AGRAVOS À SAÚDE DO PROFESSOR RELACIONADOS AO TRABALHO: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCHETTI, JÚLIA ROSSETTO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BUSNELLO, GRASIELE FÁTIA, KOLHS, MARTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782
Resumo: Segundo Trata-se de um estudo de revisão bibliográficacomputadorizada. Este trabalho tem por objetivos investigaros agravos que o trabalho desencadeia e pode desencadearem docentes; identificar qual a classe de docentes quemais desencadeia agravos; apontar os fatores de risco como agravo propriamente dito. Foi utilizada a base de dadosLILACS, no período de outubro de 2009 a fevereiro de2011. A pesquisa e seleção dos artigos fora realizada nosmeses de novembro e dezembro de 2010, utilizando os seguintesdescritores: saúde, professores e trabalho. Foramselecionados 27 artigos, os mesmos seguiam os critérios deestarem disponíveis eletronicamente, no idioma português,que contemplassem a temática discutida. Com este estudopode-se concluir que as doenças de maior ocorrência são:acidentes, doenças digestivas, transtornos cardiovasculares,transtornos neurológicos, surdez, disfonia, sintomas osteomuscularesprincipalmente em regiões lombar, torácica,cervical, ombros, punhos e mãos, gastrite ou esofagite, laringite,faringite, alergias, cefaléia, varizes em membrosinferiores, sinusite crônica, LER, calos nas cordas vocais,síndrome de burnout, transtornos mentais, stress, depressão.Os resultados da pesquisa mostram que o maior índicede ocorrência de doenças e agravos relacionados ao trabalhoocorrem em professores do ensino fundamental (primeiroao nono ano), seguidos dos professores de educaçãoinfantil/creche.
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