INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734 |
Resumo: | Este artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivode apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidadesde atuação do psicólogo escolar, bem como apontaras principais demandas por este profissional no âmbitoescolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudoamparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e aárea da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogoneste campo de atuação. Busca-se compreender aespecificidade da Psicologia Escolar considerando-a comoum âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar soba dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentosteóricos da Psicologia Educacional, o que possibilitaa compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvemtal área profissional, além das possibilidades de intervençãoneste âmbito, com base em aspectos pedagógicos emudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em quevisa contribuir para uma educação de qualidade, bem comopela necessidade de que Psicologia se consolide comouma prática integrante do Sistema Escolar. |
id |
UNINGA-2_f7cd2bdcc774d4a73d50996fdeb9aa50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1734 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADESEste artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivode apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidadesde atuação do psicólogo escolar, bem como apontaras principais demandas por este profissional no âmbitoescolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudoamparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e aárea da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogoneste campo de atuação. Busca-se compreender aespecificidade da Psicologia Escolar considerando-a comoum âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar soba dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentosteóricos da Psicologia Educacional, o que possibilitaa compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvemtal área profissional, além das possibilidades de intervençãoneste âmbito, com base em aspectos pedagógicos emudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em quevisa contribuir para uma educação de qualidade, bem comopela necessidade de que Psicologia se consolide comouma prática integrante do Sistema Escolar.Editora Uningá2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734Uningá Review ; Vol. 25 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 25 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734/1343Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJODE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA2019-10-09T19:40:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1734Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T19:40:50UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
title |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO |
title_short |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
title_full |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES |
author |
MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO |
author_facet |
MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA |
author_role |
author |
author2 |
DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA |
description |
Este artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivode apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidadesde atuação do psicólogo escolar, bem como apontaras principais demandas por este profissional no âmbitoescolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudoamparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e aárea da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogoneste campo de atuação. Busca-se compreender aespecificidade da Psicologia Escolar considerando-a comoum âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar soba dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentosteóricos da Psicologia Educacional, o que possibilitaa compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvemtal área profissional, além das possibilidades de intervençãoneste âmbito, com base em aspectos pedagógicos emudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em quevisa contribuir para uma educação de qualidade, bem comopela necessidade de que Psicologia se consolide comouma prática integrante do Sistema Escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734/1343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 25 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW Uningá Review Journal; v. 25 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042213454086144 |