AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE BULLYING EM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE IPATINGA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1589 |
Resumo: | Bullying é um comportamento de agressão/vitimização, mais notórionas instituições escolares atualmente. Tal comportamento se manifestapor atos repetidos de agressão física, discriminação e intimidaçãoa pessoas ou grupos. Por ser um tema de grande relevância socialem que os adolescentes estão envolvidos, faz-se importante adquiririnformações para ajudar no enfrentamento desse grave problema. Oobjetivo deste estudo foi averiguar fatores relacionados ao bullyingentre adolescentes nas escolas do município de Ipatinga, Minas Gerais.A pesquisa avaliou 331 alunos entre 12 e 17 anos do ensino fundamentale médio de três escolas públicas e uma particular do municípiode Ipatinga. Um questionário foi distribuído para cada adolescentee respondido na presença do pesquisador, para melhor esclarecimentoa respeito das perguntas. Foram realizadas análises descritivasde todas as informações coletadas por meio de tabelas de distribuiçãode frequências e medidas de tendência central e variabilidade.Para a avaliação de possíveis associações, foram utilizados ostestes qui-quadrado de Pearson, t-Student ou Mann-Whitney. Nasanálises, foi considerado um nível de significância de 5%. A prevalênciade bullying entre os escolares foi de 47,2%. O tipo predominantefoi xingar, colocar apelido ou rir do colega (58,9%), seguidopor contar mentira ou fazer fofoca (21,3%). Após ser vítima do bullying,31,3% não se incomodaram; 22,5% sentiram raiva; 21,6%sentiram-se mal e 17,6% ficaram preocupados sobre o que os outrospensariam deles. A maioria das vítimas (70,1%) não teve ajuda doprofessor para não sofrerem bullying novamente, porque estes nãotinham conhecimento da ofensa. Houve associação significativa entreos estudantes que sofreram e também praticaram bullying (p < 0,05).O bullying tem alta incidência entre os escolares. O tipo prevalentefoi xingar, colocar apelido ou rir do adolescente. O aluno que é vítimapratica mais bullying em relação a quem nunca sofreu essa formade violência. |
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AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE BULLYING EM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE IPATINGABullying é um comportamento de agressão/vitimização, mais notórionas instituições escolares atualmente. Tal comportamento se manifestapor atos repetidos de agressão física, discriminação e intimidaçãoa pessoas ou grupos. Por ser um tema de grande relevância socialem que os adolescentes estão envolvidos, faz-se importante adquiririnformações para ajudar no enfrentamento desse grave problema. Oobjetivo deste estudo foi averiguar fatores relacionados ao bullyingentre adolescentes nas escolas do município de Ipatinga, Minas Gerais.A pesquisa avaliou 331 alunos entre 12 e 17 anos do ensino fundamentale médio de três escolas públicas e uma particular do municípiode Ipatinga. Um questionário foi distribuído para cada adolescentee respondido na presença do pesquisador, para melhor esclarecimentoa respeito das perguntas. Foram realizadas análises descritivasde todas as informações coletadas por meio de tabelas de distribuiçãode frequências e medidas de tendência central e variabilidade.Para a avaliação de possíveis associações, foram utilizados ostestes qui-quadrado de Pearson, t-Student ou Mann-Whitney. Nasanálises, foi considerado um nível de significância de 5%. A prevalênciade bullying entre os escolares foi de 47,2%. O tipo predominantefoi xingar, colocar apelido ou rir do colega (58,9%), seguidopor contar mentira ou fazer fofoca (21,3%). Após ser vítima do bullying,31,3% não se incomodaram; 22,5% sentiram raiva; 21,6%sentiram-se mal e 17,6% ficaram preocupados sobre o que os outrospensariam deles. A maioria das vítimas (70,1%) não teve ajuda doprofessor para não sofrerem bullying novamente, porque estes nãotinham conhecimento da ofensa. Houve associação significativa entreos estudantes que sofreram e também praticaram bullying (p < 0,05).O bullying tem alta incidência entre os escolares. O tipo prevalentefoi xingar, colocar apelido ou rir do adolescente. O aluno que é vítimapratica mais bullying em relação a quem nunca sofreu essa formade violência.Editora Uningá2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1589Uningá Review ; Vol. 20 No. 2 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 20 n. 2 (2014): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1589/1199Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessLEMOS, LAÍS DUARTE SALASANTOS, LARISSA DAVIDALVES, MIKAELY CRISTINA DOS SANTOSALMEIDA, LEONARDO DE SOUZA2019-10-09T16:28:54Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1589Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T16:28:54UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
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