Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhle, Rita de Cássia Spréa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64708
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sergio Antônio Antoniuk
id UFPR_e7410ab5fb9a565f18eb4bebe8edf32c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64708
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Uhle, Rita de Cássia SpréaLöhr, Suzane Schmidlin, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteAntoniuk, Sérgio Antônio, 1955-2022-02-24T19:57:58Z2022-02-24T19:57:58Z2015https://hdl.handle.net/1884/64708Orientador: Prof. Dr. Sergio Antônio AntoniukCoorientadora: Prof.a Dr.a Suzane S. LöhrDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 31/07/2015Inclui referências: p. 85-98Resumo: O Bullying é uma ação de violência repetida que ocorre em ambiente escolar, praticada por um agressor (Bullie) ou um grupo deles, com intenção de causar mal a uma ou mais vítimas. O Cyberbullying é uma forma virtual do Bullying que se caracteriza por usar a internet, em mídias sociais, para a agressão. O Bullying e o Cyberbullying divergem em relação à presença do agressor, da vítima e do público espectador, já que o Cyberbullie, assim como o público, pode permanecer anônimo. Ambas são práticas incômodas e causam constrangimento moral e psicológico. Compreende-se que é necessário aprofundar os estudos relativos a esta temática, para elucidar este subcapítulo da violência e de suas consequências visando melhorar a qualidade de vida da população infanto-adolescente. Objetivos: Os objetivos foram verificar a prevalência de Bullying, Bullie, Cyberbullying e Cyberbullie entre estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Curitiba e como esta problemática se manifesta. Método de análise de dados: Foi realizado um estudo observacional e analítico, com coleta de dados para avaliação da prevalência de Bullying e Cyberbullying em âmbito escolar, caracterizando uma pesquisa exploratória e explicativa. Os dados foram levantados por meio de questionários respondidos on-line pelos participantes. O questionário com 38 questões fechadas e 2 abertas foi elaborado e aplicado, cujos dados foram exportados para o Programa Statistica v.8.0 (Statsoft®). Para avaliar a associação entre as variáveis foram usados o teste exato de Fisher e o teste de Qui-quadrado. Para análise multivariada foram ajustados modelos de Regressão Logística e usado o teste de Wald; valores de odds ratio (OR) com intervalos de confiança de 95%. Valores de p<0,05 indicaram significância estatística. Resultados: A amostra foi composta por 478 estudantes da 6.o a 9.o ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, destes, 210 estudavam em escola pública (43,9%) e 268 de escola particular (56,1%). A faixa etária dos estudantes foi de 8 a 19 anos, com média de idade 12,7 ± 1,9 anos. As prevalências encontradas foram Bullying 64,0%, Bullie 36,62% de Cyberbullying 52,1% e Cyberbullye 15,3%.O Bullying do tipo verbal declarado foi o mais utilizado em 74,0% dos casos (apelido, humilhação, xingamento, ameaça, risadas e apontar). Verificouse aumento da possibilidade de sofrer Cyberbullying em vítimas de Bullying (p<0,01; OR: 8,2; IC95%: 5,3 - 12,7). O Bullie foi associado à Cyberbullie (p<0,01; OR: 10,8; IC95%: 5,8 - 20,0). Foi identificada maior prevalência do Cyberbullying em escolas particulares: (OR: 1,9 IC 95%: 1,1 - 3,2). Discussão: A prevalência de Bullying e de Cyberbullying encontrada foi equivalente à literatura. Foi encontrada associação entre sofrer Bullying e sofrer Cyberbullying. Os estudantes de sexo masculino apresentaram duas vezes mais chance de praticar Bullying (Bullie) do que os de sexo feminino. A prática de Cyberbullying foi significativamente associada aos estudantes de escolas particulares. A maioria da amostra estudada contou para alguém que sofre Bullying. O sentimento do Bullie e do Cyberbullie associado com maior frequência em relação à prática desta violência foi indiferença enquanto as vítimas mencionaram sentimentos de tristeza, raiva, medo e revolta. Palavras-chave: Bullying. Vítimas. Escola. Violência. Cyberbullying.Abstract: Bullying is a repeated violent action that occurs in the school environment, practiced by an aggressor (Bullie) or a group of them, with intent to cause harm to one or more victims. Cyberbullying is a virtual form of bullying which is characterized by using the internet, social media, for aggression. Bullying and Cyberbullying differ regarding the presence of the offender, the victim and the viewing public, since the Cyberbullie, as well as the public, can remain anonymous. Both practices are uncomfortable and cause moral and psychological embarrassment. It is understood that it is necessary to deepen the studies on this subject, to