As competências de gestores de projetos que atuam com métodos ágeis e tradicionais: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perides, Maria Paula Novakoski
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barrote, Erika Borgonovo, Sbragia, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Projetos (GeP)
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/17534
Resumo: O mundo está se transformando rapidamente, forçando organizações a adaptarem seus processos para conseguir responder com agilidade a essas mudanças constantes. No cenário de gerenciamento de projetos, novas metodologias estão cada vez mais presentes, trazendo uma abordagem mais ágil e enxuta. Nesse contexto, o gerente de projetos com autoridade formal sobre a equipe está aos poucos dando lugar a um líder que atua mais como um facilitador, removendo obstáculos e promovendo a colaboração e o aprendizado contínuo. Assim, o objetivo deste artigo consiste em comparar as competências consideradas mais importantes para um gestor de projetos que atua predominantemente com metodologias Tradicionais e o líder de projetos que utiliza abordagens Ágeis. Para tal, foi realizada uma survey, utilizando um questionário online, submetido a profissionais que atuam em projetos. As 142 respostas válidas recebidas foram submetidas a análises estatísticas paramétricas por meio de análise de correspondência e de perfis, bem como não paramétricas, utilizando o método de coeficiente de correlação de postos de Kendall.  As cinco competências consideradas mais importantes foram as mesmas para os dois grupos, mas ordenadas de maneira distinta. São elas: Integridade e Confiabilidade Pessoal, Comunicação Pessoal, Trabalho em Equipe, Estratégia e Relacionamentos e Engajamento. As análises estatísticas não permitiram concluir categoricamente que existem diferenças na percepção de importância das competências pelos profissionais que trabalham com metodologias Ágeis e Tradicionais, abrindo uma discussão bastante promissora sobre a maneira como essas novas abordagens estão sendo incorporadas pelas organizações e percebidas por seus profissionais.
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spelling As competências de gestores de projetos que atuam com métodos ágeis e tradicionais: um estudo comparativoThe competencies of project managers working with agile and traditional approaches: a comparative studyCompetências; Metodologias de Gerenciamento de Projetos; Metodologias Ágeis; Liderança de Projetos.Competencies; Project Management Methodologies; Agile Methodologies; Project Leadership.O mundo está se transformando rapidamente, forçando organizações a adaptarem seus processos para conseguir responder com agilidade a essas mudanças constantes. No cenário de gerenciamento de projetos, novas metodologias estão cada vez mais presentes, trazendo uma abordagem mais ágil e enxuta. Nesse contexto, o gerente de projetos com autoridade formal sobre a equipe está aos poucos dando lugar a um líder que atua mais como um facilitador, removendo obstáculos e promovendo a colaboração e o aprendizado contínuo. Assim, o objetivo deste artigo consiste em comparar as competências consideradas mais importantes para um gestor de projetos que atua predominantemente com metodologias Tradicionais e o líder de projetos que utiliza abordagens Ágeis. Para tal, foi realizada uma survey, utilizando um questionário online, submetido a profissionais que atuam em projetos. As 142 respostas válidas recebidas foram submetidas a análises estatísticas paramétricas por meio de análise de correspondência e de perfis, bem como não paramétricas, utilizando o método de coeficiente de correlação de postos de Kendall.  As cinco competências consideradas mais importantes foram as mesmas para os dois grupos, mas ordenadas de maneira distinta. São elas: Integridade e Confiabilidade Pessoal, Comunicação Pessoal, Trabalho em Equipe, Estratégia e Relacionamentos e Engajamento. As análises estatísticas não permitiram concluir categoricamente que existem diferenças na percepção de importância das competências pelos profissionais que trabalham com metodologias Ágeis e Tradicionais, abrindo uma discussão bastante promissora sobre a maneira como essas novas abordagens estão sendo incorporadas pelas organizações e percebidas por seus profissionais.The world is rapidly changing, forcing organizations to adapt their processes in order to respond quickly to these constant changes. In the project management scenario, new methodologies are increasingly present, bringing a more agile and lean approach. In this context, the project manager with formal authority over the team is gradually giving way to a leader who acts more as a facilitator, removing obstacles and promoting collaboration and continuous learning. Thus, the objective of this article is to compare the competencies considered most important for a project manager who works predominantly with Traditional methodologies and the project leader who uses Agile approaches. For this, a survey was carried out, using an online questionnaire, submitted to professionals working on projects. The 142 valid responses received were subjected to parametric through correspondence and profile analysis, as well as non-parametric statistical analysis, using Kendall's rank correlation coefficient method. The five competencies considered most important were the same for the two groups, but they were ordered in different ways. They are: Personal Integrity and Reliability, Personal Communication, Teamwork, Strategy and Relationships and Engagement Statistical analyzes did not allow categorically concluding that there are differences in the perception of the importance of skills by professionals working with Agile and Traditional methodologies, opening a very promising discussion about the way in which these new approaches are being incorporated by organizations and perceived by its professional.Universidade Nove de Julho (Uninove)Perides, Maria Paula NovakoskiBarrote, Erika BorgonovoSbragia, Roberto2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/1753410.5585/gep.v12i1.17534Revista de Gestão e Projetos; v. 12, n. 1 (2021): (jan./abr.); 11-382236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/17534/8766https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/17534/14268https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/17534/14269https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/17534/15090Direitos autorais 2021 GeP – Revista Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T20:20:42Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17534Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2021-06-15T20:20:42Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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