Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Rocha, Alexandre
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Moraes Gonçalves, João Manoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/603
Resumo: Este trabalho discute o tema da incorporação dos tratados dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro a partir do §3º do art. 5º da Constituição Federal de 1988. A partir de pesquisas bibliográficas foi analisado as transformações da Soberania dos Estados e a evolução da recepção dos tratados internacionais de direitos humanos na Constituição, sendo ainda realizado pesquisa documental para análise sobre o último julgamento do Supremo Tribunal Federal no tocante a hierarquia desses tratados. Utilizando-se do método dedutivo, a partir de noções sobre Soberania, normatividade constitucional e tratados de direitos humanos, foi constatado que o Estado brasileiro não estabeleceu de modo apropriado a sua relação com esse tipo de normatividade internacional. Por fim, a pesquisa realizada apresenta-se importante devido existir ainda grande resistência do ordenamento jurídico pátrio quanto a imperatividade e a globalização dos direitos humanos e além de desconsiderar as mudanças pelos quais passa o Estado moderno.
id UNINTER-1_9afcf07c66ab291fdc595a7d4ae4a206
oai_identifier_str oai:ojs.iusgentium:article/603
network_acronym_str UNINTER-1
network_name_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?Este trabalho discute o tema da incorporação dos tratados dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro a partir do §3º do art. 5º da Constituição Federal de 1988. A partir de pesquisas bibliográficas foi analisado as transformações da Soberania dos Estados e a evolução da recepção dos tratados internacionais de direitos humanos na Constituição, sendo ainda realizado pesquisa documental para análise sobre o último julgamento do Supremo Tribunal Federal no tocante a hierarquia desses tratados. Utilizando-se do método dedutivo, a partir de noções sobre Soberania, normatividade constitucional e tratados de direitos humanos, foi constatado que o Estado brasileiro não estabeleceu de modo apropriado a sua relação com esse tipo de normatividade internacional. Por fim, a pesquisa realizada apresenta-se importante devido existir ainda grande resistência do ordenamento jurídico pátrio quanto a imperatividade e a globalização dos direitos humanos e além de desconsiderar as mudanças pelos quais passa o Estado moderno.UNINTER2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/603IUS GENTIUM; v. 11 n. 3 (2020); 71-992237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/603/440Almeida Rocha, Alexandrede Moraes Gonçalves, João Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T16:24:16Zoai:ojs.iusgentium:article/603Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2022-11-03T16:24:16Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
title Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
spellingShingle Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
Almeida Rocha, Alexandre
title_short Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
title_full Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
title_fullStr Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
title_full_unstemmed Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
title_sort Os tratados internacionais sobre direitos humanos e as questões dogmáticas após o advento da Emenda Constitucional n. 45/2004: retrocesso ou avanço do constitucionalismo?
author Almeida Rocha, Alexandre
author_facet Almeida Rocha, Alexandre
de Moraes Gonçalves, João Manoel
author_role author
author2 de Moraes Gonçalves, João Manoel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Rocha, Alexandre
de Moraes Gonçalves, João Manoel
description Este trabalho discute o tema da incorporação dos tratados dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro a partir do §3º do art. 5º da Constituição Federal de 1988. A partir de pesquisas bibliográficas foi analisado as transformações da Soberania dos Estados e a evolução da recepção dos tratados internacionais de direitos humanos na Constituição, sendo ainda realizado pesquisa documental para análise sobre o último julgamento do Supremo Tribunal Federal no tocante a hierarquia desses tratados. Utilizando-se do método dedutivo, a partir de noções sobre Soberania, normatividade constitucional e tratados de direitos humanos, foi constatado que o Estado brasileiro não estabeleceu de modo apropriado a sua relação com esse tipo de normatividade internacional. Por fim, a pesquisa realizada apresenta-se importante devido existir ainda grande resistência do ordenamento jurídico pátrio quanto a imperatividade e a globalização dos direitos humanos e além de desconsiderar as mudanças pelos quais passa o Estado moderno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/603
url https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/603/440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER
publisher.none.fl_str_mv UNINTER
dc.source.none.fl_str_mv IUS GENTIUM; v. 11 n. 3 (2020); 71-99
2237-4965
reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
collection Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br
_version_ 1800218904903024640