USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1809 |
Resumo: | O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um instrumentode gestão com potencial para viabilizar mudançasem diferentes segmentos organizacionais, incluindo agerência em enfermagem. Com intuito de facilitar o diagnósticode problemas inerente ao PES e, consequentemente,identificação racional de suas causas, optou-se pelo uso doDiagrama de Ishiakawa associado ao PES no ensino dagerência em enfermagem. Diante disso, objetivou-se relatara experiência do uso do Diagrama de Ishikawa associado aoPlanejamento Estratégico Situacional na graduação emenfermagem. Trata-se de um Relato de Experiência embasadoà vivência de docentes e acadêmicos, que se utilizaramda ferramenta em questão nas aulas práticas no âmbito dagestão hospitalar, incutida em uma disciplina de Administraçãode Enfermagem em Instituições de Saúde de umauniversidade pública do interior do Paraná, Brasil. O Diagramade Ishikawa foi utilizado como instrumento pedagógicopara facilitar a visualização das causas e sub-causas deproblemas verificados no campo de ensino prático. Comisso, concluiu-se que a experiência foi eficaz e salutar, umavez que favoreceu a análise diagnóstica das raízes de problemas,fato que coaduna aos princípios que merecem serrespeitados no trabalho gerencial do enfermeiro, portanto,possivelmente poderá ser multiplicada tanto no âmbitoacadêmico como profissional. |
id |
UNINGA-2_91027dd26529134b91b745204d9dc472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1809 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMO Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um instrumentode gestão com potencial para viabilizar mudançasem diferentes segmentos organizacionais, incluindo agerência em enfermagem. Com intuito de facilitar o diagnósticode problemas inerente ao PES e, consequentemente,identificação racional de suas causas, optou-se pelo uso doDiagrama de Ishiakawa associado ao PES no ensino dagerência em enfermagem. Diante disso, objetivou-se relatara experiência do uso do Diagrama de Ishikawa associado aoPlanejamento Estratégico Situacional na graduação emenfermagem. Trata-se de um Relato de Experiência embasadoà vivência de docentes e acadêmicos, que se utilizaramda ferramenta em questão nas aulas práticas no âmbito dagestão hospitalar, incutida em uma disciplina de Administraçãode Enfermagem em Instituições de Saúde de umauniversidade pública do interior do Paraná, Brasil. O Diagramade Ishikawa foi utilizado como instrumento pedagógicopara facilitar a visualização das causas e sub-causas deproblemas verificados no campo de ensino prático. Comisso, concluiu-se que a experiência foi eficaz e salutar, umavez que favoreceu a análise diagnóstica das raízes de problemas,fato que coaduna aos princípios que merecem serrespeitados no trabalho gerencial do enfermeiro, portanto,possivelmente poderá ser multiplicada tanto no âmbitoacadêmico como profissional.Editora Uningá2016-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1809Uningá Review ; Vol. 26 No. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 26 n. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1809/1415Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessFIORIN, JÉSSICA MARINA ALVAREZTOMIAZZI, THAÍS APARECIDADE OLIVEIRA, JOÃO LUCAS CAMPOSDE OLIVEIRA, RENATA PEREIRATONINI, NELSI SALETENICOLA, ANAIR LAZZARI2019-10-09T17:56:26Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1809Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:56:26UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM FIORIN, JÉSSICA MARINA ALVAREZ |
title_short |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_sort |
USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA ASSOCIADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
author |
FIORIN, JÉSSICA MARINA ALVAREZ |
author_facet |
FIORIN, JÉSSICA MARINA ALVAREZ TOMIAZZI, THAÍS APARECIDA DE OLIVEIRA, JOÃO LUCAS CAMPOS DE OLIVEIRA, RENATA PEREIRA TONINI, NELSI SALETE NICOLA, ANAIR LAZZARI |
author_role |
author |
author2 |
TOMIAZZI, THAÍS APARECIDA DE OLIVEIRA, JOÃO LUCAS CAMPOS DE OLIVEIRA, RENATA PEREIRA TONINI, NELSI SALETE NICOLA, ANAIR LAZZARI |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIORIN, JÉSSICA MARINA ALVAREZ TOMIAZZI, THAÍS APARECIDA DE OLIVEIRA, JOÃO LUCAS CAMPOS DE OLIVEIRA, RENATA PEREIRA TONINI, NELSI SALETE NICOLA, ANAIR LAZZARI |
description |
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um instrumentode gestão com potencial para viabilizar mudançasem diferentes segmentos organizacionais, incluindo agerência em enfermagem. Com intuito de facilitar o diagnósticode problemas inerente ao PES e, consequentemente,identificação racional de suas causas, optou-se pelo uso doDiagrama de Ishiakawa associado ao PES no ensino dagerência em enfermagem. Diante disso, objetivou-se relatara experiência do uso do Diagrama de Ishikawa associado aoPlanejamento Estratégico Situacional na graduação emenfermagem. Trata-se de um Relato de Experiência embasadoà vivência de docentes e acadêmicos, que se utilizaramda ferramenta em questão nas aulas práticas no âmbito dagestão hospitalar, incutida em uma disciplina de Administraçãode Enfermagem em Instituições de Saúde de umauniversidade pública do interior do Paraná, Brasil. O Diagramade Ishikawa foi utilizado como instrumento pedagógicopara facilitar a visualização das causas e sub-causas deproblemas verificados no campo de ensino prático. Comisso, concluiu-se que a experiência foi eficaz e salutar, umavez que favoreceu a análise diagnóstica das raízes de problemas,fato que coaduna aos princípios que merecem serrespeitados no trabalho gerencial do enfermeiro, portanto,possivelmente poderá ser multiplicada tanto no âmbitoacadêmico como profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1809 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1809/1415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 26 No. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW Uningá Review Journal; v. 26 n. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042213980471296 |