PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARANGONI, SÔNIA REGINA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GAVIOLI, AROLDO, BERALDO, BARBARA RECCANELLO, DE OLIVEIRA, MAGDA LÚCIA FÉLIX
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2034
Resumo: O fenômeno das drogas está presente desde os primórdiosda humanidade e no universo feminino houve umcrescimento do consumo nos últimos anos, criando novosdesafios à saúde materno-infantil, devido seus efeitosdeletérios no binômio. O objetivo foi caracterizar o perfilsociodemográfico das mulheres usuárias de álcool e outrasdrogas na gravidez. Trata-se de um estudo descritivo eexploratório através de análise documental. A populaçãofoi composta por 57 gestantes internadas em hospitalescola entre 2008 a 2015. Os dados foram submetidos àanálise descritiva simples e atendeu os preceitos éticos empesquisa com seres humanos. O perfil sociodemográficoencontrado foi predominante de gestantes jovens, combaixa escolaridade e sem vinculo empregatício, nove viviaem situação de rua. A droga ilícita mais utilizada foi àcocaína, tanto na forma em pó quanto na forma de crack,enquanto as drogas lícitas foram o derivado do tabacoseguido da bebida alcoólica. O principal motivo deinternação foi as intercorrências obstétricas, elas tinhambaixa adesão ao pré-natal, indicando que o serviço desaúde teve dificuldade em acessá-las. O principal desfechoencontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, com um períodode internação superior ao esperado e baixo vinculo afetivocom recém-nascido.
id UNINGA-2_55f61beef4f66de5246f670aacbeec65
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2034
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZO fenômeno das drogas está presente desde os primórdiosda humanidade e no universo feminino houve umcrescimento do consumo nos últimos anos, criando novosdesafios à saúde materno-infantil, devido seus efeitosdeletérios no binômio. O objetivo foi caracterizar o perfilsociodemográfico das mulheres usuárias de álcool e outrasdrogas na gravidez. Trata-se de um estudo descritivo eexploratório através de análise documental. A populaçãofoi composta por 57 gestantes internadas em hospitalescola entre 2008 a 2015. Os dados foram submetidos àanálise descritiva simples e atendeu os preceitos éticos empesquisa com seres humanos. O perfil sociodemográficoencontrado foi predominante de gestantes jovens, combaixa escolaridade e sem vinculo empregatício, nove viviaem situação de rua. A droga ilícita mais utilizada foi àcocaína, tanto na forma em pó quanto na forma de crack,enquanto as drogas lícitas foram o derivado do tabacoseguido da bebida alcoólica. O principal motivo deinternação foi as intercorrências obstétricas, elas tinhambaixa adesão ao pré-natal, indicando que o serviço desaúde teve dificuldade em acessá-las. O principal desfechoencontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, com um períodode internação superior ao esperado e baixo vinculo afetivocom recém-nascido.Editora Uningá2017-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2034Uningá Review ; Vol. 30 No. 3 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 30 n. 3 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2034/1626Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARANGONI, SÔNIA REGINAGAVIOLI, AROLDOBERALDO, BARBARA RECCANELLODE OLIVEIRA, MAGDA LÚCIA FÉLIX2019-10-09T21:01:49Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2034Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T21:01:49UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
title PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
spellingShingle PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
MARANGONI, SÔNIA REGINA
title_short PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
title_full PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
title_fullStr PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
title_full_unstemmed PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
title_sort PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DAS MULHERES USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA GRAVIDEZ
author MARANGONI, SÔNIA REGINA
author_facet MARANGONI, SÔNIA REGINA
GAVIOLI, AROLDO
BERALDO, BARBARA RECCANELLO
DE OLIVEIRA, MAGDA LÚCIA FÉLIX
author_role author
author2 GAVIOLI, AROLDO
BERALDO, BARBARA RECCANELLO
DE OLIVEIRA, MAGDA LÚCIA FÉLIX
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARANGONI, SÔNIA REGINA
GAVIOLI, AROLDO
BERALDO, BARBARA RECCANELLO
DE OLIVEIRA, MAGDA LÚCIA FÉLIX
description O fenômeno das drogas está presente desde os primórdiosda humanidade e no universo feminino houve umcrescimento do consumo nos últimos anos, criando novosdesafios à saúde materno-infantil, devido seus efeitosdeletérios no binômio. O objetivo foi caracterizar o perfilsociodemográfico das mulheres usuárias de álcool e outrasdrogas na gravidez. Trata-se de um estudo descritivo eexploratório através de análise documental. A populaçãofoi composta por 57 gestantes internadas em hospitalescola entre 2008 a 2015. Os dados foram submetidos àanálise descritiva simples e atendeu os preceitos éticos empesquisa com seres humanos. O perfil sociodemográficoencontrado foi predominante de gestantes jovens, combaixa escolaridade e sem vinculo empregatício, nove viviaem situação de rua. A droga ilícita mais utilizada foi àcocaína, tanto na forma em pó quanto na forma de crack,enquanto as drogas lícitas foram o derivado do tabacoseguido da bebida alcoólica. O principal motivo deinternação foi as intercorrências obstétricas, elas tinhambaixa adesão ao pré-natal, indicando que o serviço desaúde teve dificuldade em acessá-las. O principal desfechoencontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, com um períodode internação superior ao esperado e baixo vinculo afetivocom recém-nascido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2034
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2034/1626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 30 No. 3 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 30 n. 3 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042215007027200