A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ius Gentium (Curitiba. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122 |
Resumo: | RESUMO Este texto analisa a importância da Educomunicação como instrumento para os direitos humanos e para a cidadania. Após uma breve apresentação sob a perspectiva histórica acerca dos direitos humanos, discute-se o valor da Educomunicação no cenário educacional, para então ser traçada uma perspectiva de como as novas tecnologias podem ser úteis na construção da cidadania, por meio da inclusão social do indivíduo e na educação para os direitos humanos. Este estudo tem caráter qualitativo, e a metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica. A reflexão indica que é possível buscarmos uma sociedade mais humanitária, principalmente através da Educomunicação, unindo a educação e a comunicação como meios para instigar nas novas gerações o interesse na cidadania e a preocupação com os direitos humanos. Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Educomunicação. ABSTRACT This paper analyzes the importance of Edu-communication as a tool for human rights and citizenship. After a brief presentation of a historical perspective on the human rights, the value of Edu-communication in the educational scenario is discussed, and then it is outlined a perspective of how the new technologies can be useful in building the citizenship through social inclusion and in the education of the individual for human rights. This study has qualitative nature, and the applied methodology was the bibliographic research. The reflection indicates that it is possible to seek a more humanitarian society, primarily through Edu-communication, by uniting education and communication as a means to instigate in the new generations the interest in citizenship and concern for human rights. Key words: Citizenship. Human Rights. Edu-communication. RESUMEN Este texto analiza la importancia de la Educomunicación como un instrumento para los derechos humanos y para la ciudadanía. Después de una breve presentación bajo la perspectiva histórica acerca de los derechos humanos, se discute el valor de la Educomunicación en el escenario de la educación, para que a continuación sea trazada una perspectiva de cómo las nuevas tecnologías pueden ser útiles en la construcción de la ciudadanía, a través de la inclusión social del individuo y en la educación en materia de derechos humanos. Este estudio es cualitativo, y la metodología utiliza la investigación bibliográfica. La reflexión indica que es posible que busquemos una sociedad más humanitaria, principalmente a través de la educomunicación, que une la educación y la comunicación como un medio para atraer en las nuevas generaciones el interés en la ciudadanía y la preocupación con los derechos humanos. Palabras-clave: Ciudadanía. Derechos Humanos. Educomunicación. |
id |
UNINTER-1_d7ad8fd373275c39831058f380faca67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iusgentium:article/122 |
network_acronym_str |
UNINTER-1 |
network_name_str |
Ius Gentium (Curitiba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos:RESUMO Este texto analisa a importância da Educomunicação como instrumento para os direitos humanos e para a cidadania. Após uma breve apresentação sob a perspectiva histórica acerca dos direitos humanos, discute-se o valor da Educomunicação no cenário educacional, para então ser traçada uma perspectiva de como as novas tecnologias podem ser úteis na construção da cidadania, por meio da inclusão social do indivíduo e na educação para os direitos humanos. Este estudo tem caráter qualitativo, e a metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica. A reflexão indica que é possível buscarmos uma sociedade mais humanitária, principalmente através da Educomunicação, unindo a educação e a comunicação como meios para instigar nas novas gerações o interesse na cidadania e a preocupação com os direitos humanos. Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Educomunicação. ABSTRACT This paper analyzes the importance of Edu-communication as a tool for human rights and citizenship. After a brief presentation of a historical perspective on the human rights, the value of Edu-communication in the educational scenario is discussed, and then it is outlined a perspective of how the new technologies can be useful in building the citizenship through social inclusion and in the education of the individual for human rights. This study has qualitative nature, and the applied methodology was the bibliographic research. The reflection indicates that it is possible to seek a more humanitarian society, primarily through Edu-communication, by uniting education and communication as a means to instigate in the new generations the interest in citizenship and concern for human rights. Key words: Citizenship. Human Rights. Edu-communication. RESUMEN Este texto analiza la importancia de la Educomunicación como un instrumento para los derechos humanos y para la ciudadanía. Después de una breve presentación bajo la perspectiva histórica acerca de los derechos humanos, se discute el valor de la Educomunicación en el escenario de la educación, para que a continuación sea trazada una perspectiva de cómo las nuevas tecnologías