APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740 |
Resumo: | No contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes. |
id |
UNINGA-2_c3df678acab06fa75f1f7a1fac9e2bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/740 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINONo contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes.Editora Uningá2013-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740Uningá Review ; Vol. 15 No. 1 (2013): Revista Uningá Review; 9Uningá Review Journal; v. 15 n. 1 (2013): Revista Uningá Review; 92178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740/386Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrigo, JucimarPercio do Prado, GeisaGazzoni dos Passos, Manuelade Lima Lopes, Fernando2019-10-09T15:21:25Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/740Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T15:21:25UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
title |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO Frigo, Jucimar |
title_short |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
title_full |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
title_sort |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO |
author |
Frigo, Jucimar |
author_facet |
Frigo, Jucimar Percio do Prado, Geisa Gazzoni dos Passos, Manuela de Lima Lopes, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Percio do Prado, Geisa Gazzoni dos Passos, Manuela de Lima Lopes, Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frigo, Jucimar Percio do Prado, Geisa Gazzoni dos Passos, Manuela de Lima Lopes, Fernando |
description |
No contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740/386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 15 No. 1 (2013): Revista Uningá Review; 9 Uningá Review Journal; v. 15 n. 1 (2013): Revista Uningá Review; 9 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042211829841920 |