EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRAGA, PATRÍCIA VERRI
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FREITAS, GEYSE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1242
Resumo: Excipientes são substâncias adicionadas às formulaçõesfarmacêuticas e têm a função de garantir a estabilidade e aspropriedades dos medicamentos além de melhorarem ascaracterísticas organolépticas e consequentemente, a aceitaçãodos medicamentos pelos pacientes. Diferentes estudosvêm demonstrando que os excipientes não estão isentos dorisco de causar reações adversas. A escolha dos excipientesdepende de vários fatores: as características e propriedadesdo fármaco veiculado, a dose, o tamanho da cápsula a serutilizada e o custo do excipiente, a solubilidade, o tamanhoe forma de partículas do fármaco. O excipiente é consideradoum produto inerte em termos de atividade biológica,no entanto, podem influenciar as propriedades de enchimento,estabilidade e liberação do fármaco. Para garantir ahomogeneidade de conteúdo, os pós que incluem fármaco eporção inerte (excipientes) devem assegurar uma misturade pó uniforme. São necessários cuidados extras duranteo processo de mistura dos pós, pois, a falta de homogeneidadepode resultar em graves consequências terapêuticas.Para o sucesso de uma encapsulação são necessários que ofármaco e os excipientes utilizados sejam compatíveis entresi para gerar um produto estável, eficaz, atraente, fácil deadministrar e seguro. Alguns fármacos apresentam característicasparticulares físico-químicas e de compatibilidade,e neste caso, devem ser selecionados excipientes adequadosaos mesmos.
id UNINGA-1_f0dfe711baab18dcd9a561c6d2709734
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1242
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVASExcipientes são substâncias adicionadas às formulaçõesfarmacêuticas e têm a função de garantir a estabilidade e aspropriedades dos medicamentos além de melhorarem ascaracterísticas organolépticas e consequentemente, a aceitaçãodos medicamentos pelos pacientes. Diferentes estudosvêm demonstrando que os excipientes não estão isentos dorisco de causar reações adversas. A escolha dos excipientesdepende de vários fatores: as características e propriedadesdo fármaco veiculado, a dose, o tamanho da cápsula a serutilizada e o custo do excipiente, a solubilidade, o tamanhoe forma de partículas do fármaco. O excipiente é consideradoum produto inerte em termos de atividade biológica,no entanto, podem influenciar as propriedades de enchimento,estabilidade e liberação do fármaco. Para garantir ahomogeneidade de conteúdo, os pós que incluem fármaco eporção inerte (excipientes) devem assegurar uma misturade pó uniforme. São necessários cuidados extras duranteo processo de mistura dos pós, pois, a falta de homogeneidadepode resultar em graves consequências terapêuticas.Para o sucesso de uma encapsulação são necessários que ofármaco e os excipientes utilizados sejam compatíveis entresi para gerar um produto estável, eficaz, atraente, fácil deadministrar e seguro. Alguns fármacos apresentam característicasparticulares físico-químicas e de compatibilidade,e neste caso, devem ser selecionados excipientes adequadosaos mesmos.Editora Uningá2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/124210.46311/2318-0579.46.eUJ1242Revista Uningá; Vol. 46 No. 1 (2015): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 46 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v46i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1242/86410.46311/ru.v46i1.1242.g864Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessFRAGA, PATRÍCIA VERRIFREITAS, GEYSE2019-10-04T16:47:57Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1242Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T16:47:57Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
title EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
spellingShingle EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
FRAGA, PATRÍCIA VERRI
title_short EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
title_full EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
title_fullStr EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
title_sort EXCIPIENTES COMUMENTE UTILIZADOS EM CÁPSULAS E NOVAS PERSPECTIVAS
author FRAGA, PATRÍCIA VERRI
author_facet FRAGA, PATRÍCIA VERRI
FREITAS, GEYSE
author_role author
author2 FREITAS, GEYSE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRAGA, PATRÍCIA VERRI
FREITAS, GEYSE
description Excipientes são substâncias adicionadas às formulaçõesfarmacêuticas e têm a função de garantir a estabilidade e aspropriedades dos medicamentos além de melhorarem ascaracterísticas organolépticas e consequentemente, a aceitaçãodos medicamentos pelos pacientes. Diferentes estudosvêm demonstrando que os excipientes não estão isentos dorisco de causar reações adversas. A escolha dos excipientesdepende de vários fatores: as características e propriedadesdo fármaco veiculado, a dose, o tamanho da cápsula a serutilizada e o custo do excipiente, a solubilidade, o tamanhoe forma de partículas do fármaco. O excipiente é consideradoum produto inerte em termos de atividade biológica,no entanto, podem influenciar as propriedades de enchimento,estabilidade e liberação do fármaco. Para garantir ahomogeneidade de conteúdo, os pós que incluem fármaco eporção inerte (excipientes) devem assegurar uma misturade pó uniforme. São necessários cuidados extras duranteo processo de mistura dos pós, pois, a falta de homogeneidadepode resultar em graves consequências terapêuticas.Para o sucesso de uma encapsulação são necessários que ofármaco e os excipientes utilizados sejam compatíveis entresi para gerar um produto estável, eficaz, atraente, fácil deadministrar e seguro. Alguns fármacos apresentam característicasparticulares físico-químicas e de compatibilidade,e neste caso, devem ser selecionados excipientes adequadosaos mesmos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1242
10.46311/2318-0579.46.eUJ1242
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1242
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.46.eUJ1242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1242/864
10.46311/ru.v46i1.1242.g864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 46 No. 1 (2015): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 46 n. 1 (2015): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v46i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163287064576