CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE LABIO, MILENA CARLA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MONTEIRO, CARLA FERNANDA BARBOSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1860
Resumo: Neste artigo são realizadas algumas reflexões acerca dofenômeno assédio moral no trabalho, que ocorre no âmbitoorganizacional. O assédio é uma forma de violência que secaracteriza por uma degradação das condições de trabalho,podendo causar inúmeros prejuízos à vítima, organização eà sociedade. O assediador possui uma intencionalidade emseus atos busca com que o outro desista do emprego, mudede setor, de empresa, que permita ser dominado, sujeitando-se e ficando calado, é uma tática para se livrar dos indesejáveise improdutivos. Para tal finalidade o assediadorutiliza-se de diversas estratégias dentre elas a desqualificaçãodo trabalhador, como agressões verbais muitas vezes demaneira sutil e não explicita. Analisando o contexto sócioeconômico que na atualidade é o novo capitalismo, onde aprodução tornou-se flexível, podem-se identificar algumasdas consequências dessa forma de produção, como o desempregoestrutural, diminuição da classe operaria formal,degradação da remuneração, alienação do trabalhador,enfraquecimento sindical, alta competitividade, exigênciase metas elevadas. Esse modo de produção influencia osmodelos de gestão e as práticas organizacionais, todo essecenário legitimam diferentes tipos de violência contra otrabalhador, dentre elas o assédio moral, vitimando umnúmero cada vez maior de trabalhadores.
id UNINGA-2_ce21575239c2f112e537bdd4367203e2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1860
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUALNeste artigo são realizadas algumas reflexões acerca dofenômeno assédio moral no trabalho, que ocorre no âmbitoorganizacional. O assédio é uma forma de violência que secaracteriza por uma degradação das condições de trabalho,podendo causar inúmeros prejuízos à vítima, organização eà sociedade. O assediador possui uma intencionalidade emseus atos busca com que o outro desista do emprego, mudede setor, de empresa, que permita ser dominado, sujeitando-se e ficando calado, é uma tática para se livrar dos indesejáveise improdutivos. Para tal finalidade o assediadorutiliza-se de diversas estratégias dentre elas a desqualificaçãodo trabalhador, como agressões verbais muitas vezes demaneira sutil e não explicita. Analisando o contexto sócioeconômico que na atualidade é o novo capitalismo, onde aprodução tornou-se flexível, podem-se identificar algumasdas consequências dessa forma de produção, como o desempregoestrutural, diminuição da classe operaria formal,degradação da remuneração, alienação do trabalhador,enfraquecimento sindical, alta competitividade, exigênciase metas elevadas. Esse modo de produção influencia osmodelos de gestão e as práticas organizacionais, todo essecenário legitimam diferentes tipos de violência contra otrabalhador, dentre elas o assédio moral, vitimando umnúmero cada vez maior de trabalhadores.Editora Uningá2016-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1860Uningá Review ; Vol. 28 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 28 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1860/1459Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE LABIO, MILENA CARLAMONTEIRO, CARLA FERNANDA BARBOSA2019-10-09T20:30:01Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1860Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T20:30:01UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
title CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
DE LABIO, MILENA CARLA
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
author DE LABIO, MILENA CARLA
author_facet DE LABIO, MILENA CARLA
MONTEIRO, CARLA FERNANDA BARBOSA
author_role author
author2 MONTEIRO, CARLA FERNANDA BARBOSA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE LABIO, MILENA CARLA
MONTEIRO, CARLA FERNANDA BARBOSA
description Neste artigo são realizadas algumas reflexões acerca dofenômeno assédio moral no trabalho, que ocorre no âmbitoorganizacional. O assédio é uma forma de violência que secaracteriza por uma degradação das condições de trabalho,podendo causar inúmeros prejuízos à vítima, organização eà sociedade. O assediador possui uma intencionalidade emseus atos busca com que o outro desista do emprego, mudede setor, de empresa, que permita ser dominado, sujeitando-se e ficando calado, é uma tática para se livrar dos indesejáveise improdutivos. Para tal finalidade o assediadorutiliza-se de diversas estratégias dentre elas a desqualificaçãodo trabalhador, como agressões verbais muitas vezes demaneira sutil e não explicita. Analisando o contexto sócioeconômico que na atualidade é o novo capitalismo, onde aprodução tornou-se flexível, podem-se identificar algumasdas consequências dessa forma de produção, como o desempregoestrutural, diminuição da classe operaria formal,degradação da remuneração, alienação do trabalhador,enfraquecimento sindical, alta competitividade, exigênciase metas elevadas. Esse modo de produção influencia osmodelos de gestão e as práticas organizacionais, todo essecenário legitimam diferentes tipos de violência contra otrabalhador, dentre elas o assédio moral, vitimando umnúmero cada vez maior de trabalhadores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1860
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1860/1459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 28 No. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 28 n. 2 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214044434432