Crowdfunding: Análise dos Comportamentos de Satisfação e Lealdade dos Consumidores Brasileiros em Contexto de Produtos Culturais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Projetos (GeP) |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/10649 |
Resumo: | Este estudo buscou mensurar a relação do uso de plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação de consumidores brasileiros, em contexto de produtos culturais disponíveis nas plataformas específicas de consumo colaborativo na web. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo destinadas à concretização de projetos. O referencial teórico apresenta esclarecimentos sobre produtos culturais, lealdade, satisfação e consumo colaborativo na web. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa descritiva apoiada com levantamento de dados coletados junto aos apoiadores brasileiros na principal plataforma de crowdfunding desse país, o Catarse. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se, a partir das análises realizadas, que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores brasileiros, motivada pelas características e particularidades que permeiam o consumo colaborativo de produtos culturais nas redes sociais. |
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Crowdfunding: Análise dos Comportamentos de Satisfação e Lealdade dos Consumidores Brasileiros em Contexto de Produtos CulturaisCrowdfunding: Analysis of Satisfaction and Loyalty Behaviors of Brazilian Consumers in The Context of Cultural ProductsCrowdfunding. Projetos Culturais. Satisfação do Consumidor. Lealdade. Redes Sociais.Crowdfunding. Cultural Projects. Consumer Satisfaction. Loyalty. Social Media.Este estudo buscou mensurar a relação do uso de plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação de consumidores brasileiros, em contexto de produtos culturais disponíveis nas plataformas específicas de consumo colaborativo na web. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo destinadas à concretização de projetos. O referencial teórico apresenta esclarecimentos sobre produtos culturais, lealdade, satisfação e consumo colaborativo na web. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa descritiva apoiada com levantamento de dados coletados junto aos apoiadores brasileiros na principal plataforma de crowdfunding desse país, o Catarse. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se, a partir das análises realizadas, que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores brasileiros, motivada pelas características e particularidades que permeiam o consumo colaborativo de produtos culturais nas redes sociais.This study aims to measure the relationship between the use of crowdfunding platforms in the achievement of the loyalty and satisfaction of Brazilian consumers, in the context of cultural products available in the specific platforms of collaborative consumption on the web, the crowdfunding experience. The term crowdfunding is used to designate collective financing platforms for the realization of projects. The theoretical framework presents clarifications about cultural products, loyalty, satisfaction and collaborative consumption on the web. The methodological approach adopted was the descriptive research supported by the collection of data collected from Brazilian supporters on the main crowdfunding platform of that country, Catarse. The method of analysis was descriptive, with descriptive statistics to obtain the frequencies, and non-parametric tests of the hypotheses. It was concluded from the analyzes carried out that there is a clear relationship between the use of crowdfunding platforms and the achievement of loyalty and satisfaction of Brazilian consumers, motivated by the characteristics and particularities that permeate the collaborative consumption of cultural products in social networks.Universidade Nove de Julho (Uninove)Bernardes, BartosLucian, RafaelAbreu, Nelsio2018-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/1064910.5585/gep.v9i2.592Revista de Gestão e Projetos; v. 9, n. 2 (2018): maio-agosto; 65-792236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/10649/5039Direitos autorais 2018 Bartos Bernardes, Rafael Lucian, Nelsio Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T14:12:15Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/10649Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2019-09-06T14:12:15Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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