Foco no cliente em times de desenvolvimento de software: um estudo quantitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabio Calegari
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Larieira, Cláudio Luis Carvalho, Yoshikuni, Adilson Carlos, Costa, Ivanir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Projetos (GeP)
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/20254
Resumo: No início dos anos 2000 o Manifesto Ágil consolidou as práticas ágeis como contraponto ao modelo tradicional de gestão de projetos, considerando entre outras, a colaboração com o cliente e a aceitação às mudanças durante o processo de desenvolvimento de software como princípios básicos. Muitas empresas têm implementado métodos ágeis por influências externas e internas à organização, mas não capturam os principais benefícios da filosofia e continuam focando em eficiência ao invés de eficácia, através da perspectiva utilizada nos modelos tradicionais de gestão de projetos, levando à questão sobre quais fatores são mais importantes ao implementar métodos ágeis com foco no cliente. O objetivo desta pesquisa é avaliar os fatores que influenciam os times ágeis de desenvolvimento na obtenção de foco no cliente. Para avaliar estes fatores foi elaborado um questionário, que foi respondido por profissionais das áreas de TI e negócios que tem ou tiveram contato com métodos ágeis, no Brasil. Os resultados demonstram entre os fatores coleta e entendimento de requisitos, coleta e uso de informações do cliente, recebimento e utilização de feedback do cliente e relacionamento com o cliente quais possuem maior e menor efeito na mensuração do foco no cliente em times ágeis, contribuindo com os profissionais que implementam métodos ágeis em suas organizações para atingir um dos principais objetivos destes métodos, que é a satisfação do cliente. 
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spelling Foco no cliente em times de desenvolvimento de software: um estudo quantitativoCustomer focus in software development team: a quantitative studyMétodos ágeis; Foco no cliente; Satisfação do cliente; Práticas ágeis; Times ágeisAgile methods; Customer focus; Customer satisfaction; Agile practices; Agile teamsNo início dos anos 2000 o Manifesto Ágil consolidou as práticas ágeis como contraponto ao modelo tradicional de gestão de projetos, considerando entre outras, a colaboração com o cliente e a aceitação às mudanças durante o processo de desenvolvimento de software como princípios básicos. Muitas empresas têm implementado métodos ágeis por influências externas e internas à organização, mas não capturam os principais benefícios da filosofia e continuam focando em eficiência ao invés de eficácia, através da perspectiva utilizada nos modelos tradicionais de gestão de projetos, levando à questão sobre quais fatores são mais importantes ao implementar métodos ágeis com foco no cliente. O objetivo desta pesquisa é avaliar os fatores que influenciam os times ágeis de desenvolvimento na obtenção de foco no cliente. Para avaliar estes fatores foi elaborado um questionário, que foi respondido por profissionais das áreas de TI e negócios que tem ou tiveram contato com métodos ágeis, no Brasil. Os resultados demonstram entre os fatores coleta e entendimento de requisitos, coleta e uso de informações do cliente, recebimento e utilização de feedback do cliente e relacionamento com o cliente quais possuem maior e menor efeito na mensuração do foco no cliente em times ágeis, contribuindo com os profissionais que implementam métodos ágeis em suas organizações para atingir um dos principais objetivos destes métodos, que é a satisfação do cliente. In the early 2000s, the Agile Manifesto consolidated agile practices as a counterpoint to the project management traditional model, considering among others, collaboration with the customer and acceptance of changes during the software development process as basic principles. Many companies adopted agile methods due to external and internal influences in your organization but fail to capture the main benefits of the agile philosophy and continue to focus on efficiency rather than effectiveness through plan driven methods perspective, leading the question about which factors are most important when implementing agile methods focusing on customer. The objective of this research was evaluated which factors influence on agile teams to obtain customer focus. To evaluate these factors was used online survey shared with IT and business Brazilian professionals that working on agile methods and the results demonstrate among gathering and understanding of customer requirements, collection and utilization of customer information, receiving and utilization of customer feedback and improvement of customer relationships which have greater and lower effects on customer focus in agile teams, contributing with professionals that are implementing agile methods to achieve one of the most important objective from these methods that is the customer satisfaction. Universidade Nove de Julho (Uninove)Ribeiro, Fabio CalegariLarieira, Cláudio Luis CarvalhoYoshikuni, Adilson CarlosCosta, Ivanir2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/2025410.5585/gep.v12i3.20254Revista de Gestão e Projetos; v. 12, n. 3 (2021): (set./dez.); 36-592236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/20254/9342https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/20254/16389Direitos autorais 2021 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T17:55:10Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/20254Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2022-02-14T17:55:10Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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