ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL, MATSUURA, ERMELINDA, FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA, PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM, GOYA, SUZANA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726
Resumo: A Odontopediatria busca a socialização da criança com o ambiente,objetivando minimizar o medo e a ansiedade por estarinserida em um ambiente diferente do seu cotidiano. De acordocom a revisão da literatura compreendemos que o comportamentoinfantil tem uma resposta em função das experiênciasda criança com o meio. Considerando que o meio odontológico,apresenta-se como um ambiente estranho e diverso do cotidianoinfantil é natural que algumas crianças se sintam desconfortáveise não colaborem com o atendimento. Sendo assimapresenta-se uma proposta de utilizar técnicas para auxiliar nocomportamento do menor durante o atendimento. Realizou-sea avaliação de 5 crianças que nunca haviam frequentado aclínica odontológica, utilizando uma tabela digitalizada, relativaao comportamento das reações das crianças diante dotratamento odontológico. Verificou-se que os procedimentosmais invasivos causam maior recusa nos pacientes, e quantomenor a faixa etária, maior a dificuldade das crianças em aceitaro tratamento odontológico.
id UNINGA-2_59ee32d3fbcc9dbba36787eea2530747
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1726
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTOA Odontopediatria busca a socialização da criança com o ambiente,objetivando minimizar o medo e a ansiedade por estarinserida em um ambiente diferente do seu cotidiano. De acordocom a revisão da literatura compreendemos que o comportamentoinfantil tem uma resposta em função das experiênciasda criança com o meio. Considerando que o meio odontológico,apresenta-se como um ambiente estranho e diverso do cotidianoinfantil é natural que algumas crianças se sintam desconfortáveise não colaborem com o atendimento. Sendo assimapresenta-se uma proposta de utilizar técnicas para auxiliar nocomportamento do menor durante o atendimento. Realizou-sea avaliação de 5 crianças que nunca haviam frequentado aclínica odontológica, utilizando uma tabela digitalizada, relativaao comportamento das reações das crianças diante dotratamento odontológico. Verificou-se que os procedimentosmais invasivos causam maior recusa nos pacientes, e quantomenor a faixa etária, maior a dificuldade das crianças em aceitaro tratamento odontológico.Editora Uningá2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726/1335Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRAGIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHELMATSUURA, ERMELINDAFRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVAPROGIANTE, PATRÍCIA SARAMGOYA, SUZANA2019-10-09T17:47:07Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1726Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:47:07UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
title ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
spellingShingle ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA
title_short ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
title_full ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
title_fullStr ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
title_full_unstemmed ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
title_sort ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA: PROJETO PILOTO
author DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA
author_facet DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA
GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL
MATSUURA, ERMELINDA
FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM
GOYA, SUZANA
author_role author
author2 GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL
MATSUURA, ERMELINDA
FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM
GOYA, SUZANA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS, FLAVIA OLIVEIRA
GIFFONI, TEREZA CRISTINA ROSCHEL
MATSUURA, ERMELINDA
FRAZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
PROGIANTE, PATRÍCIA SARAM
GOYA, SUZANA
description A Odontopediatria busca a socialização da criança com o ambiente,objetivando minimizar o medo e a ansiedade por estarinserida em um ambiente diferente do seu cotidiano. De acordocom a revisão da literatura compreendemos que o comportamentoinfantil tem uma resposta em função das experiênciasda criança com o meio. Considerando que o meio odontológico,apresenta-se como um ambiente estranho e diverso do cotidianoinfantil é natural que algumas crianças se sintam desconfortáveise não colaborem com o atendimento. Sendo assimapresenta-se uma proposta de utilizar técnicas para auxiliar nocomportamento do menor durante o atendimento. Realizou-sea avaliação de 5 crianças que nunca haviam frequentado aclínica odontológica, utilizando uma tabela digitalizada, relativaao comportamento das reações das crianças diante dotratamento odontológico. Verificou-se que os procedimentosmais invasivos causam maior recusa nos pacientes, e quantomenor a faixa etária, maior a dificuldade das crianças em aceitaro tratamento odontológico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1726/1335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213442551808