A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, Marcelo Dias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Copelli, Giancarlo Montagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122
Resumo: RESUMO Este texto analisa a importância da Educomunicação como instrumento para os direitos humanos e para a cidadania. Após uma breve apresentação sob a perspectiva histórica acerca dos direitos humanos, discute-se o valor da Educomunicação no cenário educacional, para então ser traçada uma perspectiva de como as novas tecnologias podem ser úteis na construção da cidadania, por meio da inclusão social do indivíduo e na educação para os direitos humanos. Este estudo tem caráter qualitativo, e a metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica. A reflexão indica que é possível buscarmos uma sociedade mais humanitária, principalmente através da Educomunicação, unindo a educação e a comunicação como meios para instigar nas novas gerações o interesse na cidadania e a preocupação com os direitos humanos. Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Educomunicação.                   ABSTRACT This paper analyzes the importance of Edu-communication as a tool for human rights and citizenship. After a brief presentation of a historical perspective on the human rights, the value of Edu-communication in the educational scenario is discussed, and then it is outlined a perspective of how the new technologies can be useful in building the citizenship through social inclusion and in the education of the individual for human rights. This study has qualitative nature, and the applied methodology was the bibliographic research. The reflection indicates that it is possible to seek a more humanitarian society, primarily through Edu-communication, by uniting education and communication as a means to instigate in the new generations the interest in citizenship and concern for human rights.   Key words: Citizenship. Human Rights. Edu-communication.       RESUMEN Este texto analiza la importancia de la Educomunicación como un instrumento para los derechos humanos y para la ciudadanía. Después de una breve presentación bajo la perspectiva histórica acerca de los derechos humanos, se discute el valor de la Educomunicación en el escenario de la educación, para que a continuación sea trazada una perspectiva de cómo las nuevas tecnologías pueden ser útiles en la construcción de la ciudadanía, a través de la inclusión social del individuo y en la educación en materia de derechos humanos. Este estudio es cualitativo, y la metodología utiliza la investigación bibliográfica. La reflexión indica que es posible que busquemos una sociedad más humanitaria, principalmente a través de la educomunicación, que une la educación y la comunicación como un medio para atraer en las nuevas generaciones el interés en la ciudadanía y la preocupación con los derechos humanos.   Palabras-clave: Ciudadanía. Derechos Humanos. Educomunicación.
id UNINTER-1_d7ad8fd373275c39831058f380faca67
oai_identifier_str oai:ojs.iusgentium:article/122
network_acronym_str UNINTER-1
network_name_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:RESUMO Este texto analisa a importância da Educomunicação como instrumento para os direitos humanos e para a cidadania. Após uma breve apresentação sob a perspectiva histórica acerca dos direitos humanos, discute-se o valor da Educomunicação no cenário educacional, para então ser traçada uma perspectiva de como as novas tecnologias podem ser úteis na construção da cidadania, por meio da inclusão social do indivíduo e na educação para os direitos humanos. Este estudo tem caráter qualitativo, e a metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica. A reflexão indica que é possível buscarmos uma sociedade mais humanitária, principalmente através da Educomunicação, unindo a educação e a comunicação como meios para instigar nas novas gerações o interesse na cidadania e a preocupação com os direitos humanos. Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Educomunicação.                   ABSTRACT This paper analyzes the importance of Edu-communication as a tool for human rights and citizenship. After a brief presentation of a historical perspective on the human rights, the value of Edu-communication in the educational scenario is discussed, and then it is outlined a perspective of how the new technologies can be useful in building the citizenship through social inclusion and in the education of the individual for human rights. This study has qualitative nature, and the applied methodology was the bibliographic research. The reflection indicates that it is possible to seek a more humanitarian society, primarily through Edu-communication, by uniting education and communication as a means to instigate in the new generations the interest in citizenship and concern for human rights.   Key words: Citizenship. Human Rights. Edu-communication.       