pueden ser útiles en la construcción de la ciudadanía, a través de la inclusión social del individuo y en la educación en materia de derechos humanos. Este estudio es cualitativo, y la metodología utiliza la investigación bibliográfica. La reflexión indica que es posible que busquemos una sociedad más humanitaria, principalmente a través de la educomunicación, que une la educación y la comunicación como un medio para atraer en las nuevas generaciones el interés en la ciudadanía y la preocupación con los derechos humanos. Palabras-clave: Ciudadanía. Derechos Humanos. Educomunicación.UNINTER2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/12210.21880/ius gentium.v8i5.122IUS GENTIUM; v. 8 n. 5 (2014); 59 - 732237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122/pdfJaques, Marcelo DiasCopelli, Giancarlo Montagnerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T11:07:22Zoai:ojs.iusgentium:article/122Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2014-06-30T11:07:22Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
title |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
spellingShingle |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: Jaques, Marcelo Dias |
title_short |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
title_full |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
title_fullStr |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
title_full_unstemmed |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
title_sort |
A Educomunicação a serviço dos Direitos Humanos: |
author |
Jaques, Marcelo Dias |
author_facet |
Jaques, Marcelo Dias Copelli, Giancarlo Montagner |
author_role |
author |
author2 |
Copelli, Giancarlo Montagner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaques, Marcelo Dias Copelli, Giancarlo Montagner |
description |
RESUMO Este texto analisa a importância da Educomunicação como instrumento para os direitos humanos e para a cidadania. Após uma breve apresentação sob a perspectiva histórica acerca dos direitos humanos, discute-se o valor da Educomunicação no cenário educacional, para então ser traçada uma perspectiva de como as novas tecnologias podem ser úteis na construção da cidadania, por meio da inclusão social do indivíduo e na educação para os direitos humanos. Este estudo tem caráter qualitativo, e a metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica. A reflexão indica que é possível buscarmos uma sociedade mais humanitária, principalmente através da Educomunicação, unindo a educação e a comunicação como meios para instigar nas novas gerações o interesse na cidadania e a preocupação com os direitos humanos. Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Educomunicação. ABSTRACT This paper analyzes the importance of Edu-communication as a tool for human rights and citizenship. After a brief presentation of a historical perspective on the human rights, the value of Edu-communication in the educational scenario is discussed, and then it is outlined a perspective of how the new technologies can be useful in building the citizenship through social inclusion and in the education of the individual for human rights. This study has qualitative nature, and the applied methodology was the bibliographic research. The reflection indicates that it is possible to seek a more humanitarian society, primarily through Edu-communication, by uniting education and communication as a means to instigate in the new generations the interest in citizenship and concern for human rights. Key words: Citizenship. Human Rights. Edu-communication. RESUMEN Este texto analiza la importancia de la Educomunicación como un instrumento para los derechos humanos y para la ciudadanía. Después de una breve presentación bajo la perspectiva histórica acerca de los derechos humanos, se discute el valor de la Educomunicación en el escenario de la educación, para que a continuación sea trazada una perspectiva de cómo las nuevas tecnologías pueden ser útiles en la construcción de la ciudadanía, a través de la inclusión social del individuo y en la educación en materia de derechos humanos. Este estudio es cualitativo, y la metodología utiliza la investigación bibliográfica. La reflexión indica que es posible que busquemos una sociedad más humanitaria, principalmente a través de la educomunicación, que une la educación y la comunicación como un medio para atraer en las nuevas generaciones el interés en la ciudadanía y la preocupación con los derechos humanos. Palabras-clave: Ciudadanía. Derechos Humanos. Educomunicación. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122 10.21880/ius gentium.v8i5.122 |
url |
https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122 |
identifier_str_mv |
10.21880/ius gentium.v8i5.122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/122/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
UNINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
IUS GENTIUM; v. 8 n. 5 (2014); 59 - 73 2237-4965 reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online) instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Ius Gentium (Curitiba. Online) |
collection |
Ius Gentium (Curitiba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br |
_version_ |
1800218904147001344 |