O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marli Turetti Rabelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Garbelini, Viviane Maria Penteado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/337
Resumo: RESUMO   Com a globalização e as competências demandadas pela responsabilidade socioambientais nas organizações, determinada pelo sistema de qualidade, as características individuais do profissional do secretariado tornam-se um elemento de estratégia competitiva essencial. A capacidade de convivência com fatos imprevistos, a comunicação, o relacionamento interpessoal e a troca de informações são atividades frequentes e essenciais ao sucesso organizacional. Nesse sentido, se faz premente a análise das habilidades e competências exigidas desse profissional nesse novo contexto organizacional. Dessa forma o presente artigo apresenta como objetivo analisar as principais habilidades e competências necessárias ao profissional de secretariado nas organizações   contemporâneas. A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas, por meios físicos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites, com o objetivo relacionado às competências e habilidades, na dimensão de gestão de relacionamentos, refletindo e presumindo sobre a ética profissional, a inteligência emocional, o trabalho em equipe, a liderança, o gerenciamento de conflitos, a negociação e a tomada de decisão. Palavras-chave: Responsabilidade Social. Profissional de Secretariado. Competências.   ABSTRACT   Due to the globalization and the required competences by socioenvironmental responsibilities in organizations, which are determined by the quality system, the office management professional characteristics become an essential strategic element.  The capacity of dealing with non-expected problems, communication, interpersonal relationship, and information exchange are usual and essential activities to the organizational success. Thus, it is imperative to analyze the abilities and competences required from this professional within such new organizational context.  The following article deals with the analysis of the main abilities and competences needed by such professional within contemporary organizations.  The bibliographical survey is done by checking the theoretical references already analyzed and published in books, scientific articles, and web pages. Such survey looks upon competences and abilities regarding relationship management in order to take into consideration professional ethics, emotional intelligence, teamwork, conflict management, negotiation and decision-making. Key words: Social Responsibility. Office Management Professional. Competences.
id UNINTER-2_7d50178be9a0f7e872866c3a35ca1d56
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/337
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade socialRESUMO   Com a globalização e as competências demandadas pela responsabilidade socioambientais nas organizações, determinada pelo sistema de qualidade, as características individuais do profissional do secretariado tornam-se um elemento de estratégia competitiva essencial. A capacidade de convivência com fatos imprevistos, a comunicação, o relacionamento interpessoal e a troca de informações são atividades frequentes e essenciais ao sucesso organizacional. Nesse sentido, se faz premente a análise das habilidades e competências exigidas desse profissional nesse novo contexto organizacional. Dessa forma o presente artigo apresenta como objetivo analisar as principais habilidades e competências necessárias ao profissional de secretariado nas organizações   contemporâneas. A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas, por meios físicos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites, com o objetivo relacionado às competências e habilidades, na dimensão de gestão de relacionamentos, refletindo e presumindo sobre a ética profissional, a inteligência emocional, o trabalho em equipe, a liderança, o gerenciamento de conflitos, a negociação e a tomada de decisão. Palavras-chave: Responsabilidade Social. Profissional de Secretariado. Competências.   ABSTRACT   Due to the globalization and the required competences by socioenvironmental responsibilities in organizations, which are determined by the quality system, the office management professional characteristics become an essential strategic element.  The capacity of dealing with non-expected problems, communication, interpersonal relationship, and information exchange are usual and essential activities to the organizational success. Thus, it is imperative to analyze the abilities and competences required from this professional within such new organizational context.  The following article deals with the analysis of the main abilities and competences needed by such professional within contemporary organizations.  The bibliographical survey is done by checking the theoretical references already analyzed and published in books, scientific articles, and web pages. Such survey looks upon competences and abilities regarding relationship management in order to take into consideration professional ethics, emotional intelligence, teamwork, conflict management, negotiation and decision-making. Key words: Social Responsibility. Office Management Professional. Competences.Centro Universitário Internacional - Uninter2016-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/337Revista Organização Sistêmica; v. 7 n. 4 (2015); 22-412316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/337/185Andrade, Marli Turetti RabeloGarbelini, Viviane Maria Penteadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-12T14:56:52Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/337Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2016-02-12T14:56:52Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
title O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
spellingShingle O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
Andrade, Marli Turetti Rabelo
title_short O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
title_full O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
title_fullStr O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
title_full_unstemmed O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
title_sort O profissional de secretariado e as competências demandadas pela responsabilidade social
author Andrade, Marli Turetti Rabelo
author_facet Andrade, Marli Turetti Rabelo
Garbelini, Viviane Maria Penteado
author_role author
author2 Garbelini, Viviane Maria Penteado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marli Turetti Rabelo
Garbelini, Viviane Maria Penteado
description RESUMO   Com a globalização e as competências demandadas pela responsabilidade socioambientais nas organizações, determinada pelo sistema de qualidade, as características individuais do profissional do secretariado tornam-se um elemento de estratégia competitiva essencial. A capacidade de convivência com fatos imprevistos, a comunicação, o relacionamento interpessoal e a troca de informações são atividades frequentes e essenciais ao sucesso organizacional. Nesse sentido, se faz premente a análise das habilidades e competências exigidas desse profissional nesse novo contexto organizacional. Dessa forma o presente artigo apresenta como objetivo analisar as principais habilidades e competências necessárias ao profissional de secretariado nas organizações   contemporâneas. A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas, por meios físicos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites, com o objetivo relacionado às competências e habilidades, na dimensão de gestão de relacionamentos, refletindo e presumindo sobre a ética profissional, a inteligência emocional, o trabalho em equipe, a liderança, o gerenciamento de conflitos, a negociação e a tomada de decisão. Palavras-chave: Responsabilidade Social. Profissional de Secretariado. Competências.   ABSTRACT   Due to the globalization and the required competences by socioenvironmental responsibilities in organizations, which are determined by the quality system, the office management professional characteristics become an essential strategic element.  The capacity of dealing with non-expected problems, communication, interpersonal relationship, and information exchange are usual and essential activities to the organizational success. Thus, it is imperative to analyze the abilities and competences required from this professional within such new organizational context.  The following article deals with the analysis of the main abilities and competences needed by such professional within contemporary organizations.  The bibliographical survey is done by checking the theoretical references already analyzed and published in books, scientific articles, and web pages. Such survey looks upon competences and abilities regarding relationship management in order to take into consideration professional ethics, emotional intelligence, teamwork, conflict management, negotiation and decision-making. Key words: Social Responsibility. Office Management Professional. Competences.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/337
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/337/185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 7 n. 4 (2015); 22-41
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493754994688