ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726 |
Resumo: | A Odontopediatria busca a socialização da criança com o ambiente,objetivando minimizar o medo e a ansiedade por estarinserida em um ambiente diferente do seu cotidiano. De acordocom a revisão da literatura compreendemos que o comportamentoinfantil tem uma resposta em função das experiênciasda criança com o meio. Considerando que o meio odontológico,apresenta-se como um ambiente estranho e diverso do cotidianoinfantil é natural que algumas crianças se sintam desconfortáveise não colaborem com o atendimento. Sendo assimapresenta-se uma proposta de utilizar técnicas para auxiliar nocomportamento do menor durante o atendimento. Realizou-sea avaliação de 5 crianças que nunca haviam frequentado aclínica odontológica, utilizando uma tabela digitalizada, relativaao comportamento das reações das crianças diante dotratamento odontológico. Verificou-se que os procedimentosmais invasivos causam maior recusa nos pacientes, e quantomenor a faixa etária, maior a dificuldade das crianças em aceitaro tratamento odontológico. |
id |
UNINGA-2_59ee32d3fbcc9dbba36787eea2530747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1726 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTOA Odontopediatria busca a socialização da criança com o ambiente,objetivando minimizar o medo e a ansiedade por estarinserida em um ambiente diferente do seu cotidiano. De acordocom a revisão da literatura compreendemos que o comportamentoinfantil tem uma resposta em função das experiênciasda criança com o meio. Considerando que o meio odontológico,apresenta-se como um ambiente estranho e diverso do cotidianoinfantil é natural que algumas crianças se sintam desconfortáveise não colaborem com o atendimento. Sendo assimapresenta-se uma proposta de utilizar técnicas para auxiliar nocomportamento do menor durante o atendimento. Realizou-sea avaliação de 5 crianças que nunca haviam frequentado aclínica odontológica, utilizando uma tabela digitalizada, relativaao comportamento das reações das crianças diante dotratamento odontológico. Verificou-se que os procedimentosmais invasivos causam maior recusa nos pacientes, e quantomenor a faixa etária, maior a dificuldade das crianças em aceitaro tratamento odontológico.Editora Uningá2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726/1335Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRAGIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHELMATSUURA, ERMELINDAFRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVAPROGIANTE, PATRÍCIA SARAMGOYA, SUZANA2019-10-09T17:47:07Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1726Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:47:07UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
title |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
spellingShingle |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA |
title_short |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
title_full |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
title_fullStr |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
title_sort |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO |
author |
DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA |
author_facet |
DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL MATSUURA, ERMELINDA FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM GOYA, SUZANA |
author_role |
author |
author2 |
GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL MATSUURA, ERMELINDA FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM GOYA, SUZANA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL MATSUURA, ERMELINDA FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM GOYA, SUZANA |
description |
A Odontopediatria busca a socialização da criança com o ambiente,objetivando minimizar o medo e a ansiedade por estarinserida em um ambiente diferente do seu cotidiano. De acordocom a revisão da literatura compreendemos que o comportamentoinfantil tem uma resposta em função das experiênciasda criança com o meio. Considerando que o meio odontológico,apresenta-se como um ambiente estranho e diverso do cotidianoinfantil é natural que algumas crianças se sintam desconfortáveise não colaborem com o atendimento. Sendo assimapresenta-se uma proposta de utilizar técnicas para auxiliar nocomportamento do menor durante o atendimento. Realizou-sea avaliação de 5 crianças que nunca haviam frequentado aclínica odontológica, utilizando uma tabela digitalizada, relativaao comportamento das reações das crianças diante dotratamento odontológico. Verificou-se que os procedimentosmais invasivos causam maior recusa nos pacientes, e quantomenor a faixa etária, maior a dificuldade das crianças em aceitaro tratamento odontológico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726/1335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW Uningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042213442551808 |