PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653 |
Resumo: | O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar a percepção de professores sobre a inclusão noensino regular de alunos com Síndrome de Down. Paratanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes àAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deuma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalhofoi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nosresultados, evidenciamos que os alunos apresentamdificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nasatividades e pouca atenção e memória. Os professoresresponderam que para estes alunos é essencialfrequentarem escolas com atendimentos especializados, comfisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foiverificado que os alunos com deficiência intelectual leve eque apresentavam uma boa socialização teriam condiçõespara frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dosprofessores entrevistados concorda com a inclusão dosalunos com Síndrome de Down, mas é preciso que hajasuporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisampassar por uma reestruturação física, pedagógica e humanapara receber um aluno especial. |
id |
UNINGA-2_cd1613b50fb58fc5b2b0f76733e3b265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1653 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWNO presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar a percepção de professores sobre a inclusão noensino regular de alunos com Síndrome de Down. Paratanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes àAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deuma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalhofoi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nosresultados, evidenciamos que os alunos apresentamdificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nasatividades e pouca atenção e memória. Os professoresresponderam que para estes alunos é essencialfrequentarem escolas com atendimentos especializados, comfisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foiverificado que os alunos com deficiência intelectual leve eque apresentavam uma boa socialização teriam condiçõespara frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dosprofessores entrevistados concorda com a inclusão dosalunos com Síndrome de Down, mas é preciso que hajasuporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisampassar por uma reestruturação física, pedagógica e humanapara receber um aluno especial.Editora Uningá2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653/1265Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessNONAKA, KATIA LEIKOPOTTKER, CAROLINE ANDREA2019-10-09T17:20:04Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1653Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:20:04UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
title |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NONAKA, KATIA LEIKO |
title_short |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
title_full |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN |
author |
NONAKA, KATIA LEIKO |
author_facet |
NONAKA, KATIA LEIKO POTTKER, CAROLINE ANDREA |
author_role |
author |
author2 |
POTTKER, CAROLINE ANDREA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NONAKA, KATIA LEIKO POTTKER, CAROLINE ANDREA |
description |
O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar a percepção de professores sobre a inclusão noensino regular de alunos com Síndrome de Down. Paratanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes àAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deuma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalhofoi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nosresultados, evidenciamos que os alunos apresentamdificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nasatividades e pouca atenção e memória. Os professoresresponderam que para estes alunos é essencialfrequentarem escolas com atendimentos especializados, comfisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foiverificado que os alunos com deficiência intelectual leve eque apresentavam uma boa socialização teriam condiçõespara frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dosprofessores entrevistados concorda com a inclusão dosalunos com Síndrome de Down, mas é preciso que hajasuporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisampassar por uma reestruturação física, pedagógica e humanapara receber um aluno especial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653/1265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW Uningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042212953915392 |