Practices and Tools for Knowledge Management Within the Tax Administration of Minas: Opportunity for an Institutional Policy
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Projetos (GeP) |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/9464 |
Resumo: | O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada na Administração Tributária de Minas Gerais (ATMG) para identificar as práticas e as ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no âmbito da instituição, na percepção dos auditores fiscais. A pesquisa teve caráter descritivo adotando abordagem quantitativa e qualitativa e tomou por base teórica principalmente o modelo de Probst, Raub e Romhardt. A amostra analisada foi de 296 (duzentos e noventa e seis) auditores lotados nas superintendências regionais da Secretaria da Fazenda - SEF/MG que deram retorno integral à consulta realizada. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as práticas e ferramentas encontradas na instituição têm origem em ações gerenciais não focadas na gestão do conhecimento. Ressaltam-se dentre as práticas identificadas a educação corporativa, o mapeamento de competências, a comunicação institucional e as ferramentas de colaboração (portais). O trabalho pretendeu ser o ponto de partida para a implementação da gestão do conhecimento como política institucional.DOI:10.5585/gep.v3i2.96 |
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Practices and Tools for Knowledge Management Within the Tax Administration of Minas: Opportunity for an Institutional PolicyPráticas e Ferramentas de Gestão do Conhecimento no Âmbito da Administração Tributária de Minas Gerais: Oportunidade para uma Política InstitucionalKnowledge Management, Public Administration, Institutional Policy.Gestão do Conhecimento; Administração Pública; Política Institucional.O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada na Administração Tributária de Minas Gerais (ATMG) para identificar as práticas e as ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no âmbito da instituição, na percepção dos auditores fiscais. A pesquisa teve caráter descritivo adotando abordagem quantitativa e qualitativa e tomou por base teórica principalmente o modelo de Probst, Raub e Romhardt. A amostra analisada foi de 296 (duzentos e noventa e seis) auditores lotados nas superintendências regionais da Secretaria da Fazenda - SEF/MG que deram retorno integral à consulta realizada. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as práticas e ferramentas encontradas na instituição têm origem em ações gerenciais não focadas na gestão do conhecimento. Ressaltam-se dentre as práticas identificadas a educação corporativa, o mapeamento de competências, a comunicação institucional e as ferramentas de colaboração (portais). O trabalho pretendeu ser o ponto de partida para a implementação da gestão do conhecimento como política institucional.DOI:10.5585/gep.v3i2.96The main goal of this article is to present the results of a research conducted in the tax administration of Minas Gerais (ATMG) to identify the knowledge management practices and tools used within the institution, in the perception of tax auditors. The research had a descriptive character adopting a quantitative and qualitative approach. The study used as its main theoretical basis the model of Probst, Raub and Romhardt. The questionnaire was sent to 996 (nine hundred and ninety-six) auditors and 296 (two hundred and ninety-six) answers were analyzed, all of them from auditors of the Department of Finance - SEF / MG who have returned to full consultation (29.71%). The results obtained suggest that the practices and tools found in the institution don´t have origin in managerial actions focused on knowledge management. From the identified practices, the following are highlighted: the corporate education, the mapping of competences, the institutional communication and the collaboration tools (portals). Moreover, the results also indicated that the majority of tax auditors working at the institution do not frequently apply such practices and tools or they even don´t know about them. The work was intended to be the starting point of the implementation of knowledge management as institutional policy.Universidade Nove de Julho (Uninove)Vasconcelos, Maria Celeste Reis LoboCarvalho, Rodrigo BaroniNeves, Jorge Tadeu Ramos2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/946410.5585/gep.v3i2.96Revista de Gestão e Projetos; v. 3, n. 2 (2012): maio-agosto; 235-2592236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/9464/4221Direitos autorais 2012 Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Rodrigo Baroni Carvalho, Jorge Tadeu Ramos Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-27T21:07:17Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/9464Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2019-05-27T21:07:17Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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