Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Projetos (GeP) |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/21565 |
Resumo: | O objetivo do estudo de caso foi entender quais metodologias ágeis são utilizadas para a validação de entregáveis e posterior priorização de escopo, bem como atuar em oportunidades de melhoria nestas tomadas de decisão em uma startup Edtech. Para alcançar os resultados deste estudo, foi realizada pesquisa quantitativa com os funcionários do time de tecnologia da empresa. Os resultados indicam que há oportunidades de envolver e engajar mais os times, principalmente os relacionados à gestão de dados, gerando mais valor para o usuário do produto, além de melhor aplicação do ágil, validações com os usuários e inovação. |
id |
UNINOVE-4_9d4a9473425571b3979fee1e820e7273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/21565 |
network_acronym_str |
UNINOVE-4 |
network_name_str |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup EdtechDelivery validations on products developed with agile methods in an Edtech startupMetodologia ágil; Scrum; Validação de entregas.Agile methodology; Scrum; Validation of deliveries.O objetivo do estudo de caso foi entender quais metodologias ágeis são utilizadas para a validação de entregáveis e posterior priorização de escopo, bem como atuar em oportunidades de melhoria nestas tomadas de decisão em uma startup Edtech. Para alcançar os resultados deste estudo, foi realizada pesquisa quantitativa com os funcionários do time de tecnologia da empresa. Os resultados indicam que há oportunidades de envolver e engajar mais os times, principalmente os relacionados à gestão de dados, gerando mais valor para o usuário do produto, além de melhor aplicação do ágil, validações com os usuários e inovação. The purpose of the study is to understand the validation of deliverables and subsequent prioritization of scope, as well as acting on opportunities for improvement in these decisions making processes using agile methods in an Edtech startup. To achieve the results, we conducted a quantitative survey with the employees of the company's technology team. The results indicate that there are opportunities to involve and engage teams more, especially those related to data management, generating more value for the product user, in addition to better application of agile, validations with users and innovation. Universidade Nove de Julho (Uninove)Takada, Mariana YumiMatsuda, Patricia MariFerranty Maclennan, Maria Laura2022-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/2156510.5585/gep.v13i1.21565Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 1 (2022): (jan./abr.); 77-982236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/21565/9519Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-26T19:22:27Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/21565Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2022-05-26T19:22:27Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech Delivery validations on products developed with agile methods in an Edtech startup |
title |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech |
spellingShingle |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech Takada, Mariana Yumi Metodologia ágil; Scrum; Validação de entregas. Agile methodology; Scrum; Validation of deliveries. |
title_short |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech |
title_full |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech |
title_fullStr |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech |
title_full_unstemmed |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech |
title_sort |
Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech |
author |
Takada, Mariana Yumi |
author_facet |
Takada, Mariana Yumi Matsuda, Patricia Mari Ferranty Maclennan, Maria Laura |
author_role |
author |
author2 |
Matsuda, Patricia Mari Ferranty Maclennan, Maria Laura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takada, Mariana Yumi Matsuda, Patricia Mari Ferranty Maclennan, Maria Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ágil; Scrum; Validação de entregas. Agile methodology; Scrum; Validation of deliveries. |
topic |
Metodologia ágil; Scrum; Validação de entregas. Agile methodology; Scrum; Validation of deliveries. |
description |
O objetivo do estudo de caso foi entender quais metodologias ágeis são utilizadas para a validação de entregáveis e posterior priorização de escopo, bem como atuar em oportunidades de melhoria nestas tomadas de decisão em uma startup Edtech. Para alcançar os resultados deste estudo, foi realizada pesquisa quantitativa com os funcionários do time de tecnologia da empresa. Os resultados indicam que há oportunidades de envolver e engajar mais os times, principalmente os relacionados à gestão de dados, gerando mais valor para o usuário do produto, além de melhor aplicação do ágil, validações com os usuários e inovação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/21565 10.5585/gep.v13i1.21565 |
url |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/21565 |
identifier_str_mv |
10.5585/gep.v13i1.21565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/21565/9519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (Uninove) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (Uninove) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 1 (2022): (jan./abr.); 77-98 2236-0972 reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP) instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
collection |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br |
_version_ |
1797052865176403968 |