elucidate this subchapter violence and its consequences to improve the quality of life of children and adolescents. Objectives: The objectives were to determine the prevalence of bullying, Bullie, Cyberbullying and Cyberbullie between students from Elementary and High School from Curitiba and how this problem manifests itself. Method of data analysis: An observational and analytical study was conducted, with data collection to assess the prevalence of bullying and cyberbullying in the school setting, featuring an exploratory and explanatory research. Data were collected through questionnaires answered online by the participants. We developed and implemented online questionnaire with 38 closed questions and 2 open, whose data were exported to the program Statistica v.8.0 (Statsoft®). To evaluate the association between variables were used the Fisher exact test and the chi-square test. For multivariate analysis were adjusted logistic regression models and used the Wald test; odds ratios (OR) with 95% confidence intervals. P values <0.05 were considered statistically significant. Results: The sample consisted of 478 students from 6th to 9th grade of elementary school and high school, of whom 210 were studying in public schools (43.9%) and 268 from private schools (56.1%). The age range of students was 8-19 years, mean age 12.7 ± 1.9 years. Prevalence rates were 64.0% Bullying, Cyberbullying Bullie 36.62% to 52.1% and 15.3% .The Cyberbullye Bullying declared verbal type was the most used in 74.0% of cases (name, humiliation, name calling, threatening, laughing and pointing An increase of the possibility of suffering Cyberbullying victims of bullying (p<0.01; OR: 8.2; 95% CI: 5.3 to 12.7). The Bullie was associated the Cyberbullie (p<0.01; OR: 10.8; 95% CI: 5.8 to 20.0). It was identified higher prevalence of cyberbullying in private schools: (OR: 1.9; 95% CI: 1.1 ... - 3.2) Discussion: The prevalence of Bullying and Cyberbullying found was equivalent to literature significant association was found between suffering Bullying and Cyberbullying The suffering of male students were twice as likely to practice Bullying (Bullie) than the female. The practice of Cyberbullying was associated with students from private schools. Most of the study population told someone that was suffering Bullying. The feeling of Bullie and Cyberbullie associated most frequently with regard to practice this violence was indifference while the victims mentioned feelings of sadness, anger, fear and anger. Keywords: Bullying. Victims. School. Violence. Cyberbullying.131 p. : il.application/pdfAssédio nas escolasAssédio virtualCriançasAdolescentesPediatriaAssédioViolênciaCyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RITA DE CASSIA SPREA UHLE.pdfapplication/pdf5068595https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64708/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20SPREA%20UHLE.pdfe00cff2bac1c5404334f3397b5839127MD51open access1884/647082022-02-24 16:57:58.572open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64708Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-24T19:57:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
title Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
spellingShingle Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
Uhle, Rita de Cássia Spréa
Assédio nas escolas
Assédio virtual
Crianças
Adolescentes
Pediatria
Assédio
Violência
title_short Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
title_full Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
title_fullStr Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
title_sort Cyberbullying e bullying entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio
author Uhle, Rita de Cássia Spréa
author_facet Uhle, Rita de Cássia Spréa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Löhr, Suzane Schmidlin, 1958-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhle, Rita de Cássia Spréa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955-
contributor_str_mv Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
Assédio virtual
Crianças
Adolescentes
Pediatria
Assédio
Violência
topic Assédio nas escolas
Assédio virtual
Crianças
Adolescentes
Pediatria
Assédio
Violência
description Orientador: Prof. Dr. Sergio Antônio Antoniuk
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-24T19:57:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-24T19:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64708
url https://hdl.handle.net/1884/64708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64708/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20SPREA%20UHLE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e00cff2bac1c5404334f3397b5839127
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860711187480576