PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NONAKA, KATIA LEIKO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: POTTKER, CAROLINE ANDREA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653
Resumo: O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar a percepção de professores sobre a inclusão noensino regular de alunos com Síndrome de Down. Paratanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes àAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deuma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalhofoi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nosresultados, evidenciamos que os alunos apresentamdificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nasatividades e pouca atenção e memória. Os professoresresponderam que para estes alunos é essencialfrequentarem escolas com atendimentos especializados, comfisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foiverificado que os alunos com deficiência intelectual leve eque apresentavam uma boa socialização teriam condiçõespara frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dosprofessores entrevistados concorda com a inclusão dosalunos com Síndrome de Down, mas é preciso que hajasuporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisampassar por uma reestruturação física, pedagógica e humanapara receber um aluno especial.
id UNINGA-2_cd1613b50fb58fc5b2b0f76733e3b265
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1653
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWNO presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar a percepção de professores sobre a inclusão noensino regular de alunos com Síndrome de Down. Paratanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes àAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deuma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalhofoi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nosresultados, evidenciamos que os alunos apresentamdificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nasatividades e pouca atenção e memória. Os professoresresponderam que para estes alunos é essencialfrequentarem escolas com atendimentos especializados, comfisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foiverificado que os alunos com deficiência intelectual leve eque apresentavam uma boa socialização teriam condiçõespara frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dosprofessores entrevistados concorda com a inclusão dosalunos com Síndrome de Down, mas é preciso que hajasuporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisampassar por uma reestruturação física, pedagógica e humanapara receber um aluno especial.Editora Uningá2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653/1265Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessNONAKA, KATIA LEIKOPOTTKER, CAROLINE ANDREA2019-10-09T17:20:04Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1653Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:20:04UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
title PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
NONAKA, KATIA LEIKO
title_short PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
author NONAKA, KATIA LEIKO
author_facet NONAKA, KATIA LEIKO
POTTKER, CAROLINE ANDREA
author_role author
author2 POTTKER, CAROLINE ANDREA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NONAKA, KATIA LEIKO
POTTKER, CAROLINE ANDREA
description O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão deCurso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivoinvestigar a percepção de professores sobre a inclusão noensino regular de alunos com Síndrome de Down. Paratanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes àAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deuma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalhofoi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nosresultados, evidenciamos que os alunos apresentamdificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nasatividades e pouca atenção e memória. Os professoresresponderam que para estes alunos é essencialfrequentarem escolas com atendimentos especializados, comfisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foiverificado que os alunos com deficiência intelectual leve eque apresentavam uma boa socialização teriam condiçõespara frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dosprofessores entrevistados concorda com a inclusão dosalunos com Síndrome de Down, mas é preciso que hajasuporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisampassar por uma reestruturação física, pedagógica e humanapara receber um aluno especial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653/1265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 23 No. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 23 n. 3 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212953915392