TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, CAROLINE SOARES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MORAIS, RENAN PELOSO, FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA, DE OLIVEIRA, RENATA CRISTINA GOBBI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1725
Resumo: A cárie precoce da infância (CPI), também conhecida comocárie de mamadeira, é um tipo de lesão cariosa que acometeos dentes decíduos precocemente, sua evolução é rápida,causando danos à saúde bucal da criança e pode refletir emseu comportamento psicológico, prejudicando o convíviosocial, se tornando um desafio para a Odontopediatria. Acárie dentária é uma doença multifatorial, complexa, que éinfluenciada por hábitos de higiene bucal, microbiota, dieta,aliados ao fator tempo. Geralmente é causada pela ingestãode líquidos açucarados ou não durante a noite (mamadasnoturnas), com ausência de uma correta higienização dacavidade oral da criança. Os hábitos deletérios como asucção (uso de chupetas e mamadeiras) podem interferir naoclusão do paciente, gerando má oclusão entre as arcadasdentárias levando a problemas funcionais e estéticos. Nestecaso clínico, relata-se um caso de CPI em uma criança de 5anos e 4 meses, paciente queixou-se de dor e sensibilidadenos dentes afetados pela cárie dentária. Observou-se umadestruição dentária severa tanto na maxila quanto namandíbula, associada à mordida aberta anterior, mordidacruzada posterior e pseudo classe III. A paciente colaboradorafoi recebida na Clínica de Odontologia Preventiva daFaculdade Ingá, sendo submetida ao tratamento educativo/preventivo/ curativo inter-relacionando da Odontopediatriaà ortodontia com o objetivo de devolver a função e estética.Após acompanhamento odontológico por 5 anos, a atividadeda cárie estava controlada e as más oclusões corrigidas,proporcionando uma qualidade de vida e bem estar a criança.
id UNINGA-2_8334b1319221d49ff71dec89f9814555
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1725
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICOA cárie precoce da infância (CPI), também conhecida comocárie de mamadeira, é um tipo de lesão cariosa que acometeos dentes decíduos precocemente, sua evolução é rápida,causando danos à saúde bucal da criança e pode refletir emseu comportamento psicológico, prejudicando o convíviosocial, se tornando um desafio para a Odontopediatria. Acárie dentária é uma doença multifatorial, complexa, que éinfluenciada por hábitos de higiene bucal, microbiota, dieta,aliados ao fator tempo. Geralmente é causada pela ingestãode líquidos açucarados ou não durante a noite (mamadasnoturnas), com ausência de uma correta higienização dacavidade oral da criança. Os hábitos deletérios como asucção (uso de chupetas e mamadeiras) podem interferir naoclusão do paciente, gerando má oclusão entre as arcadasdentárias levando a problemas funcionais e estéticos. Nestecaso clínico, relata-se um caso de CPI em uma criança de 5anos e 4 meses, paciente queixou-se de dor e sensibilidadenos dentes afetados pela cárie dentária. Observou-se umadestruição dentária severa tanto na maxila quanto namandíbula, associada à mordida aberta anterior, mordidacruzada posterior e pseudo classe III. A paciente colaboradorafoi recebida na Clínica de Odontologia Preventiva daFaculdade Ingá, sendo submetida ao tratamento educativo/preventivo/ curativo inter-relacionando da Odontopediatriaà ortodontia com o objetivo de devolver a função e estética.Após acompanhamento odontológico por 5 anos, a atividadeda cárie estava controlada e as más oclusões corrigidas,proporcionando uma qualidade de vida e bem estar a criança.Editora Uningá2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1725Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1725/1334Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessBRAGA, CAROLINE SOARESMORAIS, RENAN PELOSOFRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVADE OLIVEIRA, RENATA CRISTINA GOBBI2019-10-09T17:46:55Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1725Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:46:55UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
title TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
spellingShingle TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
BRAGA, CAROLINE SOARES
title_short TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
title_full TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
title_fullStr TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
title_full_unstemmed TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
title_sort TRATAMENTO INTEGRADO ORTODÔNTICO E ODONTOPEDIATRICO
author BRAGA, CAROLINE SOARES
author_facet BRAGA, CAROLINE SOARES
MORAIS, RENAN PELOSO
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
DE OLIVEIRA, RENATA CRISTINA GOBBI
author_role author
author2 MORAIS, RENAN PELOSO
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
DE OLIVEIRA, RENATA CRISTINA GOBBI
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, CAROLINE SOARES
MORAIS, RENAN PELOSO
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
DE OLIVEIRA, RENATA CRISTINA GOBBI
description A cárie precoce da infância (CPI), também conhecida comocárie de mamadeira, é um tipo de lesão cariosa que acometeos dentes decíduos precocemente, sua evolução é rápida,causando danos à saúde bucal da criança e pode refletir emseu comportamento psicológico, prejudicando o convíviosocial, se tornando um desafio para a Odontopediatria. Acárie dentária é uma doença multifatorial, complexa, que éinfluenciada por hábitos de higiene bucal, microbiota, dieta,aliados ao fator tempo. Geralmente é causada pela ingestãode líquidos açucarados ou não durante a noite (mamadasnoturnas), com ausência de uma correta higienização dacavidade oral da criança. Os hábitos deletérios como asucção (uso de chupetas e mamadeiras) podem interferir naoclusão do paciente, gerando má oclusão entre as arcadasdentárias levando a problemas funcionais e estéticos. Nestecaso clínico, relata-se um caso de CPI em uma criança de 5anos e 4 meses, paciente queixou-se de dor e sensibilidadenos dentes afetados pela cárie dentária. Observou-se umadestruição dentária severa tanto na maxila quanto namandíbula, associada à mordida aberta anterior, mordidacruzada posterior e pseudo classe III. A paciente colaboradorafoi recebida na Clínica de Odontologia Preventiva daFaculdade Ingá, sendo submetida ao tratamento educativo/preventivo/ curativo inter-relacionando da Odontopediatriaà ortodontia com o objetivo de devolver a função e estética.Após acompanhamento odontológico por 5 anos, a atividadeda cárie estava controlada e as más oclusões corrigidas,proporcionando uma qualidade de vida e bem estar a criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1725
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1725/1334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 24 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 24 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213440454656