A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Manoel Coracy Saboia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/446
Resumo: Este artigo tem como objeto a natureza jurídica do Tribunal de Contas da União da República Federativa do Brasil. Como é cediço, o Tribunal de Contas da União é a instituição a quem a Constituição Federal de 1988 incumbiu à função de zelar pela correta aplicação das verbas públicas. Nesse mister e para o bem desempenhar suas atribuições, recebeu algumas prerrogativas constitucionais, notadamente, a autonomia e a independência funcionais. No entanto, alguns doutrinadores têm discutido acerca da sua natureza jurídica. A hipótese é que essa natureza jurídica é de caráter político-administrativo, com fulcro na Constituição Federal, na legislação infraconstitucional, nas resoluções internas e nos doutrinadores acerca dessa matéria. Quanto às opções metodológicas e recortes, este trabalho é eminentemente bibliográfico. Os resultados deste artigo corroboram a hipótese de que o Tribunal de Contas da União é uma Corte político-administrativo, autônoma, vinculada ao Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, mas, não enquanto órgão do Poder Legislativo.
id UNINTER-1_0503b12725adfacd6781137f2ab7a14d
oai_identifier_str oai:ojs.iusgentium:article/446
network_acronym_str UNINTER-1
network_name_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling A natureza jurídica do Tribunal de Contas da UniãoEste artigo tem como objeto a natureza jurídica do Tribunal de Contas da União da República Federativa do Brasil. Como é cediço, o Tribunal de Contas da União é a instituição a quem a Constituição Federal de 1988 incumbiu à função de zelar pela correta aplicação das verbas públicas. Nesse mister e para o bem desempenhar suas atribuições, recebeu algumas prerrogativas constitucionais, notadamente, a autonomia e a independência funcionais. No entanto, alguns doutrinadores têm discutido acerca da sua natureza jurídica. A hipótese é que essa natureza jurídica é de caráter político-administrativo, com fulcro na Constituição Federal, na legislação infraconstitucional, nas resoluções internas e nos doutrinadores acerca dessa matéria. Quanto às opções metodológicas e recortes, este trabalho é eminentemente bibliográfico. Os resultados deste artigo corroboram a hipótese de que o Tribunal de Contas da União é uma Corte político-administrativo, autônoma, vinculada ao Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, mas, não enquanto órgão do Poder Legislativo.UNINTER2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/44610.21880/ius gentium.v9i2.446IUS GENTIUM; v. 9 n. 2 (2018); 18-382237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/446/328Dias, Manoel Coracy Saboiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T09:16:29Zoai:ojs.iusgentium:article/446Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2019-01-09T09:16:29Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
title A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
spellingShingle A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
Dias, Manoel Coracy Saboia
title_short A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
title_full A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
title_fullStr A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
title_full_unstemmed A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
title_sort A natureza jurídica do Tribunal de Contas da União
author Dias, Manoel Coracy Saboia
author_facet Dias, Manoel Coracy Saboia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Manoel Coracy Saboia
description Este artigo tem como objeto a natureza jurídica do Tribunal de Contas da União da República Federativa do Brasil. Como é cediço, o Tribunal de Contas da União é a instituição a quem a Constituição Federal de 1988 incumbiu à função de zelar pela correta aplicação das verbas públicas. Nesse mister e para o bem desempenhar suas atribuições, recebeu algumas prerrogativas constitucionais, notadamente, a autonomia e a independência funcionais. No entanto, alguns doutrinadores têm discutido acerca da sua natureza jurídica. A hipótese é que essa natureza jurídica é de caráter político-administrativo, com fulcro na Constituição Federal, na legislação infraconstitucional, nas resoluções internas e nos doutrinadores acerca dessa matéria. Quanto às opções metodológicas e recortes, este trabalho é eminentemente bibliográfico. Os resultados deste artigo corroboram a hipótese de que o Tribunal de Contas da União é uma Corte político-administrativo, autônoma, vinculada ao Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, mas, não enquanto órgão do Poder Legislativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/446
10.21880/ius gentium.v9i2.446
url https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/446
identifier_str_mv 10.21880/ius gentium.v9i2.446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/446/328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER
publisher.none.fl_str_mv UNINTER
dc.source.none.fl_str_mv IUS GENTIUM; v. 9 n. 2 (2018); 18-38
2237-4965
reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
collection Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br
_version_ 1800218904624103424