DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798 |
Resumo: | Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto deAprendizagem para inserção em uma aula de umadisciplina de pós-graduação em enfermagem, estimulandoo conhecimento e aprendizado sobre o uso de tecnologiaspró-ativas e inovadoras. Trata-se de um estudo de relatode experiência sobre a aplicação e avaliação de um objetovirtual de aprendizagem interativo em uma disciplina depós-graduação em enfermagem, realizado no primeirosemestre de 2015. Utilizou-se um Objeto de Aprendizagemproduzido no software Articulate Storyline® paraaplicação prática na disciplina. A amostra foi composta de29 discentes matriculados na disciplina. Para a avaliaçãoda experiência dos alunos foi elaborado um instrumentona ferramenta Formulário do Google Drive®.Posteriormente, o Objeto de Aprendizagem gerado foihospedada na plataforma moodle. A inserção do Objetode Aprendizagem na disciplina demonstrou ser umaforma atual e inovadora do uso de Tecnologias deInformação e Comunicação dentro do processo de ensinoe de aprendizagem em tempo real, atendendo asexpectativas dos participantes e trazendo uma interaçãorápida e eficaz dos discentes com a mesma. Notou-seintenso interesse e interação com a simulação, bem comoum grande índice de acertos nas tarefas. |
id |
UNINGA-2_58177f5bbc6f8a59a0e1f015ed7159c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1798 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃOEste artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto deAprendizagem para inserção em uma aula de umadisciplina de pós-graduação em enfermagem, estimulandoo conhecimento e aprendizado sobre o uso de tecnologiaspró-ativas e inovadoras. Trata-se de um estudo de relatode experiência sobre a aplicação e avaliação de um objetovirtual de aprendizagem interativo em uma disciplina depós-graduação em enfermagem, realizado no primeirosemestre de 2015. Utilizou-se um Objeto de Aprendizagemproduzido no software Articulate Storyline® paraaplicação prática na disciplina. A amostra foi composta de29 discentes matriculados na disciplina. Para a avaliaçãoda experiência dos alunos foi elaborado um instrumentona ferramenta Formulário do Google Drive®.Posteriormente, o Objeto de Aprendizagem gerado foihospedada na plataforma moodle. A inserção do Objetode Aprendizagem na disciplina demonstrou ser umaforma atual e inovadora do uso de Tecnologias deInformação e Comunicação dentro do processo de ensinoe de aprendizagem em tempo real, atendendo asexpectativas dos participantes e trazendo uma interaçãorápida e eficaz dos discentes com a mesma. Notou-seintenso interesse e interação com a simulação, bem comoum grande índice de acertos nas tarefas.Editora Uningá2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798Uningá Review ; Vol. 26 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 26 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798/1404Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOMINGUES, ALINE NATALIACOSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSADE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONIDOS SANTOS, FABIANA CRISTINADIAS, JÉSSICA DAVIDSANTOS, KAREN DA SILVADE BORBA, KÁTIA PEREIRADORNELES, LETÍCIA LOPESBICALHO, MARIANA BEZZONSOARES, MIRELLE INÁCIOREIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDASGONÇALVES, NILCEFONSECA, LUCIANA MARA MONTI2019-10-09T17:53:05Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1798Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:53:05UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
title |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO DOMINGUES, ALINE NATALIA |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
author |
DOMINGUES, ALINE NATALIA |
author_facet |
DOMINGUES, ALINE NATALIA COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA DIAS, JÉSSICA DAVID SANTOS, KAREN DA SILVA DE BORBA, KÁTIA PEREIRA DORNELES, LETÍCIA LOPES BICALHO, MARIANA BEZZON SOARES, MIRELLE INÁCIO REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS GONÇALVES, NILCE FONSECA, LUCIANA MARA MONTI |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA DIAS, JÉSSICA DAVID SANTOS, KAREN DA SILVA DE BORBA, KÁTIA PEREIRA DORNELES, LETÍCIA LOPES BICALHO, MARIANA BEZZON SOARES, MIRELLE INÁCIO REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS GONÇALVES, NILCE FONSECA, LUCIANA MARA MONTI |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOMINGUES, ALINE NATALIA COSTA, ANDREIA CRISTINA BARBOSA DE SOUZA, ELAINE CRISTINA VILIONI DOS SANTOS, FABIANA CRISTINA DIAS, JÉSSICA DAVID SANTOS, KAREN DA SILVA DE BORBA, KÁTIA PEREIRA DORNELES, LETÍCIA LOPES BICALHO, MARIANA BEZZON SOARES, MIRELLE INÁCIO REIS, NÉLIDA BEATRIZ CALDAS GONÇALVES, NILCE FONSECA, LUCIANA MARA MONTI |
description |
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto deAprendizagem para inserção em uma aula de umadisciplina de pós-graduação em enfermagem, estimulandoo conhecimento e aprendizado sobre o uso de tecnologiaspró-ativas e inovadoras. Trata-se de um estudo de relatode experiência sobre a aplicação e avaliação de um objetovirtual de aprendizagem interativo em uma disciplina depós-graduação em enfermagem, realizado no primeirosemestre de 2015. Utilizou-se um Objeto de Aprendizagemproduzido no software Articulate Storyline® paraaplicação prática na disciplina. A amostra foi composta de29 discentes matriculados na disciplina. Para a avaliaçãoda experiência dos alunos foi elaborado um instrumentona ferramenta Formulário do Google Drive®.Posteriormente, o Objeto de Aprendizagem gerado foihospedada na plataforma moodle. A inserção do Objetode Aprendizagem na disciplina demonstrou ser umaforma atual e inovadora do uso de Tecnologias deInformação e Comunicação dentro do processo de ensinoe de aprendizagem em tempo real, atendendo asexpectativas dos participantes e trazendo uma interaçãorápida e eficaz dos discentes com a mesma. Notou-seintenso interesse e interação com a simulação, bem comoum grande índice de acertos nas tarefas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1798/1404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 26 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW Uningá Review Journal; v. 26 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042213963694080 |