A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHECOM, DAIANE DE CARVALHO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GOMES, GENI COL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1703
Resumo: O envelhecimento é um processo natural do ser humano, noqual ocorrem alterações de ordem biopsicossociais. Essasalterações se manifestam de modo distinto para cada pessoa,dependendo de suas características genéticas, do estilode vida e cultura. Em qualquer fase da vida, a atividadefísica é uma das mantenedoras da saúde e serve para prevenirou minimizar as mudanças decorrentes do processode envelhecimento. Para o idoso, a prática regular de atividadefísica pode ser uma forma de manter o organismoem equilíbrio e ativo. A dança é uma das atividades físicasque pode promover a qualidade de vida ao idoso, beneficiando-o física e psicologicamente. O presente trabalho visadiscutir a importância da dança para o desenvolvimentopsicossocial do idoso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.Os resultados apontaram que a dança, em especial adança de salão, provoca benefícios ao idoso como: contatosocial, comunicação, expressão corporal, diversão, prazeretc. A dança pode, também, suavizar os efeitos causadospelo envelhecimento, possibilitando a aquisição de novashabilidades motoras, auxiliando na melhora das capacidadesde coordenação. A dança de salão pode contribuir paraum envelhecimento saudável e ativo, atuando nos aspectosbiopsicossociais e na melhora ou conquista da qualidade devida.
id UNINGA-2_e31bbab6fcb61d94fd54895279cf0395
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1703
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSOO envelhecimento é um processo natural do ser humano, noqual ocorrem alterações de ordem biopsicossociais. Essasalterações se manifestam de modo distinto para cada pessoa,dependendo de suas características genéticas, do estilode vida e cultura. Em qualquer fase da vida, a atividadefísica é uma das mantenedoras da saúde e serve para prevenirou minimizar as mudanças decorrentes do processode envelhecimento. Para o idoso, a prática regular de atividadefísica pode ser uma forma de manter o organismoem equilíbrio e ativo. A dança é uma das atividades físicasque pode promover a qualidade de vida ao idoso, beneficiando-o física e psicologicamente. O presente trabalho visadiscutir a importância da dança para o desenvolvimentopsicossocial do idoso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.Os resultados apontaram que a dança, em especial adança de salão, provoca benefícios ao idoso como: contatosocial, comunicação, expressão corporal, diversão, prazeretc. A dança pode, também, suavizar os efeitos causadospelo envelhecimento, possibilitando a aquisição de novashabilidades motoras, auxiliando na melhora das capacidadesde coordenação. A dança de salão pode contribuir paraum envelhecimento saudável e ativo, atuando nos aspectosbiopsicossociais e na melhora ou conquista da qualidade devida.Editora Uningá2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1703Uningá Review ; Vol. 24 No. 2 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 24 n. 2 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1703/1314Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessCHECOM, DAIANE DE CARVALHOGOMES, GENI COL2019-10-09T17:38:40Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1703Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T17:38:40UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
title A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
CHECOM, DAIANE DE CARVALHO
title_short A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
title_full A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
title_sort A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
author CHECOM, DAIANE DE CARVALHO
author_facet CHECOM, DAIANE DE CARVALHO
GOMES, GENI COL
author_role author
author2 GOMES, GENI COL
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHECOM, DAIANE DE CARVALHO
GOMES, GENI COL
description O envelhecimento é um processo natural do ser humano, noqual ocorrem alterações de ordem biopsicossociais. Essasalterações se manifestam de modo distinto para cada pessoa,dependendo de suas características genéticas, do estilode vida e cultura. Em qualquer fase da vida, a atividadefísica é uma das mantenedoras da saúde e serve para prevenirou minimizar as mudanças decorrentes do processode envelhecimento. Para o idoso, a prática regular de atividadefísica pode ser uma forma de manter o organismoem equilíbrio e ativo. A dança é uma das atividades físicasque pode promover a qualidade de vida ao idoso, beneficiando-o física e psicologicamente. O presente trabalho visadiscutir a importância da dança para o desenvolvimentopsicossocial do idoso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.Os resultados apontaram que a dança, em especial adança de salão, provoca benefícios ao idoso como: contatosocial, comunicação, expressão corporal, diversão, prazeretc. A dança pode, também, suavizar os efeitos causadospelo envelhecimento, possibilitando a aquisição de novashabilidades motoras, auxiliando na melhora das capacidadesde coordenação. A dança de salão pode contribuir paraum envelhecimento saudável e ativo, atuando nos aspectosbiopsicossociais e na melhora ou conquista da qualidade devida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1703
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1703/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 24 No. 2 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 24 n. 2 (2015): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213410045952