AGRAVOS À SAÚDE DO PROFESSOR RELACIONADOS AO TRABALHO: REVISÃO DE LITERATURA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782 |
Resumo: | Segundo Trata-se de um estudo de revisão bibliográficacomputadorizada. Este trabalho tem por objetivos investigaros agravos que o trabalho desencadeia e pode desencadearem docentes; identificar qual a classe de docentes quemais desencadeia agravos; apontar os fatores de risco como agravo propriamente dito. Foi utilizada a base de dadosLILACS, no período de outubro de 2009 a fevereiro de2011. A pesquisa e seleção dos artigos fora realizada nosmeses de novembro e dezembro de 2010, utilizando os seguintesdescritores: saúde, professores e trabalho. Foramselecionados 27 artigos, os mesmos seguiam os critérios deestarem disponíveis eletronicamente, no idioma português,que contemplassem a temática discutida. Com este estudopode-se concluir que as doenças de maior ocorrência são:acidentes, doenças digestivas, transtornos cardiovasculares,transtornos neurológicos, surdez, disfonia, sintomas osteomuscularesprincipalmente em regiões lombar, torácica,cervical, ombros, punhos e mãos, gastrite ou esofagite, laringite,faringite, alergias, cefaléia, varizes em membrosinferiores, sinusite crônica, LER, calos nas cordas vocais,síndrome de burnout, transtornos mentais, stress, depressão.Os resultados da pesquisa mostram que o maior índicede ocorrência de doenças e agravos relacionados ao trabalhoocorrem em professores do ensino fundamental (primeiroao nono ano), seguidos dos professores de educaçãoinfantil/creche. |
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AGRAVOS À SAÚDE DO PROFESSOR RELACIONADOS AO TRABALHO: REVISÃO DE LITERATURASegundo Trata-se de um estudo de revisão bibliográficacomputadorizada. Este trabalho tem por objetivos investigaros agravos que o trabalho desencadeia e pode desencadearem docentes; identificar qual a classe de docentes quemais desencadeia agravos; apontar os fatores de risco como agravo propriamente dito. Foi utilizada a base de dadosLILACS, no período de outubro de 2009 a fevereiro de2011. A pesquisa e seleção dos artigos fora realizada nosmeses de novembro e dezembro de 2010, utilizando os seguintesdescritores: saúde, professores e trabalho. Foramselecionados 27 artigos, os mesmos seguiam os critérios deestarem disponíveis eletronicamente, no idioma português,que contemplassem a temática discutida. Com este estudopode-se concluir que as doenças de maior ocorrência são:acidentes, doenças digestivas, transtornos cardiovasculares,transtornos neurológicos, surdez, disfonia, sintomas osteomuscularesprincipalmente em regiões lombar, torácica,cervical, ombros, punhos e mãos, gastrite ou esofagite, laringite,faringite, alergias, cefaléia, varizes em membrosinferiores, sinusite crônica, LER, calos nas cordas vocais,síndrome de burnout, transtornos mentais, stress, depressão.Os resultados da pesquisa mostram que o maior índicede ocorrência de doenças e agravos relacionados ao trabalhoocorrem em professores do ensino fundamental (primeiroao nono ano), seguidos dos professores de educaçãoinfantil/creche.Editora Uningá2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782Uningá Review ; Vol. 25 No. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 25 n. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782/1388Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARCHETTI, JÚLIA ROSSETTOBUSNELLO, GRASIELE FÁTIAKOLHS, MARTA2019-10-09T19:53:24Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1782Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T19:53:24UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
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