Foco no cliente em times de desenvolvimento de software: um estudo quantitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabio Calegari
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30660
Resumo: A maior parte das práticas ágeis não são novas e sim consequência de um processo evolutivo na área de desenvolvimento de software, mas no início do século 21 o manifesto ágil consolidou estas práticas como contraponto ao modelo tradicional, considerando entre outros, colaboração com o cliente e aceitação às mudanças durante o processo de desenvolvimento como princípios. A literatura existente descreve o processo de adoção, métricas de produtividade e critérios de sucesso na transição para métodos ágeis, mas não responde quais fatores são determinantes para gerar valor para o cliente em times ágeis de desenvolvimento. Muitas empresas têm implementado métodos ágeis por influências externas e internas à organização, mas não conseguem capturar os principais benefícios da filosofia ágil e continuam focando em eficiência ao invés de eficácia, através da perspectiva utilizada nos modelos tradicionais de gestão de projetos, levando à questão sobre quais fatores são mais importantes ao implementar métodos ágeis com foco no cliente. Empresas com foco no cliente obtém melhor desempenho em indicadores financeiros e não financeiros, além de serem mais inovadoras. Este estudo avalia os fatores que influenciam o foco no cliente em times ágeis de desenvolvimento através da modelagem de equações estruturais (PLS-PM). Os fatores avaliados para obtenção de foco no cliente foram: coleta e entendimento de requisitos, coleta e uso de informações do cliente, recebimento e utilização de feedback do cliente e relacionamento com o cliente. Para avaliar estes fatores foi elaborado questionário online respondido por profissionais das áreas de TI e negócios que tem ou tiveram contato com métodos ágeis, no Brasil e os resultados demonstram os fatores com maior e menor efeito na mensuração do foco no cliente em times ágeis. A contribuição prática deste estudo é na avaliação dos fatores mais relevantes para quem implementa métodos ágeis, tendo como base o estudo de foco no cliente em times ágeis e o manifesto ágil, onde o foco é o cliente.
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spelling Ribeiro, Fabio CalegariEscolas::EAESPLarieira, Cláudio Luís Carvalho2021-05-31T15:17:22Z2021-05-31T15:17:22Z2021-04-26https://hdl.handle.net/10438/30660A maior parte das práticas ágeis não são novas e sim consequência de um processo evolutivo na área de desenvolvimento de software, mas no início do século 21 o manifesto ágil consolidou estas práticas como contraponto ao modelo tradicional, considerando entre outros, colaboração com o cliente e aceitação às mudanças durante o processo de desenvolvimento como princípios. A literatura existente descreve o processo de adoção, métricas de produtividade e critérios de sucesso na transição para métodos ágeis, mas não responde quais fatores são determinantes para gerar valor para o cliente em times ágeis de desenvolvimento. Muitas empresas têm implementado métodos ágeis por influências externas e internas à organização, mas não conseguem capturar os principais benefícios da filosofia ágil e continuam focando em eficiência ao invés de eficácia, através da perspectiva utilizada nos modelos tradicionais de gestão de projetos, levando à questão sobre quais fatores são mais importantes ao implementar métodos ágeis com foco no cliente. Empresas com foco no cliente obtém melhor desempenho em indicadores financeiros e não financeiros, além de serem mais inovadoras. Este estudo avalia os fatores que influenciam o foco no cliente em times ágeis de desenvolvimento através da modelagem de equações estruturais (PLS-PM). Os fatores avaliados para obtenção de foco no cliente foram: coleta e entendimento de requisitos, coleta e uso de informações do cliente, recebimento e utilização de feedback do cliente e relacionamento com o cliente. Para avaliar estes fatores foi elaborado questionário online respondido por profissionais das áreas de TI e negócios que tem ou tiveram contato com métodos ágeis, no Brasil e os resultados demonstram os fatores com maior e menor efeito na mensuração do foco no cliente em times ágeis. A contribuição prática deste estudo é na avaliação dos fatores mais relevantes para quem implementa métodos ágeis, tendo como base o estudo de foco no cliente em times ágeis e o manifesto ágil, onde o foco é o cliente.Most of agile practices are not new, they are an evolutionary process in software development, but in the early 21st century agile manifesto consolidated those practices in opposition to plan driven methods, considering among others, customer collaboration and change acceptance like a principles. The existent literature describes adoption process, productivity metrics and success criteria in transition to agile methods, but not answer the determining factors to generate value for the customer through these methods. Many companies adopted agile methods due to external and internal influences in your organization but fail to capture the main benefits of the agile philosophy and continue to focus on efficiency rather than effectiveness through plan driven methods perspective, leading the question about which factors are most important when implementing agile methods focusing on customer. Companies focused on customer obtain better performance in financial and non-financial indicators, beyond to being more innovative. This study evaluates through structural equation modeling (PLS-PM) which factors influence customer focus on agile development teams. The evaluate factors were: gathering and understanding of customer requirements, collection and utilization of customer information, receiving and utilization of customer feedback and improvement of customer relationships. To evaluate these factors was used online survey shared with IT and business Brazilian professionals that working on agile methods and results demonstrate factors with greater and smaller effects in measuring customer focus in agile teams. The practical contribution from this study is evaluating the most relevant factors for those who adopt agile methods, based on customer focus study and agile manifest, where the focus is the customer.porAgile methodsCustomer focusCustomer satisfactionAgile practicesAgile teamsMétodos ágeisFoco no clienteSatisfação do clientePráticas ágeisTimes ágeisAdministração de empresasSoftware - DesenvolvimentoAdministração ágil de projetosSatisfação do consumidorTecnologia da informaçãoFoco no cliente em times de desenvolvimento de software: um estudo quantitativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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