APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frigo, Jucimar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Percio do Prado, Geisa, Gazzoni dos Passos, Manuela, de Lima Lopes, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740
Resumo: No contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes.
id UNINGA-2_c3df678acab06fa75f1f7a1fac9e2bba
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/740
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINONo contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes.Editora Uningá2013-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740Uningá Review ; Vol. 15 No. 1 (2013): Revista Uningá Review; 9Uningá Review Journal; v. 15 n. 1 (2013): Revista Uningá Review; 92178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740/386Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrigo, JucimarPercio do Prado, GeisaGazzoni dos Passos, Manuelade Lima Lopes, Fernando2019-10-09T15:21:25Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/740Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T15:21:25UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
title APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
spellingShingle APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
Frigo, Jucimar
title_short APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
title_full APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
title_fullStr APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
title_sort APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
author Frigo, Jucimar
author_facet Frigo, Jucimar
Percio do Prado, Geisa
Gazzoni dos Passos, Manuela
de Lima Lopes, Fernando
author_role author
author2 Percio do Prado, Geisa
Gazzoni dos Passos, Manuela
de Lima Lopes, Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frigo, Jucimar
Percio do Prado, Geisa
Gazzoni dos Passos, Manuela
de Lima Lopes, Fernando
description No contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 15 No. 1 (2013): Revista Uningá Review; 9
Uningá Review Journal; v. 15 n. 1 (2013): Revista Uningá Review; 9
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211829841920