de várias doenças autoimunes,incluindo a EM. Assim, o presente artigo teve porobjetivo fazer uma revisão dos diversos tratamentos paraesclerose múltipla e o papel imunomodulador da vitaminaD como tratamento alternativo e/ou complementar parapacientes acometidos por essa doença autoimune.
id UNINGA-1_e4d1f12ba8b32884574adf116d648386
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1276
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLAA enfermagem é arte de cuidar e tem como papel a prevençãoe promoção a saúde. Sendo assim é preciso ver opaciente como um todo, focando no estado geral do mesmo.Com esta revisão procurou-se ilustrar o efeito imunomoduladorda vitamina D e o seu potencial papel no desenvolvimentona esclerose múltipla e respectivo contributo terapêutico.A esclerose múltipla (EM) é uma doença idiopática,caracterizada pela ocorrência de múltiplos focos dedesmielinização do sistema nervoso central, tornando-auma das causas mais comuns de incapacidade em adultosjovens. Os sintomas podem ser confundidos com os de outrasdoenças do sistema nervoso central, dificultando o seudiagnóstico. Os tratamentos oferecidos atualmente buscamreduzir a atividade inflamatória e os surtos causados peladoença que podem deixar sequelas. A interação da vitaminaD com o sistema imunológico vem sendo alvo de umnúmero crescente de publicações nos últimos anos. É reconhecidoseu papel na homeostase do organismo, além dosefeitos imunomoduladores. Estudos recentes têm relacionadoà vitamina D ao tratamento de várias doenças autoimunes,incluindo a EM. Assim, o presente artigo teve porobjetivo fazer uma revisão dos diversos tratamentos paraesclerose múltipla e o papel imunomodulador da vitaminaD como tratamento alternativo e/ou complementar parapacientes acometidos por essa doença autoimune.Editora Uningá2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/127610.46311/2318-0579.47.eUJ1276Revista Uningá; Vol. 47 No. 2 (2016): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 47 n. 2 (2016): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v47i2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1276/89710.46311/ru.v47i2.1276.g897Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessESPOLADOR, GABRIELA FAVERONISHIYAMA, SHEILA ALEXANDRA BELINI2019-10-04T17:10:39Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1276Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T17:10:39Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
title USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
spellingShingle USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
ESPOLADOR, GABRIELA FAVERO
title_short USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_full USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_fullStr USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_full_unstemmed USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
title_sort USO DA VITAMINA D COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
author ESPOLADOR, GABRIELA FAVERO
author_facet ESPOLADOR, GABRIELA FAVERO
NISHIYAMA, SHEILA ALEXANDRA BELINI
author_role author
author2 NISHIYAMA, SHEILA ALEXANDRA BELINI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESPOLADOR, GABRIELA FAVERO
NISHIYAMA, SHEILA ALEXANDRA BELINI
description A enfermagem é arte de cuidar e tem como papel a prevençãoe promoção a saúde. Sendo assim é preciso ver opaciente como um todo, focando no estado geral do mesmo.Com esta revisão procurou-se ilustrar o efeito imunomoduladorda vitamina D e o seu potencial papel no desenvolvimentona esclerose múltipla e respectivo contributo terapêutico.A esclerose múltipla (EM) é uma doença idiopática,caracterizada pela ocorrência de múltiplos focos dedesmielinização do sistema nervoso central, tornando-auma das causas mais comuns de incapacidade em adultosjovens. Os sintomas podem ser confundidos com os de outrasdoenças do sistema nervoso central, dificultando o seudiagnóstico. Os tratamentos oferecidos atualmente buscamreduzir a atividade inflamatória e os surtos causados peladoença que podem deixar sequelas. A interação da vitaminaD com o sistema imunológico vem sendo alvo de umnúmero crescente de publicações nos últimos anos. É reconhecidoseu papel na homeostase do organismo, além dosefeitos imunomoduladores. Estudos recentes têm relacionadoà vitamina D ao tratamento de várias doenças autoimunes,incluindo a EM. Assim, o presente artigo teve porobjetivo fazer uma revisão dos diversos tratamentos paraesclerose múltipla e o papel imunomodulador da vitaminaD como tratamento alternativo e/ou complementar parapacientes acometidos por essa doença autoimune.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1276
10.46311/2318-0579.47.eUJ1276
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1276
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.47.eUJ1276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1276/897
10.46311/ru.v47i2.1276.g897
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 47 No. 2 (2016): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 47 n. 2 (2016): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v47i2
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163666649088