Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS, ALINE
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/643
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o processode vivência e assimilação da cultura negra por meio de uma propostapluricultural de dança-arte-educação. Para tanto, foi necessário abordaraspectos das manifestações culturais negras, levando à reflexão de suacaracterização e constituição histórica; estudar a proposta pluricultural dedança-arte-educação de Santos (2002), no sentido de ampliar aspossibilidades de trabalho com a cultura negra; vivenciar a proposta dedança-arte-educação com adolescentes, favorecendo os elementosculturais do hip-hop; perceber o processo de vivência, interpretação eassimilação da cultura negra pelos adolescentes, visando entender comoeles lidam com este campo do conhecimento. O estudo, caracterizadocomo pesquisa-ação, foi desenvolvido com 30 adolescentes do CentroCultural Menino Jesus, como forma de oportunizar o contato com acultura negra por meio da proposta. A coleta de dados deu-se por meio deobservações participativas e entrevistas coletivas, sendo esta últimarealizada em três fases, a primeira diagnóstica e as demais realizadas noprocesso de desenvolvimento das aulas e finalização das vivências. Osresultados apontaram a criação de vínculos entre alunos e o movimentohip-hop, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades edesmistificando os preconceitos existentes para com outras culturas.
id UNINGA-1_ecbacdecdce5f2fe7747d6bf90dd436b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/643
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educaçãoO presente estudo teve como objetivo investigar o processode vivência e assimilação da cultura negra por meio de uma propostapluricultural de dança-arte-educação. Para tanto, foi necessário abordaraspectos das manifestações culturais negras, levando à reflexão de suacaracterização e constituição histórica; estudar a proposta pluricultural dedança-arte-educação de Santos (2002), no sentido de ampliar aspossibilidades de trabalho com a cultura negra; vivenciar a proposta dedança-arte-educação com adolescentes, favorecendo os elementosculturais do hip-hop; perceber o processo de vivência, interpretação eassimilação da cultura negra pelos adolescentes, visando entender comoeles lidam com este campo do conhecimento. O estudo, caracterizadocomo pesquisa-ação, foi desenvolvido com 30 adolescentes do CentroCultural Menino Jesus, como forma de oportunizar o contato com acultura negra por meio da proposta. A coleta de dados deu-se por meio deobservações participativas e entrevistas coletivas, sendo esta últimarealizada em três fases, a primeira diagnóstica e as demais realizadas noprocesso de desenvolvimento das aulas e finalização das vivências. Osresultados apontaram a criação de vínculos entre alunos e o movimentohip-hop, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades edesmistificando os preconceitos existentes para com outras culturas.Editora Uningá2008-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/64310.46311/2318-0579.15.eUJ643Revista Uningá; Vol. 15 No. 1 (2008): Revista UningáRevista Uningá; v. 15 n. 1 (2008): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v15i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/643/29310.46311/ru.v15i1.643.g293Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, ALINE2019-10-01T20:00:46Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/643Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:00:46Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
title Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
spellingShingle Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
DOS SANTOS, ALINE
title_short Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
title_full Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
title_fullStr Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
title_full_unstemmed Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
title_sort Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
author DOS SANTOS, ALINE
author_facet DOS SANTOS, ALINE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS, ALINE
description O presente estudo teve como objetivo investigar o processode vivência e assimilação da cultura negra por meio de uma propostapluricultural de dança-arte-educação. Para tanto, foi necessário abordaraspectos das manifestações culturais negras, levando à reflexão de suacaracterização e constituição histórica; estudar a proposta pluricultural dedança-arte-educação de Santos (2002), no sentido de ampliar aspossibilidades de trabalho com a cultura negra; vivenciar a proposta dedança-arte-educação com adolescentes, favorecendo os elementosculturais do hip-hop; perceber o processo de vivência, interpretação eassimilação da cultura negra pelos adolescentes, visando entender comoeles lidam com este campo do conhecimento. O estudo, caracterizadocomo pesquisa-ação, foi desenvolvido com 30 adolescentes do CentroCultural Menino Jesus, como forma de oportunizar o contato com acultura negra por meio da proposta. A coleta de dados deu-se por meio deobservações participativas e entrevistas coletivas, sendo esta últimarealizada em três fases, a primeira diagnóstica e as demais realizadas noprocesso de desenvolvimento das aulas e finalização das vivências. Osresultados apontaram a criação de vínculos entre alunos e o movimentohip-hop, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades edesmistificando os preconceitos existentes para com outras culturas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/643
10.46311/2318-0579.15.eUJ643
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/643
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.15.eUJ643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/643/293
10.46311/ru.v15i1.643.g293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 15 No. 1 (2008): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 15 n. 1 (2008): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v15i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042161113366528