INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734
Resumo: Este artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivode apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidadesde atuação do psicólogo escolar, bem como apontaras principais demandas por este profissional no âmbitoescolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudoamparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e aárea da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogoneste campo de atuação. Busca-se compreender aespecificidade da Psicologia Escolar considerando-a comoum âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar soba dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentosteóricos da Psicologia Educacional, o que possibilitaa compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvemtal área profissional, além das possibilidades de intervençãoneste âmbito, com base em aspectos pedagógicos emudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em quevisa contribuir para uma educação de qualidade, bem comopela necessidade de que Psicologia se consolide comouma prática integrante do Sistema Escolar.
id UNINGA-2_f7cd2bdcc774d4a73d50996fdeb9aa50
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1734
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADESEste artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivode apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidadesde atuação do psicólogo escolar, bem como apontaras principais demandas por este profissional no âmbitoescolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudoamparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e aárea da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogoneste campo de atuação. Busca-se compreender aespecificidade da Psicologia Escolar considerando-a comoum âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar soba dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentosteóricos da Psicologia Educacional, o que possibilitaa compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvemtal área profissional, além das possibilidades de intervençãoneste âmbito, com base em aspectos pedagógicos emudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em quevisa contribuir para uma educação de qualidade, bem comopela necessidade de que Psicologia se consolide comouma prática integrante do Sistema Escolar.Editora Uningá2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734Uningá Review ; Vol. 25 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 25 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734/1343Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJODE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA2019-10-09T19:40:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1734Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T19:40:50UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
title INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
spellingShingle INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO
title_short INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
title_full INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
title_fullStr INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
title_sort INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES
author MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO
author_facet MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO
DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA
author_role author
author2 DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MASSON, ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO
DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA
description Este artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivode apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidadesde atuação do psicólogo escolar, bem como apontaras principais demandas por este profissional no âmbitoescolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudoamparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e aárea da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogoneste campo de atuação. Busca-se compreender aespecificidade da Psicologia Escolar considerando-a comoum âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar soba dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentosteóricos da Psicologia Educacional, o que possibilitaa compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvemtal área profissional, além das possibilidades de intervençãoneste âmbito, com base em aspectos pedagógicos emudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em quevisa contribuir para uma educação de qualidade, bem comopela necessidade de que Psicologia se consolide comouma prática integrante do Sistema Escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734/1343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 25 No. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 25 n. 1 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042213454086144