DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOMINGUES, ALINE NATALIA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA, DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI, DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA, DIAS, JÉSSICA DAVID, SANTOS, KAREN DA SILVA, DE BORBA, KÁTIA PEREIRA, DORNELES, LETÍCIA LOPES, BICALHO, MARIANA BEZZON, SOARES, MIRELLE INÁCIO, REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS, GONÇALVES, NILCE, FONSECA, LUCIANA MARA MONTI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798
Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto deAprendizagem para inserção em uma aula de umadisciplina de pós-graduação em enfermagem, estimulandoo conhecimento e aprendizado sobre o uso de tecnologiaspró-ativas e inovadoras. Trata-se de um estudo de relatode experiência sobre a aplicação e avaliação de um objetovirtual de aprendizagem interativo em uma disciplina depós-graduação em enfermagem, realizado no primeirosemestre de 2015. Utilizou-se um Objeto de Aprendizagemproduzido no software Articulate Storyline® paraaplicação prática na disciplina. A amostra foi composta de29 discentes matriculados na disciplina. Para a avaliaçãoda experiência dos alunos foi elaborado um instrumentona ferramenta Formulário do Google Drive®.Posteriormente, o Objeto de Aprendizagem gerado foihospedada na plataforma moodle. A inserção do Objetode Aprendizagem na disciplina demonstrou ser umaforma atual e inovadora do uso de Tecnologias deInformação e Comunicação dentro do processo de ensinoe de aprendizagem em tempo real, atendendo asexpectativas dos participantes e trazendo uma interaçãorápida e eficaz dos discentes com a mesma. Notou-seintenso interesse e interação com a simulação, bem comoum grande índice de acertos nas tarefas.
id UNINGA-2_58177f5bbc6f8a59a0e1f015ed7159c7
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1798
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃOEste artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto deAprendizagem para inserção em uma aula de umadisciplina de pós-graduação em enfermagem, estimulandoo conhecimento e aprendizado sobre o uso de tecnologiaspró-ativas e inovadoras. Trata-se de um estudo de relatode experiência sobre a aplicação e avaliação de um objetovirtual de aprendizagem interativo em uma disciplina depós-graduação em enfermagem, realizado no primeirosemestre de 2015. Utilizou-se um Objeto de Aprendizagemproduzido no software Articulate Storyline® paraaplicação prática na disciplina. A amostra foi composta de29 discentes matriculados na disciplina. Para a avaliaçãoda experiência dos alunos foi elaborado um instrumentona ferramenta Formulário do Google Drive®.Posteriormente, o Objeto de Aprendizagem gerado foihospedada na plataforma moodle. A inserção do Objetode Aprendizagem na disciplina demonstrou ser umaforma atual e inovadora do uso de Tecnologias deInformação e Comunicação dentro do processo de ensinoe de aprendizagem em tempo real, atendendo asexpectativas dos participantes e trazendo uma interaçãorápida e eficaz dos discentes com a mesma. Notou-seintenso interesse e interação com a simulação, bem comoum grande índice de acertos nas tarefas.Editora Uningá2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798Uningá Review ; Vol. 26 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 26 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798/1404Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOMINGUES, ALINE NATALIACOSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSADE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONIDOS SANTOS, FABIANA CRISTINADIAS, JÉSSICA DAVIDSANTOS, KAREN DA SILVADE BORBA, KÁTIA PEREIRADORNELES, LETÍCIA LOPESBICALHO, MARIANA BEZZONSOARES, MIRELLE INÁCIOREIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDASGONÇALVES, NILCEFONSECA, LUCIANA MARA MONTI2019-10-09T17:53:05Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1798Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:53:05UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
title DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
DOMINGUES, ALINE NATALIA
title_short DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_full DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
author DOMINGUES, ALINE NATALIA
author_facet DOMINGUES, ALINE NATALIA
COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA
DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI
DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA
DIAS, JÉSSICA DAVID
SANTOS, KAREN DA SILVA
DE BORBA, KÁTIA PEREIRA
DORNELES, LETÍCIA LOPES
BICALHO, MARIANA BEZZON
SOARES, MIRELLE INÁCIO
REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS
GONÇALVES, NILCE
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI
author_role author
author2 COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA
DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI
DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA
DIAS, JÉSSICA DAVID
SANTOS, KAREN DA SILVA
DE BORBA, KÁTIA PEREIRA
DORNELES, LETÍCIA LOPES
BICALHO, MARIANA BEZZON
SOARES, MIRELLE INÁCIO
REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS
GONÇALVES, NILCE
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOMINGUES, ALINE NATALIA
COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA
DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI
DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA
DIAS, JÉSSICA DAVID
SANTOS, KAREN DA SILVA
DE BORBA, KÁTIA PEREIRA
DORNELES, LETÍCIA LOPES
BICALHO, MARIANA BEZZON
SOARES, MIRELLE INÁCIO
REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS
GONÇALVES, NILCE
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI
description Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto deAprendizagem para inserção em uma aula de umadisciplina de pós-graduação em enfermagem, estimulandoo conhecimento e aprendizado sobre o uso de tecnologiaspró-ativas e inovadoras. Trata-se de um estudo de relatode experiência sobre a aplicação e avaliação de um objetovirtual de aprendizagem interativo em uma disciplina depós-graduação em enfermagem, realizado no primeirosemestre de 2015. Utilizou-se um Objeto de Aprendizagemproduzido no software Articulate Storyline® paraaplicação prática na disciplina. A amostra foi composta de29 discentes matriculados na disciplina. Para a avaliaçãoda experiência dos alunos foi elaborado um instrumentona ferramenta Formulário do Google Drive®.Posteriormente, o Objeto de Aprendizagem gerado foihospedada na plataforma moodle. A inserção do Objetode Aprendizagem na disciplina demonstrou ser umaforma atual e inovadora do uso de Tecnologias deInformação e Comunicação dentro do processo de ensinoe de aprendizagem em tempo real, atendendo asexpectativas dos participantes e trazendo uma interaçãorápida e eficaz dos discentes com a mesma. Notou-seintenso interesse e interação com a simulação, bem comoum grande índice de acertos nas tarefas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798/1404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 26 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 26 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213963694080