RESUMEN Este texto analiza la importancia de la Educomunicación como un instrumento para los derechos humanos y para la ciudadanía. Después de una breve presentación bajo la perspectiva histórica acerca de los derechos humanos, se discute el valor de la Educomunicación en el escenario de la educación, para que a continuación sea trazada una perspectiva de cómo las nuevas tecnologías pueden ser útiles en la construcción de la ciudadanía, a través de la inclusión social del individuo y en la educación en materia de derechos humanos. Este estudio es cualitativo, y la metodología utiliza la investigación bibliográfica. La reflexión indica que es posible que busquemos una sociedad más humanitaria, principalmente a través de la educomunicación, que une la educación y la comunicación como un medio para atraer en las nuevas generaciones el interés en la ciudadanía y la preocupación con los derechos humanos.   Palabras-clave: Ciudadanía. Derechos Humanos. Educomunicación.UNINTER2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/12210.21880/ius gentium.v8i5.122IUS GENTIUM; v. 8 n. 5 (2014); 59 - 732237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122/pdfJaques, Marcelo DiasCopelli, Giancarlo Montagnerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T11:07:22Zoai:ojs.iusgentium:article/122Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2014-06-30T11:07:22Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
title A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
spellingShingle A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
Jaques, Marcelo Dias
title_short A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
title_full A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
title_fullStr A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
title_full_unstemmed A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
title_sort A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
author Jaques, Marcelo Dias
author_facet Jaques, Marcelo Dias
Copelli, Giancarlo Montagner
author_role author
author2 Copelli, Giancarlo Montagner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaques, Marcelo Dias
Copelli, Giancarlo Montagner
description RESUMO Este texto analisa a importância da Educomunicação como instrumento para os direitos humanos e para a cidadania. Após uma breve apresentação sob a perspectiva histórica acerca dos direitos humanos, discute-se o valor da Educomunicação no cenário educacional, para então ser traçada uma perspectiva de como as novas tecnologias podem ser úteis na construção da cidadania, por meio da inclusão social do indivíduo e na educação para os direitos humanos. Este estudo tem caráter qualitativo, e a metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica. A reflexão indica que é possível buscarmos uma sociedade mais humanitária, principalmente através da Educomunicação, unindo a educação e a comunicação como meios para instigar nas novas gerações o interesse na cidadania e a preocupação com os direitos humanos. Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Educomunicação.                   ABSTRACT This paper analyzes the importance of Edu-communication as a tool for human rights and citizenship. After a brief presentation of a historical perspective on the human rights, the value of Edu-communication in the educational scenario is discussed, and then it is outlined a perspective of how the new technologies can be useful in building the citizenship through social inclusion and in the education of the individual for human rights. This study has qualitative nature, and the applied methodology was the bibliographic research. The reflection indicates that it is possible to seek a more humanitarian society, primarily through Edu-communication, by uniting education and communication as a means to instigate in the new generations the interest in citizenship and concern for human rights.   Key words: Citizenship. Human Rights. Edu-communication.       RESUMEN Este texto analiza la importancia de la Educomunicación como un instrumento para los derechos humanos y para la ciudadanía. Después de una breve presentación bajo la perspectiva histórica acerca de los derechos humanos, se discute el valor de la Educomunicación en el escenario de la educación, para que a continuación sea trazada una perspectiva de cómo las nuevas tecnologías pueden ser útiles en la construcción de la ciudadanía, a través de la inclusión social del individuo y en la educación en materia de derechos humanos. Este estudio es cualitativo, y la metodología utiliza la investigación bibliográfica. La reflexión indica que es posible que busquemos una sociedad más humanitaria, principalmente a través de la educomunicación, que une la educación y la comunicación como un medio para atraer en las nuevas generaciones el interés en la ciudadanía y la preocupación con los derechos humanos.   Palabras-clave: Ciudadanía. Derechos Humanos. Educomunicación.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122
10.21880/ius gentium.v8i5.122
url https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122
identifier_str_mv 10.21880/ius gentium.v8i5.122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER
publisher.none.fl_str_mv UNINTER
dc.source.none.fl_str_mv IUS GENTIUM; v. 8 n. 5 (2014); 59 - 73
2237-4965
reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
collection Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br
_version_ 1800218904147001344